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Motor diesel precisa de refrigeração

Acompanhe nessa reportagem as dicas de manutenção e revisão do sistema de arrefecimento de caminhões

Carolina Vilanova

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Manter o motor na temperatura ideal de funcionamento é tarefa que, se não cumprida rigorosamente, pode trazer sérios prejuízos para o motorista, ainda mais de veículos comerciais, que usam o veículo como instrumento de trabalho. Por isso é mais do que essencial realizar as manutenções preventivas no sistema de arrefecimento do motor, responsável por esse trabalho.

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Além de dissipar o calor, o sistema mantido em ordem auxilia na redução de consumo de combustível e das emissões de fumaça preta, pois devido ao gerenciamento eletrônico do motor, as mudanças de temperatura acabam alterando a quantidade de combustível injetado e do momento de injeção. A própria queima do combustível e o atrito das peças internas geram calor, mais um motivo para que a temperatura seja ideal.

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Os componentes que fazem parte do sistema são: radiador, ventilador, bomba centrífuca, válvula termostática, defletor de ar, mangueiras, sensores, líquido de arrefecimento e reservatórios. Em caminhões, é utilizado ainda uma embreagem viscosa entre a hélice e a bomba que diminui a velocidade da hélice com temperaturas menores. A tampa do radiador também é importante para o sistema, pois possui válvulas para controle da pressão e depressão do sistema.

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O funcionamento do sistema depende de uma bomba centrífuga, que provoca a circulação do líquido de arrefecimento pelo conjunto. Antes de atingir a temperatura normal de funcionamento, a válvula termostática impede a passagem do líquido para o radiador. A medida em que a temperatura vai se elevando, a válvula se abre e permite a passagem do líquido. Quando a temperatura chega ao valor ideal, a válvula é aberta totalmente.

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A pressão e o volume do sistema aumenta sempre que a temperatura do líquido é elevada. Essa pressão é controlada pelas válvulas da tampa do reservatório de expansão. Enquanto o controle da temperatura é realizado por meio da válvula termostática, que monitora ainda o fluxo de líquido para o radiador.


Manutenção

O primeiro e mais importante passo da manutenção do sistema de arrefecimento é manter o líquido devidamente aditivado e no nível adequado, para evitar principalmente a corrosão das peças internas.

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O recomendado é que o sistema seja verificado de acordo com as instruções do fabricante do veículo. “Vale lembrar que os veículos comerciais trabalham com prazos de manutenção distintos de acordo com a aplicação. É essencial que a proporção de aditivo na água que circula seja correta também seguindo a aplicação”, explica Valdemar de Lima, instrutor do SENAI-Ipiranga.

O líquido é importante, mas outros componentes devem ser verifcados. Inspecione se não há ressecametos e deformações nas mangueiras, em seguida, faça o teste do sistema de arrefecimento com a bomba manual para saber a pressão de trabalho e identificar possíveis vazamentos.

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Não esqueça de conferir as condições da tampa reservatório do sistema de arrefecimento. Instale a tampa no analisador com o adaptador, mergulhe o conjunto num recipiente com água. Acione a bomba manual com movimentos lentos e verifique a pressão indicada no manômetro, veja se a tampa perdeu a carga das molas. Cheque também os valores de referência da abertura da válvula de sobrepressão, que variam de acordo com o modelo.

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Para substituir o líquido de arrefecimento

Em primeiro lugar, o técnico deve escoar o sistema, sem esquecer que a temperatura do líquido deve ser obrigatoriamente de 50º C.

1) Remova a tampa do bocal de abastecimento, no reservatório de compensação ou radiador.

2) Em seguida, solte a braçadeira e remova a mangueira da parte inferior do radiador.

3) Agora, abra o bujão de escoamento no bloco do motor e o bujão do radiador para coletar o líquido.

4) Na hora de eliminar o líquido de arrefecimento, não esqueça de fazer o descarte correto para não prejudicar o meio ambiente.


Para abastecer o sistema

5) Reinstale novamente o bujão no bloco do motor e o bujão no radiador.

6) Agora, recoloque a mangueira do radiador.

7) Prepare o líquido de arrefecimento em um recipiente à parte. A mistura deve ser homogênea. Faça o controle da concentração da mistura com um densímetro.

8) Reabasteça o sistema até a referência de nível máximo do reservatório de compensação.

9) Para finalizar, encaixe a tampa do bocal de abastecimento no radiador. Cuidado para utilizar a aplicação adequada para determinado veículo.

 

Muito cuidado

O líquido de arrefecimento do motor funciona em alta temperatura e pressão, portanto, cuidado ao abrir a tampa. Se precisar remover a tampa quando a temperatura estiver acima de 90ºC, utilize um pano para cobrir e girar até o 1º estágio. Somente depois de deixar escapar o vapor, o técnico pode retirar a tampa por completo. Não esqueça de usar luvas e óculos de proteção.

Colaboração técnica: SENAI Ipiranga

18 comentários em “Motor diesel precisa de refrigeração

  1. Bom dia! Meu nome é Geovane e resido em São Sebastião do Paraíso-MG, possuo um HR 16V 2014 e precisei fazer o motor. Quando a oficina me entregou o veículo já comecei a trabalhar com ele mas esqueceram de colocar a tampa do reservatório de refrigerante que fica na frente, lado externo do veículo. O veículo simplesmente parou de funcionar e afogou na rodovia sem acender nenhuma luz no painel, então verifiquei e estava sem água, o que isso pode ter causado no motor? O mecânico me disse que ele não ferveria sem a tampa desse reservatório, isso é verdade ou ele só quer se isentar de ter que fazer o motor novamente?

  2. Sou PAULO CEZAR Divinópolis MG tenho um caminhaozinho KIA BONGO DLX ano 2001k2700. Foi feito o motor por completo mais continuar aquecendo me preocupa ! A própria retifica já não tem resposta o que podem fazer por mim

  3. Possuo uma l200 a diesel ano 2010/2011 e estou com duvida no sistema de arrefecimento, ela não aquece a temperatura, trabalha no meio porém noto que a agua do radiador vai para o reservatório de expansão e não retorna.Podem se possível explicar o que ocorre.

  4. BOM DIA TENHO UM CAMINHÃO MOTOR CUMINS SERIE B 17210 JA FIZ DE TUDO PLANEI O CABEÇOTE TROQUEI A BOMBA DAGUA A VÁLVULA TERMOSTERÉTICA E O CAMINHÃO CONTINUA ESQUENTANDO VAI PERTO DO 100 GRAUS E DERREPENTEMENTE CAI PARA 70 GRAUS JÁ COLOQUEI ATE UM RELÓGIO DE MERCÚRIO PARA MIM VER A MARCAÇÃO CORRETA

  5. Tenho uma S-10 Turbo Diesel Motor Maxion 2.5 ano 99. Qual a temperatura que a válvula termostática deve abrir? Qual o máximo que a temperatura pode chegar para não causar dano ao motor? (obs.: tenho manômetro de mercúrio instalado que mede a temperatura de forma mecânica).

  6. Olá, adquiri um microtrator kawashima zt15 a diesel. E gostaria de saber se no radiador dele precisa colocar o aditivo com a água, ou vai só a água mesmo?
    Aguardo respostas, abraços.

  7. Boa noite . Tenho um VM 330 e a temperatura as vezes chega a 97 quando tenho que usar a força do veículo porém o sistema de refrigeração aciona e volta ao normal..isso pode ser um problema futuro ?

  8. Boa tarde! Amigo uma dúvida: o motor diesel funcionando parado aquece da mesma forma q o carro em movimento? Pq tenho um ônibus de turismo e fico muito tempo com ele para funcionando por causa do ar condicionado.

  9. os mecanicos da minha cidade falam que esses motores 1519 355/5 realmente aquecem muito ainda mais na traseira tem algum sistema que possa refrigerar mais para ajudar

  10. amigo tenho um onibus o371 mb 355/5 ja mandei varetar radiador tirei as valvulas termostatica e continua indo a temperatura ate 95 graus o que posso fazer para melhorar a refrigeraçao tambem coloquei turbina e bomba nova

  11. Faça o seguinte teste: ligue o motor e o deixe ligado por uns 10 ou 15 minutos. Caso neste tempo a luz acender – fique observando o painel para não superaquecer o motor – vc desligue o motor e vai até a ventoinha e tente girá-la com a mão. Ela não poder girar com a força da sua mão com o motor quente – bem quente mesmo. Se ela girar vc tem de trocá-la imediatamente.

  12. Olá tenho 1620 eletrônico e qualquer subida ele fica apitando a luz dá temperatura terminou de subir ele para de aptar já troquei reservatório agora tenho sisma que seja viscosa .

  13. Boa Noite!! tenho um caminhão fuscão 15.180 a luz da temperatura acendeu já mandei limpar o radiador,troquei a cebola e continua do mesmo jeito o mecânico me falou que pode ser a embreagem viscosa…oque pode ser mesmo nesse caso,,,

  14. Possuo uma l200 a diesel ano 2005 e estou com duvida no sistema de arrefecimento, ela não aquece a temperatura trabalha no meio porém noto que a agua do raiador vai para o reservatório e não retorna.Podem se possível explicar o que ocorre.

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