Preocupada com os problemas que a falta de manutenção da bieleta pode causar, a Monroe Axios orienta os mecânicos automotivos sobre a troca e revisão do componente, que faz a ligação da barra estabilizadora ao sistema de suspensão, proporcionando maior controle do carro em situações de inclinação.
De acordo com o coordenador de Treinamento Técnico da Monroe Axios, Juliano Caretta as bieletas devem ser inspecionadas conforme recomendação da montadora, a cada 10 mil quilômetros ou quando a suspensão apresentar algum tipo de problema. “Se constatado o defeito na peça, a substituição deverá ser imediata”, recomenda.
Segundo a empresa, coifa danificada ou rasgada, pino esférico com folga, ruídos como rangidos ou estalos e corpo empenado ou torto são indícios de que o componente precisa ser trocado.
Para que a bieleta esteja em pleno funcionamento desde a aplicação no veículo, é importante que o reparador faça uma movimentação dos pinos esféricos da peça, para frente e para traz e também para os lados, antes da instalação. “Essa manobra tira a tensão de montagem do componente e, principalmente, lubrifica os pinos esféricos, melhorando sua movimentação desde os primeiros minutos de uso”, explica o especialista da Monroe Axios.
Excelentes dicas da Monroe Axios!
Parabéns , pela orientação.. esta movimentação é extremamente importante.
Cordialmente
Geraldo