As velas especiais são fabricadas em materiais nobres que proporcionam uma melhora significativa na queima do combustível e gera um ganho na performance no veículo, explica a NGK, especialista em sistemas de ignição.
Recentemente, a NGK lançou no mercado de reposição as velas especiais G-Power, de platina, e a Iridium IX, de Irídio, para que mecânicos e consumidores possam substituir as velas convencionais por estas especiais. A empresa afirma que há melhora no desempenho só com a substituição da vela de ignição, sem que sejam necessárias grandes transformações no motor.
A utilização destes materiais nobres possibilita a diminuição do diâmetro da ponta do eletrodo, o que possibilita que esse tipo de peça tenha mais energia para iniciar a combustão, resultando em uma melhor queima da mistura ar/combustível. Os modelos G-Power, por exemplo, tem diâmetro de 0,6 milímetros. No caso da Iridium IX esse valor varia de 0,4 a 0,6 milímetros, enquanto nas velas convencionais ele vai 1,9 até 2,3 milímetros.
As velas especiais têm como principal característica a presença de materiais nobres na sua composição. “Enquanto as velas convencionais têm a ponta do eletrodo de níquel, as especiais possuem pontas produzidas em platina ou irídio”, explica o consultor de Assistência Técnica da NGK, Hiromori Mori.
Irídio ou platina?
As peças de platina e irídio possuem performances bastante similares. “A diferença, neste caso, é que a G-Power possui um melhor custo-benefício e pode ser aplicada em motores originais de fábrica, sem nenhuma preparação especial. Já a Iridium IX se destaca pela durabilidade e resistência à carbonização, podendo ser encontrada em grau térmico mais frio, o que possibilita a sua aplicação também em veículos com uma certa preparação de motor”, diz o especialista da NGK.
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