Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Medalha de ouro em mecânica

Alunos do Senai participam da Olimpíada do Conhecimento, uma competição entre futuros profissionais, que colocam em prática as instruções que receberam durante os cursos técnicos. O prêmio é representar o Brasil em uma disputa internacional no Japão.

Carolina Vilanova

870

Se o futuro do Brasil depende da educação dos nossos jovens, a Olimpíada do Conhecimento é uma grande oportunidade de incentivar e conhecer os talentos de amanhã. Promovido pelo Senai-SP, o evento é realizado a cada dois anos com o objetivo de estimular e projetar o ensino profissional no País. Os participantes são estudantes dos cursos técnicos e profissionalizante das Escolas Senai de todo o Estado de São Paulo.

A última edição da Olimpíada, realizada no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital, entre os dias 5 e 10 de outubro, contou com a inscrição de 680 alunos, das 69 unidades do Senai, divididas em 53 áreas tecnológicas, sendo quatro automotivas – mecânica automotiva, mecânica embarcada, mecânica diesel e instalação de gás veicular.

Para Roberto Spada, responsável técnico do evento, a Olimpíada é uma oportunidade de descobrir novos talentos, além de importante instrumento de incentivo à capacitação profissional. “O mercado reconhece e contribui para a realização deste torneio”, completa.

A competição consiste em programas com três modalidades de provas: teórica, prática, com duração de 3 e 21 horas, respectivamente, e qualidades pessoais. Os alunos, cada um em sua especialidade, elaboram individualmente os exames, conforme o conhecimento adquirido nas aulas do Senai. Os estandes, onde as provas são aplicadas, reproduzem ambientes reais de trabalho, totalmente preparados com equipamentos e ferramentas necessárias.

871
As provas são acompanhadas por avaliadores especialistas no assunto escolhido, eles são colaboradores do Senai, corpo docente de outras instituições, profissionais de montadoras e de empresas do setor. “As montadoras fornecem os carros, manuais, literatura técnica e as empresas do setor fornecem as autopeças, ferramentas, ou seja, todo o aparato necessário para avaliar a capacidade do aluno, além de disponibilizarem os profissionais”, conta Fábio Rocha da Silveira, coordenador técnico da área de automóveis do Centro Automotivo do Senai de Bauru (SP) e coordenador da Olimpíada.

Na área de mecânica automotiva, as sete tarefas práticas abordam os seguintes temas: eletricidade da Fiat, injeção eletrônica do Corsa, freios da Peugeot, arrefecimento do VW Fox, sistema de carga e partida do Ford Fiesta, sistema diesel da picape Chevrolet S10 e transmissão do Corsa. O aluno passa três horas tentando resolver os problemas de cada tarefa.

872
Os alunos fazem rodízio nos carros, consertando o mesmo problema. A oitava tarefa trabalha as qualidades pessoais do estudante e avalia sua capacidade de resolver o problema, de encontrar as peças, de atender bem o cliente, de planejar custos e utilizar as ferramentas adequadas, além disso, suas atitudes diante de questões mais complexas e  como efetuar um diagnóstico preciso são quesitos muito importantes.

“O que será avaliado é a metodologia. Solucionar o problema é importante mas como encontrar e diagnosticar é ainda mais”, explica Fábio. “Não podemos nos aprofundar em novas tecnologias, pois eles estão colocando em prática o que aprendem no seu cotidiano da escola”.

Paralelo à Olimpíada, foi realizada a Inova Senai (Feira Senai Paulista de Inovação Tecnológica), onde foram apresentados projetos e invenções dos alunos do Senai. “Além de ver a feira, os visitantes, jovens da periferia que não têm acesso a informações, olham os alunos do Senai trabalhando e pensam que também podem ter a mesma oportunidade. É um incentivo pra eles”, finaliza Fábio Silveira.

O pódio

A Fase Estadual da Olimpíada do Conhecimento do SENAI-SP premiou 171 alunos com medalhas e troféus. Os primeiros colocados estão classificados para participar da etapa nacional, que será realizada em Pernambuco, em março de 2006. Daí, os vencedores seguem para representar o Brasil na Olimpíada Internacional, o 39º WorldSkills Competition 2007, no Japão.

Eletrônica Embarcada
1º Colocado
Aluno Henrique Tadeu Spinelli
Escola Senai João Martins Coube – Bauru
2º Colocado
Aluno Raphael Azevedo Santana
Escola Senai Mariano Ferraz – Vila Leopoldina
3º Colocado
Anderson Rogério Piccoli
Centro de Treinamento Senai – Lençóis Paulista

Instalação de Sistema de Gás Natural Veicular
1º Colocado
Aluno Rodrigo Gonçalves Costa
Escola Senai Conde José Vicente de Azevedo – Ipiranga
2º Colocado
Aluno Rafael Mulari Ferreira
Escola Senai Luiz Varga – Limeira
3º Colocado
Aluno Nilson Soares de Campos Júnior
Escola Senai  Henrique Luppo

Mecânica de Automóvel
1º Colocado
Aluno  Deivid da Silva Camargo
Escola Senai João Martins Coube – Bauru
2º Colocado
Aluno Glaucus Kavagioni
Escola Senai Mario Henrique Simonsen – Piracicaba
3º Colocado
Aluno Jean Carlos Silva Tórtora
Escola Senai Henrique Luppo – Araraquara

Mecânica Diesel
1º Colocado
Aluno Rafael José da Costa Amorin
Escola Senai João Martins Coube
2º Colocado
Aluno Caio Henrique Sales Melis
Escola Senai  Conde José Vicente de Azevedo – Ipiranga
3º Colocado
Aluno Jeferson Ferreira Menezes
Escola Senai Duque de Caxias

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php