Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Novos negócios em vista

A Automec reuniu muita gente interessada em conhecer os novos produtos do mercado de autopeças e as tecnologias que estão por vir. A movimentação intensa da feira promete muitos negócios nos próximos meses.

Carolina Vilanova

automoec01

As tecnologias de última geração combinadas aos novos produtos disponíveis no mercado de reposição marcaram a oitava edição da Automec, a maior feira de autopeças e serviços do setor do Brasil, considerada a terceira maior do mundo. Muitos visitantes, a maioria formada por mecânicos e outros profissionais ligados ao setor, estiveram circulando pelos corredores do Pavilhão do Anhembi, onde foi realizado o evento entre os dias 11 e 14 de abril.

O profissionalismo foi o ponto forte da feira, muito elogiada por expositores e visitantes, todos unânimes em relação a aprovação do novo horário das 10 as 19h: “ficou ainda mais comercial”. As novidades em autopeças e serviços, as tendências tecnológicas para o futuro e as várias atrações dos estandes chamaram atenção do público. Um dos assuntos mais comentados foi a preservação do meio ambiente e os produtos que estão sendo lançados já dentro dessa filosofia, que se tornou uma importante questão de consciência mundial.

Assim como as maiores empresas do setor, a Revista O Mecânico também participou do evento e apresentou para todos os mecânicos e profissionais do segmento sua nova ferramenta de comunicação: O Mecâniconline, um site interativo que transmite gratuitamente pela Interent programas em vídeo com o mesmo conteúdo técnico da revista, já reconhecido e elogiado pelos leitores.

As vedetes da Automec

Entre tantas variedades de novos produtos e tecnologias de última geração, destacamos algumas das novidades e atrações que chamaram atenção do público na feira. A começar pela Delphi, onde a diversificação de tecnologias enfocou a motocicleta bicombustível, ainda em fase de desenvolvimento. No espaço da Bosch, as dúvidas eram em relação ao sistema Flex Start de partida a frio e o sistema DG Flex, de diesel/gás.

A atração do estande da Philips foi o painel que refletia as luzes convencionais, com facho de luz amarela, em comparação com os produtos que emitem luz branca, como as lâmpadas Silver Vision, Blue Vision, Crystal Vision e de Xenon. Como lançamento a empresa levou o kit de conversão Xenon e a lâmpada Motovision para motocicletas.

Preocupada com a redução de emissão de poluentes na atmosfera, a BorgWarner apresentou os produtos adequados para as novas leis de emissões, como o turbo de geometria variável e o turbo de dois estágios regulado, o R2S. No segmento de correias, a Gates expôs seus lançamentos, incluindo 15 novos tensionadores e polias para a reposição. Na vitrine, a motocicleta Harley-Davidson atraiu o público.

  • automoec02
    Estande da Revista O Mecânico
  • automoec03
    Delphi levou a moto Flex

 

A prioridade da Umicore é o meio ambiente e, seguindo essa tendência, mostrou os catalisadores de Reação Seletiva para veículos diesel e para motocicletas, além de alertar os mecânicos para os produtos falsificados.
Com foco diretamente no aplicador, ou seja, no mecânico, a Dayco ressaltou sua campanha “Comprou, ganhou”, que premia os compradores da marca com carrinhos miniatura para coleção, que se estende até 31 de setembro.

O grupo Randon reuniu suas empresas e os produtos de maior destaque foram as pastilhas de freios da Fras-le e os sistemas desenvolvidos pela Master, como o freio a disco Quadraulic, de aplicações especiais. No espaço da Alfatest, o foco foi a evolução do equipamento de diagnóstico Kaptor.com, no qual os sistemas de atualização são disponibilizados por meio de cartões pré-pagos, dos tipos utilizados em telefones celulares.

  • automoec04
    Bosh mostro sistema de partida a frio
  • automoec05
    Gates exibiu uma Haley-Davidson

 

A ZF Sachs apresentou a tecnologia XTend, uma embreagem com compensação automática de desgaste, além da nova transmissão ZF Ecosplit 16S 221, um moderno equipamento desenvolvido para veículos pesados com motores mais potentes e torques mais altos.

No estande da Continental, que reuniu a ATE Freios e a Contitech, a comemoração foi pelo primeiro aniversário da fábrica de Camaçari/BA. Os produtos em destaque foram o ContiEco 3 – Made in Brazil, o ContiSportContact 3 e o ContiPremiumContact2, todos para veículos de passeio, enquanto os de carga foram os HSR1 e os LSR1.

  • automoec06
    Philips levou um painel de teste para lâmpadas
  • automoec08
    Dayco lançou promoção de carrinhos

 

Outro estande bem animado foi o da Affinia que, entre muita música e dança, divulgou as linhas de produtos de suas sete marcas. O ponto forte do estande da Sabó foi o lançamento da nova logomarca da empresa e a exposição da linha tradicional de produtos para o mercado de reposição. Enquanto a NGK trouxe da matriz no Japão os produtos inéditos em velas e cabos de ignição que contribuem com o controle de emissão de poluentes na atmosfera, como as velas de iridium e a Green Plug.

A Valeo mostrou um carro equipado com todos os sistema disponíveis da marca, com destaque para o Beep 7 Park, um sensor de estacionamento oferecido no mercado de reposição. As palhetas que indicam a hora da troca, o bending Light, um farol que ilumina em curvas e o Park 4 U, que faz a manobra de estacionar sozinho, foram os destaques.

  • automoec09
    ZF Sachs destacou embreagem X-Trend
  • automoec10
    Continental comemorou um ano de fábrica

 

Preocupada com a manutenção preventiva dos veículos, a Monroe expôs o monitor de vida útil para amortecedores denominado Safe Check, preparado para lançamento no segundo semestre. Na Siemens VDO, a ampliação dos produtos para gerenciadores de frota se deu com o lançamento do Leitor Automático de Disco Diagrama via Web, o novo Rodoar e o calibrador automático para pneus de carga.

A Visteon enfocou a linha de interiores, climatizadores e de entretenimento para veículos, e anunciou a ampliação da fábrica de Manaus. A TRW também aproveitou o evento para divulgar a inauguração da primeira fábrica de volantes de direção no Brasil, que será em Lavras/MG.

O Acelerador de Negócios foi a atração da MTE-Thomson, um programa que inclui palestras técnicas, motivacionais e informativas, dirigido para distribuidor, varejista e reparador. O catálogo eletrônico TecDoc para identificação de peças também estava em exposição.
A Goodyear laçou a correia Poly-V Dupla e a nova linha de correias Gatoback Nascar, além de apresentar o Catálogo de Aplicação de Correias Automotivas 2007.

  • automoec11
    Sabó mudou a logomarca
  • automoec12
    Valeo expôs tecnologias européias

 

A Federal-Mogul lançou dez novas linhas de produtos, como os limpadores de pára-brisa da marca X-Vision, as pastilhas e lonas para veículos leves e pesados da marca Ferodo, além de cruzetas, bronzinas, kits de motor para caminhões entre outros. A Elring Klinger lançou sua marca própria em juntas de cabeçote, com enfoque na linha de veículos pesados. Enquanto a Delco Remy enfatizou sua gama de motores de partida e alternadores, desenvolvidos para 100% da frota nacional de veículos leves e pesados.

Um aquário contendo a caixa de transmissão remanufaturada EcoBox submersa foi o centro das atenções do estande da Eaton, que também defende a preservação da natureza como prioridade nesse momento. O destaque do estande da Johnson&Controls foi a linha de baterias Óptima, destinada para veículos de alta performance e que podem ser instaladas em qualquer posição pois não vaza líquido. A marca Heliar comemorou os 75 anos da sua linha de baterias.

  • automoec13
    No SENAI, um jogo de teste de conhecimento
  • automoec14
    Eaton mostra preocupação com a natureza

 

No estande da Rodafuso, além das linhas de porcas e parafusos convencionais para caminhões, a marca apresenta os componentes em alumínio e com acabamento cromado. O lançamento fica por conta do sistema anti-furto, que impede o roubo de rodas.

A NSK mostrou rolamentos de esferas para cubos de roda, transmissões, acessórios elétricos e polias, com destaque para os rolamentos de cubo de roda de 2ª e 3ª geração (HUB II e HUB III) de fácil instalação.

  • automoec15
    Rodafuso lançou sistema anti-furto de rodas
  • automoec16
    Napro mostra seus equipamentos de diagnoses

 

A Napro levou sua tradicional linha de equipamentos de diagnoses, analisadores de gases para linha automotiva, e destacou o sistema para caminhões, ônibus, utilitários movidos a diesel, denominado PC-Truck. A Camber & Caster destacou o dispositivo CAM, desenvolvido para corrigir a cambagem sem a utilização de ferramenta hidráulica.

Novidade também na Click Automotiva, com o lançamento dos filtros de óleo e ar e do sabonete desengraxante para o mecânico. Em destaque na Diesauto estavam o aparelho de testes de bicos injetores AZ 0134-01 e o equipamento de diagnoses PFC 5010, além do cartão de fidelidade da marca, que consiste em acumular pontos para trocar por prêmios.

No estande da Bardahl, todos estavaA Bardahl lançou o Bardahl Clean, uma spray de limpeza de ar-condicionado e os produtos da linha profissional e promoveu a loja virtual na internet.

A Mann +Hummel expôs o lançamento Purolator Premium Plus linha para leves e pesados de filtros do ar, óleo e combustível e o filtro de óleo Ecológico produzido em plástico de alta resistência reduzindo os resíduos metálicos e de óleo descartado no meio ambiente.

No espaço da SKF estava em exibição a nova linha de produtos, que inclui componentes de direção e de suspensão, ao todo 230 itens para diversas aplicações, e os tradicionais rolamentos automotivos.

A Vibrasil destacou componentes como batentes, buchas, coifas, coxins, mangueiras automotivas entre outros.

Sucesso tanto para o público quanto para os expositores, a Automec 2007 superou todas as expectativas. Foram quase 100 mil pessoas em busca de novidades e atrações. Quem não visitou, perdeu uma grande oportunidade de se atualizar e, agora, a próxima feira é só daqui há dois anos.

E quem visitou?

O mecânico Juraci Gomes, do Centro Automotivo Valentin, em Americana/SP, veio à São Paulo exclusivamente para ver as novidades da feira e trouxe o seu aprendiz. “Trabalho há 20 anos como mecânico e estou sempre em busca de tecnologia, lançamentos de produtos e equipamentos de diagnósticos”. Ele afirma que acessa a Internet todos os dias e incentiva os mecânicos de sua oficina: “quanto mais conhecimento eles têm, melhor para a oficina”.

Minolio Sasaki, da Mecânica Sasaki, é mecânico há 40 anos e tem certificação da ASE. “Viajei 300 km para ver a feira e gostei muito, principalmente das novidades. Procuro sempre me atualizar”, diz.

Já o grupo da Retífica Comander, de Poços de Caldas/MG, com 15 mecânicos, todos ligados a reparação de motores e injeção eletrônica aproveitou bem a feira. “É muita diversificação de produtos”, disse Rogério Tercetti Camilo. “Temos que ficar por dentro do que acontece no mercado de reposição”, completou o colega Mario Correa.

  • automoec17
  • automoec18

Juraci e Sasaki viajaram de longe para conhecer as novidades e as últimas tecnologias em autopeças e serviços automotivos

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php