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MWM Série 10

Acompanhe o procedimento para a manutenção e reparos desses motores, produzidos nas versões de quatro e seis cilindros, responsáveis por equipar caminhões leves e médios da Volkswagen,Volvo, Iveco, Agrale e já equipou veículos porte médio da Ford.

Carolina Vilanova

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O motor MWM Série 10 está presente em grande parte da frota de veículos leves e médios que rodam pelas estradas e ruas do País como equipamento original dos caminhões Ford, Volkswagen, Volvo, Iveco e Agrale. Fabricado há 10 anos, o propulsor conta com as versões 4.10 e 6.10 (aspirado), 4.10T e 6.10T (turbo), e 4.10 TCA e 6.10 TCA (turbo intercooleer) e é utilizado também em aplicações estacionárias e marítimas.

 

Entre as características do Série 10, destacam-se os cabeçotes individuais, as camisas úmidas, as bielas serrilhadas e componentes como bombas de água e de óleo, e resfriador de óleo integrados ao bloco do motor. Os modelos de quatro cilindros atingem a potência de 140 cavalos enquanto os de seis cilindros chegam a 240 cv, dependendo da aplicação. O tipo da bomba injetora, que pode ser rotativa ou em linha, depende da potência e aplicação do conjunto.

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Normalmente a vida útil do motor depende da aplicação e da manutenção periódica conforme tabela de manutenção do fabricante. A manutenção preventiva é a forma correta para prolongar a vida útil do motor, porém alguns sintomas indicam que o motor necessita de reparos que podem ser identificados como falhas de funcionamento, ruídos, vibrações, excesso de fumaça, batidas internas, superaquecimento, vazamento ou alto consumo de óleo lubrificante e de combustível. “A recomendação para prolongar a vida útil do engenho é utilizar combustível e lubrificantes de qualidade e seguir o plano de manutenção determinado pela montadora”, afirma Rivaldo Urias de Souza, instrutor técnico da MWM-International.

Quando na manutenção, as análises para diagnóstico das falhas, o problema pode ser desgaste das peças internas, tubulações e filtros obstruídos, bomba de combustível com defeito, ar no sistema de combustível, bicos injetores entupidos ou danificados, bomba injetora fora do ponto, sincronismo das engrenagens, entre outros.

 

Em casos de reparo

De acordo com o instrutor da MWM-International, não há diferença de desmontagem e montagem dos motores entre as suas versões. “O técnico deve estar atento na utilização correta das peças, pois os modelos podem ter mais ou menos componentes diferentes, conforme cada aplicação, além disso, substitua os componentes por outros originais”, explica.

Antes de começar a trabalhar no motor, verifique as informações descritas na placa de identificação, como número de série, data de fabricação, potência, ponto de bomba e volume de injeção, assegurando assim a instalação de peças corretas em um eventual reparo. Prepare uma bancada limpa e organize as peças de acordo com a desmontagem.
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O motor Série 10 possui camisas úmidas e cabeçotes individuais, fácil de serem substituídos e não precisa de muitas ferramentas especiais, apenas as que são fundamentais para uma oficina de qualidade. “Para realizar um bom serviço é recomendado não reaproveitar peças que possam comprometer a durabilidade e até o funcionamento do conjunto, que está passando por um reparo. Substitua todas as porcas, parafusos, juntas e anéis de vedação por peças novas e genuínas. Todos os componentes devem estar limpos e secos, pois as peças originais são vendidas em embalagens personalizadas e são aplicados óleo protetivo para evitar oxidação na estocagem”, indica Rivaldo.

 

Desmontagem

Nessa edição, o motor que será aberto é um Série 10, do tipo 4.10 TCA que conta com turbo com válvula waste gate e intercooler. Vale lembrar que a MWM-International reconhece o primeiro cilindro como aquele voltado para o lado do volante, determinado como referência para a identificação do pistão. A ordem de montagem é o inverso da abertura do motor, seguindo algumas particularidades, dicas e apertos indicados.

1) A primeira etapa para a desmontagem é remover os periféricos: Filtro de combustível, tubos de alimentação, tubos de alta pressão da bomba e dos injetores, motor de partida e os tubos de lubrificação da turbina, que é conectado ao filtro de óleo do motor.
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2) Para ter acesso à turbina, solte os tubos de resfriamento do compressor de ar. (Foto 2A). Depois remova o tubo de retorno. Cuidado para não desregular a válvula waste gate do turbo na hora de retirá-lo. É essencial que as porcas do turbo sejam todas trocadas, pois são autotravantes. (Foto 2B).

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3) Retire o compressor de ar que alimenta os freios. No momento da montagem é necessário substituir o anel de vedação de borracha por um novo e certificar-se que a posição do furo da peça combina com a passagem na carcaça, para evitar vazamento de lubrificante.

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4) Para desinstalar o radiador do óleo, desaperte e solte os parafusos externos, de fora para dentro, e não retire os parafusos centrais que fixam a placa de resfriamento, presente somente nas versões equipadas com turbo. O conjunto sai com o filtro de óleo acoplado. Na montagem não esqueça de trocar as juntas.

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Obs.: É no radiador de óleo que se localiza a válvula de pressão de óleo do motor.

5) Desaperte os parafusos e abra a caixa termostática e retire as válvulas. Na montagem, observe se não há corrosão no by pass (cano) do termostato e coloque as válvulas na posição correta, com os arcos na longitudinal do motor. A vedação do componente é feita com um anel de borracha, que deve ser substituído. Nunca retire permanentemente as válvulas, pois causará desequilíbrio térmico do motor.

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6) Solte os parafusos da flauta de alimentação do motor e retire-a. No processo da montagem, trocar os anéis de vedação. (Foto 6A)
– Sensor de temperatura de água do motor. (Foto 6B)
– Sensor de pressão de óleo próximo da bomba injetora. (Foto 6C)

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7) Retirar o sistema de alimentação, começando pela bomba alimentadora de combustível. A alavanca de acionamento para eliminar o ar do combustível está localizada nesta bomba.

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8) Para soltar a tubulação de acionamento do LDA, segure a conexão com outra chave para evitar que a mesma gire junto e danifique.

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9) Retire o parafuso de saída do tubo de alimentação, localizado na bomba. (Foto 9A). Atenção: quando montar o conjunto, os parafusos de entrada e saída devem ser colocados na local correto, ou seja, o que conta com a descrição OUT é instalado na saída da bomba. Esse parafuso tem o tamanho do furo calibrado e é encarregado de manter a pressão interna da bomba injetora. (Foto 9B).

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10) Remova a tubulação do retorno de combustível. (Foto 10A). Não esqueça de tirar a porca e o pino que aciona a bomba alimentadora. (Foto 10B).

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11) Os bicos injetores são os próximos componentes a serem retirados. Solte as porcas dos porta-injetores com a ajuda do soquete para porta injetor nº. 961006900014.

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12) Utilize o dispositivo sacador de bico nº. 940706900406. É recomendável que se verifique a pressão dos bicos no Maximo a cada 50 mil km.

 

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13) O anel de borracha (o’ring) para evitar a entrada de impurezas está localizado entre a esfera do bico e o anel limitador da porca. (Foto 13A). Retire as arruelas de vedação localizada entre injetor e cabeçote, essas arruelas têm medidas diferentes conforme as normas para o meio ambiente. Na hora da montagem substitua as arruelas e ajuste o bico de maneira que a esfera coincida com o alojamento dentro do cabeçote, o que confere a montagem correta do injetor.

 

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Obs.: Não devem ser colocadas arruelas de vedação dos injetores de medidas diferentes em um mesmo motor, pois isto altera a projeção do injetor no cabeçote. (Foto 13B).

14) Remover a primeira e a última tampas de válvulas do cabeçote, as que ficam do lado do volante e do lado da polia. Ao retirar ou montar a bomba injetora, o cilindro do lado da polia deve estar em tempo de compressão. Esse procedimento facilita tanto a montagem da distribuição e sincronismo da bomba injetora.

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15) A retirada da bomba injetora começa com a remoção da tampa de inspeção para ter acesso a porca de fixação na engrenagem da bomba. Solte a porca da engrenagem com cuidado para não deixar cair a arruela.

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16)Desaperte e retire os parafusos do suporte e fixação da bomba, instale o sacador 9.229. 0690.015.6, na engrenagem para destacar a engrenagem do eixo.

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17) Retire a bomba com cuidado, com atenção para a chaveta não cair.

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18) Para desmontagem dos cabeçotes, retire as tampas de válvulas, solte a regulagem dos balancins nas válvulas. Retire os balancins e varetas. (Foto 18A). Ao montar, cheque se as varetas não estão empenadas, tortas ou avariadas. (Foto 18B).

 

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19) Desaperte os parafusos que fixam os coletores de admissão e escape para retirá-los. Agora, remova os parafusos dos cabeçotes, de forma cruzada e retire os.

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Obs.: Na montagem, os cabeçotes devem ser alinhados com o coletor de escape e de admissão já posicionados em seus respectivos lugares.
Os cabeçotes devem ser apertados de forma cruzada, com aperto convencional e em seguida com torque ângulo.

20) Trave o volante para remover as polias. Solte os parafusos das polias. Em seguida, retire o volante.

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21) Retire a tampa de distribuição para ter acesso às engrenagens.

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22) Em uma possível troca de bomba de água ou de óleo, deve-se efetuar uma marca entre a engrenagem do comando e engrenagem intermediária, para não perder a referência na montagem e ser montadas na mesma posição.

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23) Para a retirada da bomba d’água, soltar os parafusos e utilize os mesmos nos orifícios rosqueados da peça que funcionam como sacador. Bomba de óleo é só soltar e retirar. (Foto 23A).

 

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Na montagem da carcaça intermediária, onde fica o trem de engrenagem, o técnico deve colocar primeiramente o eixo da engrenagem, que serve como guia para carcaça.
(Foto 23B).

 

Bomba injetora

Existem dois procedimentos para instalar a bomba injetora e encontrar o sincronismo do ponto de bomba: quando a bomba é retirada para ajustes com o motor fechado e quando o propulsor está desmontado.

Motor fechado

1) Retirar o pino de acionamento da bomba alimentadora. Encaixe a bomba em seu alojamento, com atenção para a posição da chaveta.

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2) Encoste a bomba totalmente em direção ao bloco do motor, aperte levemente um dos parafusos, solte e retire o parafuso central na parte traseira da bomba injetora.

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3) Instale a ferramenta especial 9 407 0690 046.6, instale um relógio comparador nesta ferramenta.

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4) Antes de efetuar o sincronismo, posicione o motor no PMS, com o cilindro do lado da polia no tempo de compressão. Verifique a descrição da plaqueta de identificação para saber qual é o ponto de bomba.

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5) Solte a porca e mova a bomba, desencostando-a do motor até obter o valor correspondente indicado na plaqueta do motor. Esse é o ponto de bomba.

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Motor aberto

 

1) Faça o mesmo procedimento do primeiro caso e encoste a bomba no bloco do motor. Monte a bomba d’água, a de óleo e as engrenagens. Agora, coloque o primeiro e ultimo cilindros em PMS e deixe as marcas do eixo comando e do eixo virabrequim voltadas para o eixo da engrenagem.

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2) Com a bomba injetora totalmente encostada ao bloco, mova a engrenagem da bomba injetora com a mão até ficar pesada e observe o número que está apontando para o eixo intermediário, o número que estiver apontando para o centro da engrenagem intermediaria é o que será montado. Instale o relógio comparador e encontre o ponto de bomba utilizando o mesmo processo descrito acima.

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Cárter e compensador de massas

1) Saque os parafusos, sempre de fora para dentro, e retire o cárter. Remova também a placa defletora e o tubo de sucção (pescador). Retire o tubo limitador da haste de nível.

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2) Solte os parafusos de fixação do compensador e retire-o com cuidado. Deve-se tomar cuidado. (Foto 2). A montagem é realizada da seguinte maneira: solte um dos mancais onde vai ser montado o compensador, instale a peça observando as marcas das engrenagens, coloque uma lamina calibrada equivalente a folga longitudinal entre os mancais ou um relógio comparador na engrenagem. Afaste o mancal que estava solto até obter a folga especificada ( 0,10 – 0,30 mm)e aperte com uma chave de boca, retire o compensador e aplique o torque recomendado, reinstale o compensador e aplique o torque recomendado. (Foto 2a). Com o equipamento de comparação sobre as engrenagens encontre a folga axial, movendo o mancal até a medida especificada ( 0,10 – 0,30 mm). Retire o compensador aplique o torque do mancal e reinstale a peça. Em seguida utilize o torque de ( 60 +- 5 Nm) nos parafusos do compensador. (Foto 2B). Agora, meça a folga radial entre os dentes, que deve ser de (0,05 – 0,18 mm). (Foto 2C).

 

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Bielas e pistões

3) Solte e retire os parafusos da biela, retire o conjunto pistão – biela. O conjunto pistão – biela, são dentadas e têm encaixes perfeitos para a montagem, sendo que os três furos da peça devem estar voltados para o mesmo lado. As bronzinas devem estar sempre limpas e instaladas perfeitamente com ajuda do pino de posicionamento.

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Obs.: Não deve ser utilizado capas de uma biela para outra, pois acarreta em sérios danos ao motor.

4) Na instalação dos pistões novos, efetuar a limpeza da camisa com um pano limpo. Atenção; os furos da biela e a marca na cabeça do pistão, devem estar voltados, para o volante. Utilizar uma cinta para fechar os anéis e instalar o conjunto, não se recomenda golpear a cabeça do pistão nesta operação.

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5) Feche o cárter.

 

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54 comentários em “MWM Série 10

  1. Tenho 2 motores MWM Série 10, um modelo 4.10T (ano ’92/’93) , outro modelo 4.10TCA L-80 (ano ’97), ambos marinizados e equipados com after-cooler marítimo e instalados na minha lancha.
    O ponto de injeção do modelo 4.10T é rígido, não permitindo nenhum avanço adicional.
    Já o modelo 4.10TCA aceita avançar o ponto de injeção, possibilitando aumentar a potência do motor.
    As bombas injetoras Bosch VE foram intercambiadas, a do motor T instalada no motor TCA, e vice-versa, e a situação acima persistiu.
    As peças internas são idênticas, como pistões, cabeçotes etc. conforme verifiquei recentemente ao reformar os cabeçotes
    Entretanto, cabe a seguintes indagações : Os comandos de válvulas desses motores são idênticos ?
    E/ou há alguma diferença nos balancins, causando a diferenciação notada no desempenho, mesmo sendo os comandos idênticos ?
    Agradeço esclarecimentos.

  2. Pessoal tudo bem!

    X10 15180, quebrando bomba Bosch VE rotativa em várias frotas.
    Engrenagens da bombas novas original manutenção nas em oficina qualificadas pela boch, preventiva em dia diesel de qualidade e tchê tem algo errado isso não pode ser normal

  3. ola, tenho um pulverizador agricola equipado com o motor MWM 4.10 TCA, a temperatura de trabalho dele fica sempre encostado no vermelho, isso é normal? o equipamento é novo.

  4. Boa noite eu tenho um caminhão com motor x10 eu que saber o ponto da bomba injetora ele é 8.140 l8o é depois q desmontado o motor para retificar mica mais ficou bom é q os mecânicos não marcaro o ponto original eu queria saber como q faço para obiter o ponto original do caminhão ou etiqueta q fica no coletor é q eles trocou o cano é jogou fora e agora eles estão debatendo para por no ponto

  5. Meu motor foi feito inteiro, inclusive cabeçote, porém quando liga o caminhão quebra 1 balancinho! Porque ocorre isso? Eu troco e quebra de novo

  6. Gostaria de saber se o eixo de comando do série 10 quatro cilindros mwm turbinado e o mesmo do aspirado estou com um problema no meu caminhão

  7. Gostaria de saber se o eixo de comando do mwm série 10 4 cilindro tem diferença do turbinado por o do aspirado

  8. Ola, boa noite sou Luiz Eugenio , gostaria de saber quando o sistema de refrigeração de agua começa a apresentar óleo, qual a causa? o motor continua com bom desempenho mas, descobrir no reservatório de agua vestígios de muito óleo e esta baixando o óleo de lubrificação S-10 MWM diesel ano 2005.

  9. Boa tarde, Izonildes

    Preciso dos dados do seu veiculo como: modelo, ano, motor, câmbio e descrição completa do problema.

    Att.

  10. Estou com um problema de pressão de óleo no meu motor x10
    Será que tem haver com a válvula de pressão de óleo do radiador de óleo ?

  11. Tenho uma frontier mwm 2.8 Eletronica,toda vez q vou da a partida pela manha custa pega , obs:depois de dez horas parada q custa pega, depois q pego pode da partida avontade, n -perdeu a força, nao da fumaça pegui 150km/h ela nao corta, testei a volvula do rail de Retorno pro tanque ela ta saindo diesel em marcha lenta, me falaram q n pode sair nd de diesel dela,so qundo a pressão no rail excede , pra fazer ela pega mais rapido na primeira partida solto a conexao de diesel de um bico dou a partida ai sair ar,ai pega mais rapido, coloquei o scanner n deu nd,sabe uq e? Sera q e a valvula de Retorno mesmo?

  12. Tenho um 13-150 VW.. Ja coloquei Radiador novo, verifiquei bomba dagua, embreagem viscosa e ele fica esquentando e jogando agua pelo suspiro do reservatorio do radiador. O que pode ser? Falaram até em troca do bloco! Veiculo com 350 Mil KM.

  13. Bom dia tenho um 23210 motor MWM X10 camisa molhada ele pega bem de manhã depois ele comédia dá uma embalada e você a selera ele para é só na primeira partida

  14. Boa noite,
    Possuo um Ford F11.000 que era de meu Avô
    Estou com projeto de instalar nele um MWM X10 6.10TCA de 240cv (Emissor Euro II).
    Para encontrá-lo necessito saber em quais caminhões ele foi montado?

    Ele possui medidas similares ao MWM D229-6? É para mim saber se ele entrará no cofre de meu Ford sem maiores problemas..

    Agradeço pela ajuda!

  15. Meu caminhão está sem as válvulas termostática, isso afeta na autonomia e rendimento do motor? Quais o males q pode causar? É um série 10 4 cil

  16. otima aula. Gostaria de saber, tenho um barco com motor Mwm 229. o óleo virou uma pasta e está acima do nível.como resolver esse problema. me reporta por favor

  17. eu queria saber como eu faço pra consegui um manual de aperto dos motores MWM x10 4 e 6 cilindros

  18. Olá, perdi o motor MWM 229 por causa do comprador de massa, estourou uma bucha, o mecânico falou q não a necessidade de colocar, gostaria de saber a opinião de vcs, des de já obrigado

  19. preciso comprar a bomba injetora em linha do 17180 mwm serie 10 ou 12 e a tampa da distribuiçao e as engrenagens do comando

  20. Por favor eu gostaria de saber informaçao do motor da s10 2.8 wmw como faço para retirar e colocar a bomba injetora a minha canhonete e 2003
    agradeço o contato
    obrigado

  21. Boa tarde! Tenho um Gerador marca Stemac com motor MWM 229 6 . poderia me informar se o bloco desse motor é o mesmo usado no camião ou ônibus VW 16210?
    Por favor me ajudem.

  22. Tenho um volvo vm 240 e a agua do reservatorio ta indo por carter e nao mistura com o oleo. Rodei 2000 quilometros e abrir o bojao do carter saiu cerca de dois litros de agua e em seguida veio o óleo limpo sem mistura. O que será?

  23. ola boa noite
    adorei e aprendi com suas aulas agora queria saber se podem me ajudar
    tenho um micro ônibus mwm serie 10 ano 2000 turbinado 8140 de bomba já troquei turbina ,fiz o motor completo ,fiz bomba ,coloquei kit pistões camisa e bielas originais tudo mwm ,trocamos viscosa,bomba d’água,hélice,radiador,reservatório,os bicos novos ,conferi no micrometro altura do bloco fis tudo que sabia mas esse carro sô roda turante 6 meses ,mesmo assim operando com muito cuidado por que se aperta um pouquinho ele esquenta mas quando esta completado os seis meses ele começa a aquecer .ai começamos a verificar e observamos que todas vez os bicos começa a vazar ai posso para porque se rodar vai ferver,alguém ai pode me ajudar ? eu cheguei a uma conclusão que sao bicos que faz q o carro perca a foça e aquece.gostaria de saber qual o numero de bicos de veiculo?
    desde já grato att cledimilson

  24. Ótimo artigo me ajudou bastante, gostaria de ver também sobre os motores mas antigos aplicados na linha agricola.

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