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Mercedes-Benz apresenta tecnologias para redução do consumo em ônibus



Mercedes-Benz lança pacote de soluções para redução de combustível em ônibus rodoviários. O pacote “Fuel Efficiency” reduz entre 2% e 8% o consumo, conforme descreve a fabricante. As soluções estão disponíveis para os modelos O 500 RS, RSD e RSDD. Ao todo, a fabricante elenca 21 tecnologias que compõem o conjunto.

O principal destaque das novidades é a nova parametrização do câmbio automatizado GO 240 além do chassi O 500 R que passa a ser equipado com o câmbio mecânico GO 190 da Mercedes-Benz acionado por alavanca do tipo joystick, compressor de ar do motor com otimização de energia, gerenciamento eletrônico do ventilador do radiador, chamado de Visctronic, aumento de torque de 163,2 kgfm para 188,7 kgfm a 1.100 rpm para o motor OM 457 LA de 360 cv e sistema de desligamento automático do motor.

O sistema de desligamento automático EIS (Engine Idle Shutdown) deverá entrar em ação e automaticamente desligar o motor quando notado que o ônibus está parado, porém com motor ligado, câmbio no ponto morto e freio de mão acionado, numa situação que perdure por um longo período – por exemplo, 4 minutos – sem que o motorista acelere o veículo ou acione o freio de serviço, o sistema entra em ação e automaticamente desliga o motor.

“O custo do combustível é um dos itens mais importantes na gestão de uma frota. Por isso, não paramos de desenvolver novas soluções para atender às necessidades dos clientes quanto à redução do consumo”, afirma o diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Walter Barbosa.

Segundo o executivo, com o pacote “Fuel Efficiency”, o cliente ganha no curto e no longo prazo. “Com o menor consumo, as novidades tecnológicas proporcionam redução do custo operacional e uma melhora do TCO, que é o custo operacional total do veículo ao longo de sua vida útil”, afirma Walter Barbosa. “Isso resulta numa ótima relação custo/benefício e em maior rentabilidade para as empresas de transporte de passageiros”.

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