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NGK alerta para a presença de ferro no combustível em cinco Estados do Brasil

NGK: VELAS VERMELHAS
Casos que chegaram ao SAC da NGK foram analisados: contaminante estava no combustível. CLIQUE PARA AMPLIAR


A NGK declara que constatou a presença de óxido de ferro nas velas de ignição de veículos em cinco Estados diferentes do Brasil: São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina. Após análise, foi confirmada que o contaminante avermelhado tem origem no combustível. O ferro, quando acumulado na ponta ignífera da vela, causa falhas de ignição e, consequentemente, perda de potência. O contaminante também pode se instalar nos sensores de oxigênio e no catalisador, comprometendo as peças, afirma a fabricante.

Por meio de pesquisas, aliadas às informações de seu SAC, a empresa constatou que as velas de ignição apresentam acúmulo de resíduos pouco tempo após o início da utilização, causando dificuldades de partida, falhas de funcionamento em médias e altas rotações, além de elevação do nível de emissões de poluentes e consumo. Conhecido por aumentar a octanagem do combustível, o ferro não é um dos componentes da gasolina produzida no Brasil e pode ter ocorrido por um processo de contaminação ou uso de aditivo não homologado, afirma a NGK.

A fabricante de velas e cabos de ignição conta ainda que, durante a análise visual das peças, também foram detectados sinais de fuga de corrente, um fenômeno conhecido como flash over. Por ser um condutor elétrico, a presença de ferro na ponta da vela provoca perda de isolação, reduzindo a eficiência na queima do combustível. Por ter alto ponto de fusão, nem mesmo o funcionamento do motor é capaz de promover a autolimpeza dos itens.

“Em casos de uso prolongado de velas contaminadas por óxido de ferro, o Flash Over cobre a superfície do isolador da peça, o que pode induzir o mecânico a confundir com uma vela carbonizada”, alerta Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK.

Segundo a empresa, é possível identificar o acumulo do contaminante pela inspeção visual da peça. Nestes casos, a recomendação é substituir o jogo de velas de ignição e verificar o estado do sensor de oxigênio e do catalisador, que também podem ser afetados. Também é necessário atentar-se ao combustível presente no tanque, que pode ainda conter o contaminante.

A NGK afirma ainda que o resultado desta análise reforça a importância das velas de ignição como meio de diagnóstico de falhas e perda de rendimento do motor do veículo.

10 comentários em “NGK alerta para a presença de ferro no combustível em cinco Estados do Brasil

  1. isso é proveniente do combustivel pois ja usei velas de marcas diferente NGK E MAGNETE E AMBAS COM POUCAS KM APRESENTOU A MANCHA

  2. Simples. Se acha que o problema é Combustível adulterado, mude para um super Cleane. Por outro lado, se acreditam que o defeito é na má qualidade da Vela (acho improvável) então, mude de marca de vela de ignição e façam o teste. Depois publiquem aqui. Estou curioso. Abraços.

  3. Tive prejuízo s em 2021 as velas em uma situação jamais visto assim, não acredito que seja combustível. Isso e mudança na matéria prima das velas.

  4. Braisi, um território espúrio, sem escrúpulos! Os cidadãos são os culpados, pois são frouxos!
    Aqui só com uma revolução, e muito sangue!

  5. Estou lendo essa matéria e analisando velas de ignição do astra 2.0 as 04 estão contaminado com essa coloração avermelhado,deu errado de sonda lambada no scanner.glayson marques de BH 😎

  6. sou mecanico e atuo na area a mais de trinta anos por ser comum antigamente nos lavavamos peças com gasolina entao tive contato diretamente com combustivel a vida toda.a gasolina de hoje nao tem o mesmo cheiro,.nem cor as vezes. lavavamos peças as maos ressecavam na hora gelava a mao hoje se percebe um solvente mesmo.nao tem um posto na regiao onde moro q venda gasolina pura sou de Guarulhos sp nao tem fiscalização eficiente da impressão de que existe esquema de propina, sentimento de revolta e abandono total da população

  7. Tenho uma rmx 250 e uma caravan 6cc, ambas com mesmo sintoma, super aquecimento, oscilação em marcha lenta, os veiculos dão uma quicada,(qhem.qhem.qhem)quando na banquela ou na reduzida da pre frenagem, retirei as velas, de ambos, se encontram vermelhas no isolador, “o q fazer pra combater isso”?fiscalização “ZERO” lamentavel

  8. Preferimos acreditar na idoneidade das grandes empresas fornecedoras de combustíveis em nosso país.

    Equipe Revista O Mecânico.

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