Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Mercedes-Benz comemora 60 anos no Brasil

626-MERCEDES-60-anos-no-Bra

Primeira fabricante de caminhões e ônibus instalada no Brasil, a Mercedes-Benz celebrou nesta quinta-feira, 28/04, os 60 anos de sua história no País. O evento para a imprensa contou com a presença de Wolfgang Bernhard, membro do Conselho de Administração da Daimler e responsável pela Daimler Trucks e Buses, e de Stefan Buchner, chefe mundial da Mercedes-Benz Trucks.

“A Mercedes-Benz e o Brasil estão intimamente ligados. Juntos, nós já percorremos um longo caminho. O Grupo Daimler e a Mercedes-Benz contribuíram para o desenvolvimento deste grande País. Nós fizemos isso no passado, fazemos no presente e continuaremos no futuro”, declara Dr. Wolfgang Bernhard. “Na Mercedes-Benz do Brasil, nós temos o portfólio de produtos mais amplo da indústria. E a nossa linha de produtos é completa. Estamos orgulhosos de oferecer os principais produtos, tecnologias e serviços aos nossos clientes brasileiros.”

Linha atual de veículos comerciais da Mercedes-Benz do Brasil
Linha atual de veículos comerciais da Mercedes-Benz do Brasil

Em seus 60 anos de atividades, a Mercedes-Benz do Brasil acumulou 2.120.000 veículos comerciais produzidos no País: 1.450.000 caminhões e 670.000 ônibus. Além disso, são mais de 2.900.000 motores fabricados no Brasil. A liderança da marca está refletida na frota circulante nacional: de cada 10 caminhões que circulam no Brasil, 4 são Mercedes-Benz. E de cada 10 ônibus, 6 levam a marca da estrela de três pontas. Durante os 60 anos de atividades no País, a Mercedes-Benz do Brasil é também a maior exportadora de veículos comerciais do País, tendo atendido mais de 60 países de diversos continentes. Cerca de 432.000 caminhões e ônibus foram exportados nessas seis décadas.

Mercedes-Benz 1113, o caminhão mais vendido da empresa no Brasil
Mercedes-Benz 1113, o caminhão mais vendido da empresa no Brasil

A planta de São Bernardo do Campo/SP é a maior da Mercedes-Benz fora da Alemanha para veículos comerciais. É também a única da Companhia a produzir caminhões, chassis de ônibus e agregados, como motores, câmbios e eixos, em um só local. A fábrica de São Bernardo produz caminhões das linhas Atego e Axor, enquanto a planta de Juiz de Fora/MG responde pelo Accelo e Actros. A unidade de Campinas, no interior paulista, conta com a linha de produção de peças remanufaturadas RENOV. Além disso, abriga a Central de Armazenamento e Distribuição de Peças e as demais atividades da área de Peças & Serviços ao Cliente, o que inclui toda a estrutura de assistência técnica, Central de Relacionamento com o Cliente e área de Treinamento para clientes e concessionários, entre outros.

Mercedes-Benz 710, o "Mercedinho"
Mercedes-Benz 710, o “Mercedinho”

Recentemente, a Empresa passou a contar com mais uma unidade produtiva no Brasil, inaugurando a fábrica de automóveis de Iracemápolis/SP. “Com muito orgulho e satisfação, sempre empregamos muitas pessoas”, destaca Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil. “Ao longo de 60 anos, mais de 100.000 colaboradores trabalharam ou ainda trabalham com a gente. Nosso time tem competência, conhecimento e experiência. Tem paixão pelo que faz, determinação e comprometimento, com foco na excelência e na satisfação do cliente. E sempre demonstrou coragem frente aos desafios em todos os momentos de nossa história no País. Nós vestimos a camisa e buscamos a excelência da Empresa e do Brasil no cenário da indústria automotiva”.

Chassi de ônibus LPO 1113 encarroçado
Chassi de ônibus LPO 1113 encarroçado

Em sua fábrica de São Bernardo do Campo, a Mercedes-Benz do Brasil conta com o maior Centro de Desenvolvimento Tecnológico de veículos comerciais da Daimler, fora da Alemanha, com foco em veículos comerciais Mercedes-Benz. Como decorrência desse trabalho, a unidade é o Centro Mundial de Competência do Grupo Daimler para desenvolvimento de chassis de ônibus. Além disso, é um importante polo da rede mundial de desenvolvimento de caminhões da Daimler Trucks.

Mercedes FT 2025
Mercedes FT 2025

Passado e futuro
Ao longo deste ano, a Mercedes-Benz do Brasil vem realizando uma série de eventos internos e ações por meio de mídias sociais para celebrar os 60 anos no País. A empresa explica que a data oficial é 28 de setembro, mas, entre os dias 28 de abril e 5 de maio, realiza um grande evento para os clientes do Brasil, da América Latina e de diversos outros países, assim como para parceiros de negócio, colaboradores e a imprensa.

A fim de valorizar o passado, durante as comemorações a empresa exibe veículos históricos no espaço identificado como “Museu do Cliente”: um caminhão L 7500 importado, ano 1952, da Covre, e um LP 331, ano 1961, da Supermix, veículos utilizados ativamente na construção e desenvolvimento de Brasília e do Brasil. Ao lado deles, dois ônibus clássicos: um O 355 da Viação Garcia, e um O 321 do acervo da Mercedes-Benz, o primeiro monobloco do País. Também estão expostos a Sprinter de 1997, e o 190 SL Roadster.

Mercedes FT 2025
“Caminhão do futuro” é totalmente autônomo e já completou viagens em testes na Alemanha

Por outro lado, a Mercedes-Benz aproveitou a ocasião para trazer ao Brasil pela primeira vez o caminhão FT 2025, o “Caminhão do Futuro”, totalmente autônomo. “Muitas de suas avançadas tecnologias já fazem parte do dia a dia no Brasil, como os sistemas de assistência à condução do Actros brasileiro”, comenta Stefan Buchner. A empresa acredita que, com o desenvolvimento dessa tecnologia, a eficiência dos transportes aumentará, o trânsito ficará mais seguro para todos os usuários da estrada e o consumo de combustível e as emissões de CO2 serão ainda mais reduzidos. Além disso, a fabricante aposta que haverá uma mudança radical na função do motorista, que passará também a ser um gestor do transporte.

Para alcançar esse objetivo, a Mercedes-Benz conectou os sistemas de assistência já existentes com sensores aprimorados do Highway Pilot. Assim, a condução autônoma já é possível em velocidades realistas e em situações de trânsito em rodovias expressas. “O Caminhão do Futuro 2025 da Mercedes-Benz é um modelo da força tecnológica da Mercedes-Benz Trucks. 120 anos atrás, a marca inventou o caminhão. E agora, estamos inventando tudo de novo”, diz Buchner, que declara: “nós da Mercedes-Benz estamos empenhados em tornar a condução autônoma pronta para a produção em massa até o final da década”.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php