Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Limpeza da injeção eletrônica do motor VHC 1.0

Veja a manutenção e a Limpeza da injeção eletrônica do motor VHC 1.0 que equipa o modelo Chevrolet Celta Nova Geração com motor VHC 1.0

Carolina Vilanova

celta

Um dos veículos mais vendidos da General Motors no Brasil, o Chevrolet Celta 1.0 VHC já tinha caído no gosto do brasileiro quando rodava apenas com gasolina. Depois que ganhou o motor bicombustível Flexpower, conseguiu alavancar ainda mais suas vendas no mercado interno. E se a economia é o principal atributo desse popular, o desempenho do seu motor de mil cilindradas é excelente e forte para o segmento na qual atua.

Foi em 2006 que a linha Celta ganhou nova cara e nova nomenclatura: Chevrolet Celta Nova Geração, com a opção de motor bicombustível, oferecida por meio do sistema eletrônico de injeção MultiFuelÒ, desenvolvido pela Delphi em parceria com a GM Powertrain, que nesse modelo tem a denominação Multec FR 4.

Com esse motor, a potência máxima que atinge é de 70 cavalos com o uso do álcool e/ou gasolina a 6.400 rpm. O torque é de 9,0 kgfm com o álcool e de 8,8 kgfm com gasolina. A taxa de compressão é de 12,6:1.

 

Como funciona a injeção bicombustível

Tudo começa no tanque de gasolina, onde a bóia, ou sensor de nível de abastecimento, identifica e informa ao módulo central eletrônico (ECM – Engine Control Module) todas as vezes em que o conteúdo é alterado. A ECM, então, entra em modo de reconhecimento. De acordo com Carlos Roberto de Jesus, instrutr do módulo GM do SENAI Ipiranga, a partir daí, quem assume a responsabilidade é a sonda lambda, ou sensor de oxigênio, que durante a queima da nova mistura envia um sinal para a central que determina através de algoritmos qual é a nova mistura de combustível existente no tanque. Com isso a quantidade e o tempo de injeção de combustível são acertados instantaneamente.

ecm

De acordo com a General Motors, o software da unidade de controle otimiza também o avanço de ignição do motor para cada mistura de combustível através da leitura do sensor de detonação (knock sensor). O ECM monitora constantemente o sistema e processa o algoritmo de reconhecimento de combustível centenas de vezes a cada segundo.

Manutenção do sistema

Uma boa inspeção no sistema de injeção é necessária a cada 10 mil km, para que o motorista possa tirar o máximo que o carro pode oferecer em termos de desempenho, sempre preservando o consumo de combustível. Além disso, trocar filtros e óleo lubrificante no prazo determinado é essencial para a durabilidade do conjunto.

Aliás, a principal medida para manter o sistema em ordem é usar sempre gasolina e álcool de boa procedência, afinal combustível adulterado pode colocar em risco todo desempenho e consumo do carro, além de provocar problemas sérios no futuro.

Tabela de consumo

Cidade estrada média
Gasolina 13,7 km/l 18,0 km/l 15,6 km/l
Álcool 9,8 km/l 12,2 km/l 10,9 km/l

Uma das recomendações da montadora é que seja sempre utilizada gasolina aditivada no reservatório de partida a frio, já que esse combustível pode demorar em ser usado e o poder detergente do aditivo vai manter o sistema limpo.

reservatorio_partida-a-frio

Os sintomas que indicam avarias no sistema de injeção eletrônica são: motor falhando, falta de desempenho, consumo alto de combustível, excesso de fumaça no escapamento, dificuldade em dar a partida, enxarcamento das válvulas etc.

É sempre bom lembrar que o uso de combustível adulterado pode levar sujeira aos bicos injetores e, consequentemente, alterar o poder de estanqueidade e o leque de spray desses componentes. Se a válvula está suja, a tendência é sobrar combustível no coletor de admissão, causando a formação de vapor, afinal, o coletor está quente. Isso pode atingir o sensor MAP (sensor de pressão absoluta do coletor) e de temperatura de ar, podendo danificar ou deteriorar o sensor.

 

Sensores e atuadores:

Sensor-de-marcha-lenta

Atuador de marcha lenta: tem como função manter a marcha lenta na rotação correta

sonda-lambda

Sonda lambda ou sensor de oxigênio de 4 fios com resistor aquecido: analisa e envia as informações da queima para o módulo

sensor-integrado-MAP-e-NTC

Sensor MAP e de temperatura NTC: mede a depressão do coletor de admissão e a temperatura do ar admitido

sensor-temp-d'água

Sensor de temperatura de água: mostra as condições do líquido de arrefecimento

abertura_grande

Válvulas injetoras de combustível: joga o spray de combustível na coletor de admissão

válvula-de-purga-do-câniste

Válvula purga: é acionada em conjunto com o canister quando abastecido com álcool. O canister: localizado abaixo do pára-lamas e é utilizado quando o veículo é abastecido com gasolina para armazenar os gases da queima e com álcool funciona apenas como respiro.

sensor-de-rotação

Sensor de rotação: indica a rotação do motor e onde encontra o PMS

bobina-de-ignição

Bobina de ignição direta

 

Análise da injeção

A leitura dos parâmetros da injeção, para verificar se os componentes estão funcionando em ordem, é feita com a ajuda de um equipamento de diagnoses, o scanner. O primeiro procedimento é encaixar o cabo do aparelho no local apropriado no carro e inserir os dados do veículo a ser revisado.

cabo-do-scanner

Esse equipamento é capaz de analisar diversos parâmetros do motor e da injeção eletrônica, como sensores, atuadores e alguns componentes.

Com o carro ligado, pode-se verificar a bateria, os relés da bomba de combustível e da partida a frio, assim como os solenóides e o sensor de posição da borboleta, ar-condicionado, rotação do motor, estado dos bicos injetores etc.

Desmontagem do sistema para limpeza dos bicos

Nem sempre é necessário limpar os bicos injetores desse sistema, já que são autolimpantes. Isso vai depender das condições de uso de cada motorista e o tipo de combustível utilizado. A limpeza pode ser feita sem retirar os bicos do veículo com a ajuda de uma máquina e um líquido apropriado.

No caso de precisar retirar as válvulas, para removê-las da galeria de injeção e analisá-las corretamente, o primeiro passo é retirar as mangueiras de combustível e os conectores.

retirando-o-chicote-e-conec

Em seguida, solte os parafusos que prendem o tubo distribuidor, puxe o tubo para cima e remova as válvulas.

Com uma máquina apropriada para testes e limpeza de bicos injetores é possível fazer avaliações mais profundas dos componentes, como teste do leque, teste de vazão e teste de estanqueidade.

O ultrassom faz a limpeza dos bicos injetores, para isso deixe as peças, no mínimo por 15 minutos, emergidas no líquido de limpeza (Cleanjet Ret). As pulsações e as vibrações mandam o líquido para dentro da válvula eletro-injetora fazendo a limpeza.

Na hora da montagem é necessário substituir o anel o’ring e lubrificar com vaselina para colocar o bico de volta no tubo comum. O torque de aperto do tubo é de 0,9 kgfm.

70 comentários em “Limpeza da injeção eletrônica do motor VHC 1.0

  1. Tenho um celta 06/07 só funciona bem depois que esquenta.vi um vídeo que falava que era normal antes dele eu tinha um 03 só gasolina era muito bom.nao dava esse problema .se eu ligar e sair com ele frio da pra notar que o motor nao trabalha legal. Frio até as marcha entram com dificuldade me responda por favor

  2. Li nos comentários muitos reclamando de consumo de combustível. Se o veículo estiver em ordem, esse fator está diretamente associado, 1° a má qualidade de nossos combustíveis (concerteza a montadora realiza testes com combustível excelente); 2° o tipo de condução do motorista (nesse caso, mesmo que seja um condução exemplar, não dá pra fazer milagres com o péssimo combustível oferecido no mercado).

  3. para pessoas que estao com alto consumo se atentem a rotaçao do motor o quanto voces seguram acelerando ate trocar marcha isso consome e muito pois o motor esta trabalhando de forma mais rapida e com isso consumindo mais

  4. OLA TUDO BEM COM VOCES EU TENHO UM CELTA 2008 FLEX 1.0 E UTIMAMENTE ELE VEM FALHANDO NA HORA DE DAR PARTIDA NAO PEGA DE JEITO NENHUM AS VEZES LEVA DE 1 A 2 DIAS PRA FUNCIONAR
    AO TENTAR DAR PARTIDAS ELE ACABA COM A CARGA DA BATERIA E NEM NA CHUPETA O BENDITO PEGA SO PEGA QUANDO ELE QUER

  5. Exatamente isso, um erro fatal, colocaram o caimento da àgua por debaixo da bateria, tem que tirar a churrasqueira e depois a bateria, o meu tinha muito ferrugem, coloquei silicone e fiz um buraco debaixo da bateria e a água escorre para baixo do pneu, usei batida de pedra para selar toda caixa, resolvido.

  6. Olá senhores, tenho um celta 2003 super, acho ele muito fraco , já fiz limpeza de bicos corpo de borboleta, sistema de arrefecimento, melhoroi um pouco mas acho que ele devia entrega mais. Em uma ladeira acima tenho que colocar em primeira!!!
    O que vocês acham de eu trocar o módulo por um 2006????, já que foi atualizado.

  7. Boa tarde Herberto, eu comprei um Celta 2014 LT com 42 mil rodados, faz três semanas, uso etanol de qualidade, o meu está fazendo também 6km/l. Estou buscando uma solução, como enchi o tanque com etanol duas vezes em postos diferentes, estava esperando terminar para testar com gasolina.

  8. Meu Celta 2014/2015 parece todo regulado, mas está dando no máximo 12 com alcool e 13,5 com gasolina na estrada. Penso ser normal, pois viajo em uma região de muita curvas e subidas e descidas contates. Está no normal ou estou gastando muito? Parece um desenvolvimento estável, mas vocês estão me colocando na duvida com os baixos valores de consumo seus.

  9. Comprei um celta 2013 em Outubro de 2017 com 17.600 km e hoje está com um pouco mais de 22.000 km , rodando na estrada com no máximo 3.000 giro no motor ele faz 19 km por litro porém se apertar o pé aí não tem jeito ele bebe bem. Rodando com gasolina adtivada.

  10. Tenho uma celta 2012/2013 ele é muito bom , mais só faz 7 km por litro , já troquei tudo é levei em vários mecânicos , será que esse versão já vem com esse problema? O que devo fazer ?

  11. Meu Celta faz 13km na gasolina comum axo pouco pego mais rodovia , já no álcool ele faz até média boa sempre 10 km por litro. Pq Gasolina faz tão pouco será ?

  12. Olá alguém pode me ajudar, comprei um celta 14/15 por recomendações de economia, mas no álcool só tá fazendo 8 na rodovia e 5 na cidade, com ar , mas mesmo assim acho que tá bebendo muito, só tem 27 mil km rodados

  13. Amigo verifique se o atuador de marcha lenta está limpo, se ele está sujo provavelmente seu celta às vezes vai ficar acelerado quando reduzir a marcha.

  14. Olá amigo troque seu carro urgente eu comprei um corsa pois só tive dor de cabeça consome mas do que uma ranger houve, já fiz de tudo pra o próprio carro consumir menos é não tive êxito 5.5 na cidade e 8.5 na estrada

  15. Olá amigo troque seu carro urgente eu comprei um corsa pois só tive dor de cabeça consome mas do que uma ranger houve, já fiz de tudo pra o próprio carro consumir menos é não tive êxito 5.5 na cidade e 8.5 na estrada

  16. Boa tarde comprei recém um celta 2008 sprit motor ta top desempenho file só que ele ta uma fumaçada arrancando em segunda no etanol oque poderia ser, sistema de ijeção alguma dica ?

  17. bom dia ,vou comprar um celta 2009 1.0 ,,,e´recomendado? ele tem arrancada e sobe bem na subida ?e´economico?

  18. Queri tirar uma duvida
    Meu carro estava na reserva. e acabou de vez a gasolna.
    Pedi meu. irmao pra comprar 5 litros mas eu nao vi ele colocando.
    E o carro deixou na mao.
    Meu irmai disse que 5 litris foi pra bomba e que nirmaoiu da reserva.
    sera que neu irmao me enganou???
    Pois logo apos coloquei 5 litros e o carro pegou norma
    Eu desconfiei que ele gastou foi o dinheiro e nao colocou a gasolinal

  19. Um celta 2011 com pressão de combustível de 54 kPa é normal? Qual o valor padrão para este veículo? Abraços

  20. Alô, preciso de ajuda, tenho um CELTA, ANO 2006/ MODELO 2007, 1.0 FLEX, quero comprar um SCANNER para eu mesmo poder fazer minhas manutenções, sou o segundo dono e não tenho manual, alguém sabe me informa qual o protocolo de comunicação da porta obd2, o qual aparelho comprar?!

  21. Tenho celta 14/15 ele apresenta problemas na rotação do motor e perde a força parecendo dar excesso de combustivel se acende o farol ele tbem perde a força já levei em vários mecânicos e alto elétricas mas ninguém resolveu já troquei sonda velas cabos de vela sensor da roda fonica módulo de injeção já foi testado os bicos a bombas refeito os aterramentos trocado o corpo de borboleta e nada. O corpo de borboleta que veio nele está com um furo para aumentar a passagem de ar. Se colocando novo ele nem anda.

  22. Tenho um celta LT 2012/2013 1.0 completo, mas está consumindo demais . Será que é só esta versão ? O carro é bom de tudo , menos o consumo . O que fazer ? Aguardo sugestões . Abraços.

  23. Tenho celta 2001 330mil rodado em nunca foi aberto o motor e ainda faz 17kmh por litro.também sou técnico em eletrônica automotiva e fiz alguma modificações e até vem dando certo

  24. Bom dia amigo
    Eu tenho um celta 2008 e está com mesmo problema ele so da na rua 5 kl l não sei oq fazer

  25. Bom dia, tenho um celta 2005, e a poucos dias ele começou a sair uma fumaça azulada do escapamento, o que pode ser?

  26. meu celta 2012/2013 completo, está com 36.000km, não é nada econômico, vejo comentários de alguns donos onde dizem fazer até 17,0 km na estrada, aqui em Minas Gerais o meu no álcool na estrada é 9,0 km gasolina 12,0 a 12,5 com 03 pessoas e sem bagagens, penso eu ser muito pouco para um carro 1.0 e de 900kg.

  27. tenho um celta 2012 LT pela manhã o carro nao pega na primeira partida o carro afoga tenho que corta o combustivel para pega

  28. Olá amigo, Tenho um celta LT 2014, e estou com o mesmo problema, não sei mais o que fazer, o carro está com 30.ooo km e não consegue fazer mais do que 6 km por litro na cidade usando etanol, tive um celta spirit ano 2009 completo, e fazia uns 10,5 até mesmo 11 km por litro de etanol na cidade e com o ar condicionado ligado, por favor alguém nos ajude, pois comprei o carro em referencia a este 2009, e estou já arrependido.

  29. Boa noite meu celta 2014 gaz 7 km litros na gasolina na cidade ja rastriei mas nao acusou nada troquei filto de ar e gasolina e oleo vela mas contonua beberrao meu mecanico quer trocar sonda lambda 1 de cima o que vc acha

  30. ola! tenho um celta 2010/2011 vhce flex e o sensor de nivel parou de funcionar mas ele ja foi substituido anteriormente e nao sei qual a numeração no sensor de nivel parfa comprar outro!

  31. tenho um celta 201 2011 a frente dele esquenta muito nas laterais do motor e normal? OS PARALAMAS POR EXEMPLO

  32. tenho um celta 201 2011 a frente dele esquenta muito nas laterais do motor e normal? OS PARACHOQUES POR EXEMPLO

  33. Se for embaixo de painel pode ser alguma tampa de borracha que não esta ajustada. O meu tinha o mesmo problema e depois que coloquei a tampa não entrou mais.

  34. Boa noite,
    Pode ser pressao da bomba de combustivel
    Limpeza da borboleta.
    Sonda L.
    ou ser for alto consumo só no etanol, pode ser o sistema do canister.

    Meu celta estava fazendo 12 km L na estrada troquei a sonda, ele esta fazendo 17,5 km l mas tbm só ponho v-power.

    Espero ter ajudado.

  35. Meu celta 2006/2007 tbm nunca me deixou na mão, quase 160 mil rodados e só manutenção básica..álcool 11km e gasolina nunca testei kkkkk

  36. elu tenho um celta vhc ano 2006 mod 07 e so faz 7 a 8 klm com um litro de etanol na cidade nao sei oque faser acho q esta gastando mto pelo o que eu ando

  37. passei com meu celtar numa. possa de. agua ai ele parou de fuciona. oq. eu fassor entrou agua no radiador nos. farol do celtar e tambem no filtro de ar tambem oq. eu fasso agora mer ajudem

  38. tenho um celta LT 2012 e so faz 5 (cinco) km por litro de etanol na cidade.
    ja troquei velas,filtros,limpou os bicos injetores e regulou a vazao .
    O que poderia fazer para ficar mais economico?

  39. Ola;Tenho um Celta 10/11 life
    Fiz uma revisao geral em Dezembro do ano passado;trocando oleo,filtros,limpeza do corpo,cabos velas etc…
    Tudo funcionando normal;mais esses dias a rotação do moto ta elevada ja reparei o liquido de arrefecimento e ta tudo ok
    o que pode ser e o que faz?????????
    Me ajudem!!!

  40. Apreciei muito a leitura, pois adquiri um celta 2011 de acordo com minhas posses, e a matéria me fez entender melhor o carro e ter uma maior certeza de minha escolha.
    Parabéns e obrigado.
    Eduardo Pulso.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php