Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Nakata escolhe dicas para manutenção correta em 4 pontos do veículo

626-nakata-manutencao

A Nakata Automotiva, fabricante de peças para o mercado de reposição, dá dicas de aplicação de peças para quatro pontos do veículo.

Para fazer o escorvamento (ou equalização) dos amortecedores, a Nakata aconselha deixar o amortecedor na posição de instalação, com a haste para cima e repetir a operação de puxar a haste para fora e empurrar para dentro (curso total). Este movimento deve ser repetido pelo menos cinco vezes até que o reparador observe que o movimento do amortecedor fica uniforme e a haste desliza sem vazios. O ar se desloca dentro do amortecedor porque a peça fica guardada na posição deitada, como o óleo é mais pesado desce e deixa espaço para o ar na parte de cima. Por isso, nunca faça a equalização na posição horizontal ou deite os amortecedores equalizados no chão antes de colocar no carro.

Na caixa de direção, a empresa indica aos mecânicos que fiquem atentos aos procedimentos de instalação e verifiquem o estado dos axiais e das coifas de proteção.

No pivô de suspensão, devido às variações no diâmetro do pino esférico, ao adquirir e instalar o componente verificar o ano e modelo do automóvel que será reparado e fazer comparação com os dados disponíveis no Catálogo de Aplicação. Segundo a área técnica da Nakata, a escolha incorreta e sua consequente aplicação resultará em danos ao pivô e também à contra-peça, invalidando a garantia do produto. Mesmo tendo certeza do ano/modelo do veículo, é importante conferir as medidas antes da instalação.

Outra dica para a suspensão é, antes de fazer qualquer operação no sistema, é importante verificar o estado geral de todos os componentes da suspensão, pois, dependendo do tipo de solo e da forma como o condutor dirige, o desgaste pode ser maior ou menor. Verifique também o estado dos coxins, coifas e batentes. Para finalizar, é importante fazer o reaperto com o veículo totalmente apoiado no chão e em seguida o alinhamento da direção e balanceamento das rodas.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php