A Dayco é a fabricante e detentora dos direitos de patente das correias teflonadas High Tenacity® (HT) que são uma evolução das correias convencionais (HNBR). Para identificar a as correias teflonadas é só observar a sigla HT ao final do seu código e pela coloração clara na parte interna.
Outro ponto a ser considerado, é o tipo de correia dentada indicada para cada motor. Veículos como Volkswagen Amarok e Jetta, Renault Duster, Ford Fiesta e Focus (motor Sigma), Fiat Ducato Multijet, Ferrari e Maserati, entre outros veículos de alta performance utilizam originalmente correia sincronizadora teflonada.
A correia teflonada oferece maior resistência mecânica e térmica, quilometragem superior – com troca recomendada em torno de 100.000 km – além de maior aderência entre a correia e polia, gerando melhor desempenho. Seu dorso é composto por um tecido especial que aumenta a resistência lateral ao desgaste por eventual desalinhamento.
O mecânico Edson Roberto de Ávila, o Mingau da Mingau Automobilística, explica que “esse modelo de correia já era utilizado em alguns veículos premium, fora do Brasil, como a Ferrari. Quando a tecnologia dos propulsores chegou ao nosso país, tornou-se necessário que os acessórios de funcionamento acompanhassem essa evolução. Alguns veículos já apresentam em seu conjunto de distribuição original a correia teflonada, que foi desenvolvida com uma composição própria para suportar não somente altas temperaturas, mas também o formato específico das engrenagens, trazendo um deslize mais harmônico ao sistema. Nestes casos não recomendo, de maneira bastante enfática, a utilização de correias convencionais, até porque a qualidade de serviço do profissional está ligada à qualidade dos produtos que utiliza, por isso é importante adquirir esse tipo de conhecimento e utilizar no dia a dia. É uma correia extremamente diferenciada e necessária para acompanhar a tecnologia empregada”.
O mecânico José Natal da Silva, responsável pela Mega Car ainda completa: “Consigo notar os diferenciais da correia teflonada, devido à grande vivência na oficina. Além do maior tempo de vida útil, é perceptível o nível de redução de ruído, facilidade de montagem e tensionamento”.
Vale ressaltar que todo o sistema de transmissão de força de um veículo, deve passar constantemente por avaliação. O perfeito funcionamento do conjunto depende das boas condições de todas as peças: correias, tensionadores, polias e em alguns casos, a bomba d’água.
As correias com teflon foram fabricadas para motores específicos, quem tem dúvida se pode ou não usar no seu veículo, primeiro tem procurar saber se tem no mercado para tal veículo.
MOTOR 1.6 ASPIRADO C4 CACTUS.
PODE USAR ESSA CORREIA DENTADA TEFLONADA?
OBRIGADO!
Motor 1.6 aspirado C4 Cactus
Pode usar essa correia?
A correia de alta performance pode ser usada no meu C4 cactus 2020?
Boa tarde. Uma correia teflonada pode ser usada para veículos que não sejam de alta performance, como um Pálio Economy 1.0?