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Nakata ressalta cuidados na aplicação de pastilhas de freio

O gerente de Qualidade e Serviços da Nakata, Jair Silva, comenta sobre as precauções que o mecânico deve tomar durante a manutenção e troca das pastilhas de freio, a começar pela limpeza das mãos. “Para manusear pastilhas de freio novas, a pessoa deve estar com as mãos limpas, isentas de óleo ou graxa para que o material de atrito não seja contaminado”, afirma Jair, que também lembra que a pastilha deve ser escolhida de acordo com o modelo de veículo, pois algumas pastilhas apesar de semelhantes podem ter aplicações diferentes. “A aplicação incorreta pode resultar em ruídos, aquecimento do sistema e até travamento das rodas e perda de eficiência da frenagem”, alerta.

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O especialista da fabricante de autopeças orienta também a fazer uma análise completa de todo o sistema de freio antes da aplicação das novas pastilhas. Devem ser examinados o estado das pinças, do êmbolo e dos pinos deslizantes que, caso estejam travados, devem ser destravados e lubrificados. Outros elementos que precisam ser inspecionados são os flexíveis, cilindros de roda e mestre, sapatas e outros componentes. Se qualquer um dessas peças estiver comprometida, deve ser trocada.

O estado do fluido do freio também deve ser analisado e substituído de acordo com a recomendação da montadora do veículo. “Essa análise é importante para assegurar o funcionamento e equilíbrio do sistema de freio”, afirma Jair. Um detalhe importante é que pastilhas novas não devem ser aplicadas em discos comprometidos (empenados, fissurados ou com espessura abaixo do limite), somente após a troca destes por discos novos. “Derivados de petróleo não devem ser utilizados para limpeza ou remoção da camada de proteção dos discos”, lembra o especialista.

Após a análise completa do sistema, inicie retirando as pastilhas usadas da pinça. Em seguida, recua-se o cilindro da pinça com o sangrador aberto e, após fechar, é feita a instalação das novas pastilhas. “O pedal de freio deve ser acionado levemente algumas vezes até a metade, parando quando ficar enrijecido”, explica Jair. Para finalizar, é feito a sangria do sistema para retirada do ar.

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