A Daimler Trucks apresentou nesta quarta-feira, 27/07, em Stuttgart, na Alemanha, o Mercedes-Benz Urban eTruck: primeiro caminhão totalmente elétrico com PBT (Peso Bruto Total) de até 26 toneladas. A fabricante avalia que a chegada dessa tecnologia ao mercado é concebível já para o início da próxima década.
Segundo a Daimler, o Urban eTruck é baseado em um caminhão pesado Mercedes-Benz de três eixos para serviços de distribuição de curta distância. O trem de força convencional foi substituído por um novo eixo traseiro, com propulsão elétrica por motores posicionados diretamente junto aos cubos de rodas – solução derivada do eixo traseiro elétrico que foi desenvolvido para o ônibus híbrido Mercedes-Benz Citaro. A força é alimentada pelo conjunto de três módulos de baterias de lítio-íon.
A autonomia do modelo chega a 200 km, garante a Daimler, que considera a distância suficiente para as entregas típicas de distribuição urbana. Com o conceito integrado com os motores juntos aos cubos de rodas, as baterias são acomodadas em um local à prova de colisões dentro do quadro do chassi.
“Anteriormente, os sistemas elétricos de propulsão tinham uso extremamente limitado em caminhões”, afirma Dr. Wolfgang Bernhard, membro do Conselho de Administração da Daimler AG e responsável pela Daimler Trucks & Buses. A empresa prevê que os custos das baterias terão diminuído duas vezes e meia entre 1997 e 2025 – de 500 Euros/kWh para 200 Euros/kWh. Simultaneamente, o desempenho irá melhorar numa proporção equivalente – de 80 Wh/kg para até 200 Wh/kg.
Desde 2014, a Daimler já atua desenvolvendo tecnologia de caminhões leves totalmente elétricos para o modelo Fuso Canter E-Cell. “Os custos, desempenho e tempo de carga se desenvolveram tão rapidamente que agora há uma inversão da tendência no setor da distribuição: a época é propícia para o caminhão elétrico. Nos caminhões leves para distribuição, nosso Fuso Canter E-Cell já tem sido testado intensivamente junto aos clientes desde 2014. E com o Mercedes-Benz Urban eTruck, estamos focando no segmento de distribuição pesada de até 26 toneladas. Pretendemos estabelecer a condução elétrica tão sistematicamente quanto a autônoma e a conectada”, completa Wolfgang Bernhard.
“Com o Mercedes-Benz Urban eTruck, estamos enfatizando a nossa intenção de desenvolver sistematicamente a propulsão elétrica para caminhões, a fim de atingir a maturidade com a produção em série”, declarou Stefan Buchner, chefe mundial da Mercedes-Benz Trucks. “Isso significa que começaremos a integrar os clientes, de maneira que possamos obter uma experiência conjunta valiosa com relação à autonomia de operação e à infraestrutura de carga nas operações de transporte do dia a dia. Com isso, consideramos que a entrada dessa tecnologia na produção em série já é concebível para o início da próxima década”.