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Mercedes-Benz começa a construir seu campo de provas no Brasil para veículos pesados

Previsão é que o campo de provas seja concluído até o segundo semestre de 2017
Previsão é que o campo de provas seja concluído até o segundo semestre de 2017

Durante o 66º Salão Internacional de Veículos Comerciais (IAA 2016) em Hannover, na Alemanha, a Mercedes-Benz anunciou o início das obras de seu campo de provas no Brasil, totalmente dedicado a caminhões e ônibus, na cidade de Iracemápolis/SP. Com investimento inicial de R$ 70 milhões em um terreno de 1,3 milhão de metros quadrados, o local abrigará uma estrutura especializada e 18 pistas de asfalto, concreto e terra, numa extensão total de 25 km para os mais variados tipos de testes.

Com obras de terraplanagem já em execução, o início de operação do campo de provas está programado para o segundo semestre de 2017. Este será o maior campo de provas da Daimler fora da Alemanha, afirma a Mercedes-Benz, e tomará por base um modelo similar ao da Daimler em Wörth, na Alemanha.

No campo de provas brasileiro, segundo a empresa, poderão ser realizados testes e ensaios com o mesmo rigor e padrão técnico e métrico seguidos por outras plantas do Grupo. “É justamente essa capacidade que nos credencia a testar veículos para diversos mercados. Um ótimo exemplo é a pista de testes de durabilidade, que terá mil placas de concreto que não se repetem. Elas são idênticas às colocadas na pista da Alemanha”, diz Christof Weber, vice-presidente de Desenvolvimento de Caminhões e Agregados da Mercedes-Benz do Brasil e um dos responsáveis pela idealização do campo de provas de Wörth.

Obras já começaram no terreno de 1,3 milhão de m² em Iracemápolis/SP
Obras já começaram no terreno de 1,3 milhão de m² em Iracemápolis/SP

Essa unidade será um laboratório que simulará, em condições reais, situações de tráfego, segurança e comportamento dos veículos que estarão em breve nas estradas. “Demandas como conforto e robustez serão verificadas e testadas de maneira ainda mais completa”, destaca Weber. A robustez será um grande destaque na realização de severos testes no Brasil. Com isso, o campo de provas ganhará know-how e estará apto para oferecer serviços em âmbito mundial, afirma a fabricante de veículos.

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O campo de provas vai concentrar todas as atividades num mesmo local, o que inclui variados testes funcionais, de ruído, estruturais e off-road, além de homologações de itens de segurança, ruídos e emissões gasosas. Além das pistas, o centro de testes terá uma estrutura de apoio com salas, computadores, rede de TI e oficina mecânica. Contará ainda com o suporte da fábrica de automóveis no que se refere à segurança, atendimento médico, alimentação e outros serviços aos cerca de 60 colaboradores da equipe, que já atuavam no Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Empresa na fábrica de São Bernardo do Campo/SP.

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A concepção da pista de testes brasileira contou também com a consultoria da empresa alemã Tilke, parceira da Daimler no campo de provas de Wörth e em outras obras, e que também elabora projetos de pistas da Fórmula 1. “Esse moderno e avançado campo de provas ampliará notavelmente a nossa capacidade de desenvolvimento tecnológico de caminhões e ônibus, consolidando a unidade brasileira como referência muito importante para a Daimler e para o setor automobilístico no País”, afirma Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, que apresentou essa novidade juntamente com Stefan Buchner, presidente mundial da Mercedes-Benz Trucks.

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