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Mercedes-Benz CLA 45 AMG passa a ser vendido no Brasil

A Mercedes-Benz traz ao Brasil o esportivo CLA 45 AMG, derivado do sedã compacto CLA e que tem como destaque o motor 2.0 turbo mais potente produzido em série no mundo. Preparado pela AMG, o motor de 1.991 cm³ e quatro cilindros, equipado com turbo de dupla entrada para os gases de acionamento (twin-scroll) e pressão máxima de 1,8 bar, é capaz de gerar 360 cv de potência máxima a 6.000 rpm, e torque máximo de 45,89 kgfm entre 2.250 e 5.000 rpm.

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O motor, que faz parte da linha BlueDIRECT da Mercedes, utiliza injeção direta de gasolina com aspersão controlada por meio de injetores piezelétricos posicionados no centro das quatro câmaras de combustão. Outros destaques são o cárter fundido totalmente em alumínio, a montagem do virabrequim de aço forjado com distribuição de pesos otimizada, pistões forjados com anéis de fricção reduzida, parede dos cilindros com tecnologia NANOSLIDE para menor atrito, arrefecimento do ar na admissão por água e ar, gerenciamento do gerador elétrico e a função ECO start/stop.

Com essas características, o CLA 45 AMG acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos e chega à velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. Entre os recursos do motor para atingir tal desempenho, a Mercedes-Benz instalou no modelo um sistema de resfriamento que, junto aos componentes básicos provenientes do SLS AMG, tem adicionado um circuito de baixa temperatura para resfriamento a ar e água do ar da admissão do motor.

“A grande área do radiador na parte da frente do módulo de refrigeração é suplementada por um resfriador adicional no arco da roda. Juntamente com o resfriador do ar de admissão, que é conectado em série, uma bomba elétrica de alto desempenho garante o fluxo necessário entre os resfriadores de água localizados atrás das grandes tomadas de ar. O resfriamento ideal do ar que sai do turbocompressor altamente comprimido contribui para o desempenho perfeito do motor”, explica a fabricante.

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A transmissão do modelo possui a caixa AMG SPEEDSHIFT DCT de dupla embreagem, com sete marchas e três programas de condução. “Os pontos fortes da transmissão esportiva AMG DCT incluem a troca de marchas sem qualquer interrupção da força de tração, uma estratégia de controle sob medida, trocas de marchas extremamente suaves e fáceis, além de alto nível de eficiência. Engrenagens reforçadas garantem máxima durabilidade. Anéis sincronizadores com área de fricção revestida de fibra de carbono aumentam a durabilidade e, ao mesmo tempo, otimizam o tempo de resposta durante as trocas de marchas manuais”, detalha a Mercedes-Benz.

Outro detalhe é o resfriamento do óleo da transmissão integrado ao circuito de arrefecimento a água do motor. De acordo com a fabricante, o resfriador a água fica atrás da grade dianteira e é apoiado no trocador de calor posicionado diretamente na transmissão e alimentado com água de refrigeração conforme necessário, por meio de uma bomba auxiliar.

O sistema de transmissão ainda é dotado de tração integral AMG 4MATIC voltado à performance, desenvolvido para privilegiar o desempenho e dinamismo. Em condução normal, o CLA 45 AMG utiliza tração dianteira. Quando a dinâmica de condução exige, o sistema 4MATIC divide o torque entre os eixos dianteiro e traseiro até uma proporção 50%/50%.  A distribuição de força é coordenada pelas informações de velocidade do veículo, aceleração lateral e longitudinal, ângulo do volante, diferença de rotação entre as rodas, marcha selecionada e posicionamento do acelerador.

“Um eixo cardã com duas seções transfere a força do motor para o eixo traseiro. Para melhor distribuição de pesos, uma embreagem multidiscos controlada eletro-hidraulicamente é integrada ao diferencial do eixo traseiro. Qualquer deslizamento no eixo dianteiro é detectado imediatamente pela embreagem multidiscos. Nesse caso, uma bomba hidráulica pressiona instantaneamente os discos, juntando-os e transferindo o torque do motor para as rodas traseiras, sem que o motorista perceba”, garante a Mercedes.

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A tração integral AMG 4MATIC é integrada com o ESP de três estágios e o ESP Curve Dynamic Assist (Assistente de Curva Dinâmico). Os três estágios do ESP permitem que o motorista varie a dinâmica do veículo de acordo com sua preferência ao toque de uma tecla: “ESP ON” (orientado para a segurança), “SPORT Handling” (Direção Esportiva) e “ESP OFF” (modo no qual as funções ESP são desativadas e que só deve ser usado por pilotos experientes e em pistas de corrida fechadas, mas por medida de segurança, quando o motorista pisa violentamente no pedal do freio nos modos “SPORT Handling” ou “ESP OFF”, todas as funções do ESP são restauradas).

Já o ESP Curve Dynamic Assist complementa o sistema ESP, fazendo com que, em curvas feitas em velocidade, uma intervenção imperceptível nos freios das rodas do lado interno do percurso originam um movimento de rotação ao redor do eixo vertical do automóvel, resultando em maior precisão e garantindo que o veículo permaneça sob controle todo o tempo.

O CLA 45 AMG ainda possui suspensão dianteira com três braços e dotada de cubos mais resistentes, juntas mais rígidas nos braços inferiores, proporcionando maior rigidez na cambagem e comportamento mais ágil nas curvas. Já a suspensão traseira tem quatro braços, com buchas dos amortecedores totalmente adaptadas para proporcionar o máximo de dinamismo e controle na condução. O suporte do eixo traseiro conta com mancais mais rígidos para maior estabilidade na condução, enquanto o subchassi é rigidamente conectado à carroceria.

A direção esportiva AMG Dual Pinion (com dois pinhões) com um sistema sensível à velocidade e relação de redução constante (14,5:1) proporciona alta precisão e agilidade. Os freios de alta performance tem discos ventilados e perfurados com 350 x 32 milímetros na frente e 330 x 22 milímetros atrás.

O CLA 45 AMG tem preço sugerido de R$ 289.900,00.

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