A inauguração oficial da nova fábrica da TMD Friction do Brasil em Salto, interior de São Paulo, será em outubro de 2017. A fabricante de pastilhas e lonas de freio com a marca Cobreq e parte do grupo japonês Nisshinbo, está finalizando o investimento de R$ 142 milhões nesta planta.
Ainda segundo a TMD, desde o lançamento da pedra fundamental, em maio de 2014, até hoje, cerca de 95% das obras já foram concluídas, estando, agora, em fase de transferência das linhas de produção de Indaiatuba para Salto, dois municípios no interior paulista e distantes 15 km um do outro.
De Indaiatuba, onde opera desde 1975, a necessidade de expansão fez a TMD Friction trocar seus atuais 82 mil m² de área total (zona urbana) e 18 mil m² de área construída por, respectivamente, 100 mil m² e 32 mil m² em construção, além da possibilidade de crescer por se tratar de um distrito industrial. O projeto da nova fábrica é administrado por um grupo liderado pelo diretor geral de Negócios OE da TMD, Edilson Jaquetto.
“Contamos com cerca de 100% das obras civis concluídas e já começamos a produzir em algumas linhas de Salto”, declarou Edilson. “No momento estamos iniciando a transferência de toda a área administrativa, que deverá ser finalizada até o final deste primeiro mês de 2017. Toda a produção de pastilhas de freio para OE estará em operação em Salto nesta mesma data. E, finalmente, devemos finalizar 100% da transferência de nossa operação de Indaiatuba para Salto até setembro deste ano. Assim, estamos definindo junto ao nosso board japonês e europeu, que a grande inauguração deverá ocorrer oficialmente em outubro de 2017”.
O diretor finaliza explicando que “2017 será um ano bastante desafiador para o termino desta transferência, em razão da dificuldade econômica que o país se encontra. Mas, por outro lado, existe muita expectativa positiva para continuar almejando o crescimento de 2 dígitos no IAM, suportado pela Marca, Produto e Tecnologia, além da nossa maior capacidade instalada em Salto, o que propiciará à TMD Friction do Brasil um melhor atendimento aos seus clientes”.