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Entrevista: Mecânico é um consumidor final

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Luiz Mirara, diretor-presidente da Hengst do Brasil, fala do objetivo da empresa que inclui estreitar o relacionamento com os mecânicos por meio de informações técnicas. Ele acredita que o mecânico é um formador de opinião, uma vez que decide a marca do produto a ser instalado no veiculo do seu cliente e, quando constata a qualidade do produto que aplica, certamente indicará para outros parceiros

 

Revista O Mecânico: A Hengst é uma empresa alemã, que veio para o Brasil a pedido da Mercedes-Benz. Quando foi isso e quando entrou de vez no mercado de reposição?
Luiz Mirara: Correto, a Hengst veio a convite da Mercedes-Benz e teve seus negócios iniciados no Brasil em 1999, através da joint-venture com a Fundição Wetzel, denominada Hengst-Wetzel LTDA. Sua chegada foi oficializada em 2001. Entrou no mercado de reposição em 2005 já participando da feira Automec e desde então vem crescendo e ganhando seu espaço no mercado brasileiro.

O Mecânico: A planta de Joinville foi ampliada há pouco tempo, como ficou em termos de capacidade de produção? Quais produtos saem dessa linha de montagem?
Luiz: A nova linha de produção de filtros com uma capacidade anual de 380 mil filtros de ar e 2 milhões de filtros de óleo, que serão adicionados ao componentes que importamos de nossa matriz, na Alemanha. Alguns dos produtos que serão feitos nessa linha são filtro de ar para linha Axor da Mercedes, Iveco Eurocargo, Scania P420 e também filtros de óleo para motores Mercedes-Benz OM 900 e MAN D08 entre outros.

O Mecânico: Como são desenvolvidos os filtros da marca destinados ao mercado brasileiro? Por ser alemã, que saber ser rigoroso com produtos automotivos, existe um padrão internacional, certificações?
Luiz: Todos os produtos destinados ao mercado brasileiro são desenvolvidos e validados na Alemanha e seguem os mesmos padrões de certificação dos mercados Europeu e Norte Americano de produtos originais OE (Original Equipment, inglês para equipamento original).

O Mecânico: Quais são os mais recentes produtos lançados pela Hengst, e para quais aplicações?
Luiz: Em dezembro de 2013 a operação da Hengst no Brasil passou a fornecer para a GM México o Módulo de Filtragem e Resfriamento de Óleo para os motores GM Ecotec 1.6L e 1.8L, que no mercado brasileiro equipam os veículos Cruze, Sonic e Tracker. O módulo traz um trocador de calor compacto e de alta performance que, em conjunto com orifícios calibrados, propicia eficiência no gerenciamento térmico do motor. Em novembro de 2013 iniciamos o fornecimento do separador de névoa de óleo dos motores 1.6 da Volkswagen, cliente para o qual já fornecemos 100% do separador de névoa de óleo nas versões 1.0, equipando os veículos Gol, Voyage e Saveiro, além do Fox. Este componente é vital para garantir o cumprimento das normas de emissões, separando a névoa de óleo do respiro do cárter. Já no mercado de Aftermarket, nosso portfolio de produto sofre constantes incrementos, pois sempre após os lançamentos de novas plataformas no mercado original, acompanhamos o mercado e passamos a oferecer estes também ao mercado de reposição.

O Mecânico: Como a Hengst enxerga o mercado de reposição no Brasil? Qual parte da produção destinada a esse público?
Luiz: O mercado de reposição brasileiro é extremamente dinâmico e exigente quanto a qualidade e atendimento. Presente nesse mercado desde 2005, a Hengst vem conquistando parcelas significativas ano a ano. Para suprir carências de informações e conhecimento sobre nossos produtos, participamos de feiras, eventos, treinamentos e palestras técnicas, além do suporte necessário aos clientes no dia a dia.

O Mecânico: Qual a importância dos mecânicos independentes para a marca? Que tipo de ação vocês preparam para esse público?
Luiz: Os mecânicos independentes em sua grande maioria são merecedores de nosso respeito, pois as evidencias são claras, são interessados, empreendedores e buscam contínuo aprimoramento. Eles são um dos principais elos da cadeia de distribuição, porque são os formadores de opinião em relação a qualquer autopeça. Nosso objetivo é estreitar o relacionamento com os mecânicos levando informações técnicas e também trocando informações importantes para o aprimoramento sobre nossos produtos.

O Mecânico: Em sua opinião, o mecânico é um formador de opinião? Como é o relacionamento entre eles e a fábrica?
Luiz: Sim, o mecânico é considerado como consumidor final. Ele é quem decide a marca do produto a ser instalado no veiculo do seu cliente. Uma vez que constate a qualidade do produto que aplica, certamente indicará para outros parceiros. A responsabilidade de uma boa aplicação tem certamente uma resposta direta à fidelidade, fama e sucesso da sua carreira e/ou empresa.

O Mecânico: A Hengst participou do ciclo de palestras do projeto Atualizar O Mecânico. Qual a importância dessa iniciativa e quais os objetivos?
Luiz: Sim, o projeto Atualizar é uma excelente iniciativa no qual podemos contar com a presença dos mecânicos durante as palestras, o que nos proporciona uma troca de informações muito valiosa. O objetivo, assim como o nome do projeto diz, é atualizar o mecânico com as mais novas tecnologias aplicadas nos mais modernos veículos, bem como sentir a temperatura de retorno sobre a marca e produto no mercado.

O Mecânico: A empresa mantém um programa de treinamento para mecânicos ao longo do ano?
Luiz: Sim, a Hengst disponibiliza consultores técnicos capacitados para atender as diversas solicitações do mercado além de manter um canal aberto direto com a fábrica, através do “linha direta” (47) 3027-9090.

O Mecânico: Que outras ações vocês fazem ou gostaria de fazer com os mecânicos independentes?
Luiz: Além de mantermos os canais de comunicação abertos, disponibilizamos instruções técnicas periodicamente ao mercado e também alimentamos nosso catalogo eletrônico frequentemente com informações importantes.

O Mecânico: Em relação às tecnologias de filtros, o que há de mais moderno nos dias de hoje?
Luiz: A Hengst fornece os mais modernos filtros ao mercado, especialmente elementos de filtro que agridem menos o meio ambiente onde é substituído somente o meio filtrante em si, evitando o descarte de restos de óleo e metais que precisam ser reciclados nos filtros tradicionais “blindados”. A mídia filtrante (conhecida como “papel”) utilizada pela Hengst é a melhor encontrada no mercado global, inclusive, a linha que produz os elementos para as montadoras é a mesma que atende ao mercado de reposição, não há diferenciação alguma, é a original. A preparação da mídia na produção dos elementos filtrantes segue processos que garantem máxima eficiência de filtração, mantendo 100% da área filtrante disponível. Por exemplo, não é utilizada cola para fechar as tampas dos elementos de filtro de óleo e de combustível, sendo estes vedados através de termofusão. Nos elementos de outros fabricantes que apresentam superfícies coladas às tampas, a área de papel-filtrante consumida pela cola deixa de ser filtrante.

O Mecânico: Você assumiu recentemente a Hengst, quais seus planos para a empresa no segmento de aftermarket?
Luiz: Primeiramente buscamos um crescimento sustentável. Para isto, não somente aumentamos nossa força de vendas para podermos atender a todas as demandas do mercado, mas principalmente temos várias ações voltadas ao crescimento técnico dos mecânicos e aplicadores, isto independentemente da região, além de trabalharmos constantemente para disponibilizarmos mais produtos com qualidade assegurada ao mercado Brasileiro.

O Mecânico: Com relação a peças falsificadas e de qualidade duvidosa, qual a sua dica para o mecânico? Os produtos da marca sofrem com esse mercado?
Luiz: Um dos objetivos de estarmos presentes no projeto Atualizar é justamente mostrar ao mecânico a razão pela qual ele deve optar por um produto de qualidade assegurada. O respeito aos clientes com relação à correta manutenção de seu veiculo e principalmente ao respeito ao meio ambiente são nossos lemas. Não é por acaso que fazemos parte do programa de descarte consciente, nossos filhos agradecerão.

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