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Novos caminhões Scania consomem 12% menos diesel



Geração que chega às rodovias em 2019 tem melhorias no câmbio automatizado, injeção XPI em todos os motores a diesel e design mais aerodinâmico

Texto: Fernando Lalli
Fotos: Divulgação Scania


Depois de 10 anos de desenvolvimento, a Scania apresentou sua nova geração de caminhões no Brasil. Entre as principais diferenças para a atual gama – cuja produção se encerra ao final de 2018 –, estão as opções de medidas da cabine, que passa de 7 para 19 combinações entre teto e piso, incluindo a possibilidade de piso plano na cabine S e a XT para usos fora-de-estrada. Outro destaque é a inclusão do airbag lateral anticapotamento integradas no teto da cabine para o motorista: é o único caminhão do mundo a trazer esse item.



A fabricante calcula que sua nova geração de caminhões dê ao proprietário até 12% de economia de combustível se comparada à geração anterior, graças a soluções como a injeção XPI (altíssima pressão de combustível) em todos os seus 11 motores a diesel, que coordena a variação do volume e tempo de injeção e pode consumir até 8% menos se comparado ao sistema anterior. Também contribui para o resultado em aproximadamente 2% a nova cabine mais aerodinâmica e robusta.

Tambéms segundo a Scania, a linha 2019 não tem sequer uma peça em comum com as cabines atuais P, G e R, externa ou internamente. A posição de direção do motorista foi deslocada 65 mm mais próximo do para-brisas e 20 mm para o lado, tendo em vista melhorias em segurança, visibilidade e espaços interiores para as camas e regulação dos estágios da suspensão a ar dos assentos. “O centro de gravidade está mais baixo. Isso traz benefícios como maior estabilidade ao fazer curvas e sob forte frenagem, sem afetar o conforto do motorista”, relata o gerente de Pré-Vendas da Scania no Brasil, Celso Mendonça.

A capacidade de frenagem também aumentou, conforme explica a fabricante. Entre as soluções, o eixo dianteiro foi deslocado 50 mm para frente. Aliado ao centro de gravidade mais baixo da cabine, a Scania afirma que um cavalo mecânico 4×2 com cerca de 40 toneladas de peso total pode parar totalmente, por exemplo, numa velocidade de 80 km/h em uma distância 5% mais curta.

Redução de consumo e emissões
A nova geração da transmissão automatizada Opticruise agora conta com sistema de freio de eixos “lay shaft brake”, que permite à caixa de câmbio realizar a troca de marchas em 0s4, metade do tempo que na versão anterior. Na prática, a Scania ressalta que o tempo ganho com o “lay shaft brake” contribui para que a pressão do turbo seja mantida, aumente a velocidade para a próxima marcha com maior torque e mantenha a suavidade das trocas.

Na linha de motores, além da injeção, a novidade é a chegada da gama 7 litros com 3 potências: 220 hp, 250 hp e 280 hp. A gama de 13 litros, que já conta com outras três opções de motor com 410 hp, 450 hp e 500 hp, ganha uma quarta potência de 540 hp. A gama de 9 litros permanece com três opções: 280 hp, 320 hp e 360 hp, assim como a opção de 16 litros e 620 hp.

Além da injeção, receberam melhorias os cabeçotes, as tampas de válvulas, o sistema de filtragem de combustível, as bombas de baixa e alta pressão e o sistema pós-catalítico (tanque de ARLA 32 e o SCR). A matéria-prima de fabricação dos propulsores também mudou: passam a ser produzidos em CGI, um composto compactado de ferro e grafite que, de acordo com a Scania, duplica a resistência a fadiga, o que deixa o motor mais preparado para suportar o aumento na pressão de combustão dentro do cilindro.

Também há as opções que a Scania oferece em combustíveis alternativos. São 3 opções dos motores OC movidos a biometano ou GNV: OC13 101 (410 hp), OC09 104 (280 hp) e OC09 105 (340 hp). Outros dois movidos a bioetanol são os DC13 (400 hp) e DC09 (280 hp).



Formato de vendas diferenciado
O lançamento acompanha todo um novo modelo de comercialização, no qual os vendedores atuarão como consultores de negócio, oferecendo aplicações customizadas ao negócio dos clientes. “A equipe de vendas terá uma ferramenta que vai escolher a melhor solução de transporte para a necessidade real do cliente. A especificação será baseada na aplicação ideal. Ou seja, o caminhão passará a ser apenas mais um item”, conta o diretor comercial da Scania no Brasil, Silvio Munhoz.

A fabricante calcula que serão possíveis montar 500 alternativas de tipos de caminhões, no mínimo, considerando as combinações de cabine, eixos, trações, implementos e serviços adicionais. As vendas comecam na última semana de outubro, mas o faturamento começa para valer em fevereiro de 2019.

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