Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Mercedes-Benz apresenta 1º caminhão pesado urbano totalmente elétrico

626-Mercedes-Benz-Urban-eT2

A Daimler Trucks apresentou nesta quarta-feira, 27/07, em Stuttgart, na Alemanha, o Mercedes-Benz Urban eTruck: primeiro caminhão totalmente elétrico com PBT (Peso Bruto Total) de até 26 toneladas. A fabricante avalia que a chegada dessa tecnologia ao mercado é concebível já para o início da próxima década.

Segundo a Daimler, o Urban eTruck é baseado em um caminhão pesado Mercedes-Benz de três eixos para serviços de distribuição de curta distância. O trem de força convencional foi substituído por um novo eixo traseiro, com propulsão elétrica por motores posicionados diretamente junto aos cubos de rodas – solução derivada do eixo traseiro elétrico que foi desenvolvido para o ônibus híbrido Mercedes-Benz Citaro. A força é alimentada pelo conjunto de três módulos de baterias de lítio-íon.

626-Mercedes-Benz-Urban-eT4

A autonomia do modelo chega a 200 km, garante a Daimler, que considera a distância suficiente para as entregas típicas de distribuição urbana. Com o conceito integrado com os motores juntos aos cubos de rodas, as baterias são acomodadas em um local à prova de colisões dentro do quadro do chassi.

626-Mercedes-Benz-Urban-eT3

“Anteriormente, os sistemas elétricos de propulsão tinham uso extremamente limitado em caminhões”, afirma Dr. Wolfgang Bernhard, membro do Conselho de Administração da Daimler AG e responsável pela Daimler Trucks & Buses. A empresa prevê que os custos das baterias terão diminuído duas vezes e meia entre 1997 e 2025 – de 500 Euros/kWh para 200 Euros/kWh. Simultaneamente, o desempenho irá melhorar numa proporção equivalente – de 80 Wh/kg para até 200 Wh/kg.

626-Mercedes-Benz-Urban-eTr

Desde 2014, a Daimler já atua desenvolvendo tecnologia de caminhões leves totalmente elétricos para o modelo Fuso Canter E-Cell. “Os custos, desempenho e tempo de carga se desenvolveram tão rapidamente que agora há uma inversão da tendência no setor da distribuição: a época é propícia para o caminhão elétrico. Nos caminhões leves para distribuição, nosso Fuso Canter E-Cell já tem sido testado intensivamente junto aos clientes desde 2014. E com o Mercedes-Benz Urban eTruck, estamos focando no segmento de distribuição pesada de até 26 toneladas. Pretendemos estabelecer a condução elétrica tão sistematicamente quanto a autônoma e a conectada”, completa Wolfgang Bernhard.

“Com o Mercedes-Benz Urban eTruck, estamos enfatizando a nossa intenção de desenvolver sistematicamente a propulsão elétrica para caminhões, a fim de atingir a maturidade com a produção em série”, declarou Stefan Buchner, chefe mundial da Mercedes-Benz Trucks. “Isso significa que começaremos a integrar os clientes, de maneira que possamos obter uma experiência conjunta valiosa com relação à autonomia de operação e à infraestrutura de carga nas operações de transporte do dia a dia. Com isso, consideramos que a entrada dessa tecnologia na produção em série já é concebível para o início da próxima década”.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php