Segundo a Nakata, fabricante de autopeças para a reposição, o maior número de ocorrências de quebra da junta homocinética não está relacionado a problemas com o componente em si. As ocorrências, na maioria das vezes, estão relacionadas a outros componentes do sistema de transmissão ou suspensão.
A empresa explica que a junta deslizante fica no lado do câmbio e, devido à sua aparência, também é chamada de “bolachão” pelo mercado de reposição. As características construtivas dessas juntas permitem que o semieixo sofra variações no seu comprimento (daí o nome “deslizante”) para poder acompanhar e compensar os movimentos da suspensão do veículo.
A Nakata enumera as principais causas de quebra da junta homocinética:
– Carro rebaixado altera o ângulo do semieixo e provoca a quebra da homocinética deslizante, aplicada no lado câmbio;
– Coxim do motor e/ou câmbio quebrado causa desalinhamento do conjunto e posterior quebra da junta;
– Longarina empenada ou quebrada assim como os coxins, provoca desalinhamento do conjunto e posterior quebra da junta;
– Cambagem fora de medida;
– Na junta fixa (lado da roda) a maioria das quebras estão relacionadas ao excesso de torque aplicado na porca de fixação do cubo ou quando o veículo esterça mais para um dos lados, descentralização.
“Quando a quebra da junta ocorre por interferência nos seus ângulos operacionais às cargas de trabalho, deixa marcas nos anéis interno e externo. Essas marcas facilitam a interpretação da causa da falha. A regra básica é não deixar de fazer uma inspeção detalhada nos demais componentes da suspensão e nos coxins de motor e câmbio antes de substituir as juntas homocinéticas. Após a conclusão do reparo é necessário fazer o alinhamento do veículo”, orienta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.
Para evitar uma segunda troca desnecessária, a Nakata explica ao mecânico que, ao substituir uma junta quebrada, faça uma verificação completa do sistema de suspensão e transmissão. Não deixe de consultar as causas relacionadas substituindo as peças com problema.