Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Entrevista: Mecânico é o elo entre o consumidor e a marca

Ricardo Pessoa, diretor vendas para reposição da Tecfil, acredita que o mercado independente é um grande formador de opinião e que os mecânicos propagam a marca de forma direta junto aos consumidores finais

11621

Revista O Mecânico: A Tecfil faz parte do Grupo Sofape, desde quando está no Brasil e quais as marcas e produtos comercializa?
Ricardo Pessoa: A Tecfil (Sofape) iniciou suas atividades em 20 de março de 1953. No próximo ano completaremos 60 anos de atuação no Brasil. O Grupo é detentor das marcas de filtros automotivos Tecfil e Vox. Além dessas duas marcas, que atuam no mercado de aftermarket, a empresa fabrica filtros para diversas outras empresas nas operações de private label e OEM (Montadoras).

O Mecânico: Onde fica a fábrica e qual a capacidade produtiva? Do total, quanto é fornecido para o mercado de reposição?
Ricardo: Possuímos duas plantas fabris localizadas em Guarulhos. Juntas as fábricas possuem uma capacidade produtiva de 6 milhões de filtros/mês. Uma de nossas fábricas, localizadas em Bonsucesso, bairro de Guarulhos, é totalmente voltada para produção de filtros do tipo “metal free”, ou seja, não possuem aço na sua composição. Nesta planta também são desenvolvidos a parte de injetáveis (partes de filtros ou do sistema de filtragem em plástico). Uma média de 65% da nossa produção é voltada para o mercado de reposição. Detemos uma posição de liderança de market share no mercado de aftermarket Brasil.

O Mecânico: Vocês montaram há pouco tempo um centro de treinamento na fábrica. Conte um pouco sobre as suas atividades?
Ricardo: O Tecstop, nome do nosso Centro de Treinamento, foi mais uma das atividades pioneiras no mercado de filtros automotivos. É uma “Troca de Óleo Modelo”, altamente equipada com maquinário de primeira, elevadores tanto para automóveis quanto para motocicletas, coleta de óleo usado, sala de espera, etc. É um Centro de Treinamento prático, onde o reparador põe a “mão na massa”. Nossos técnicos orientam o passo-a-passo para uma correta troca de óleo e filtros automotivos. Cada treinamento é específico de um determinado modelo de uma montadora. É gratuito e o mecânico pode se inscrever por meio do site www.treinamentotecfil.com.br ou pelo 0800 11 6964. Ao final do treinamento, o reparador recebe um certificado de participação. Está sendo um sucesso e muitas das nossas inscrições partiram de pessoas que viram o anúncio aqui na Revista.

O Mecânico: A Tecfil tem muitas novidades para 2012? Em sua opinião, esse está sendo um bom ano para o segmento, mesmo com a queda nas vendas de veículos nos primeiros meses?
Ricardo: Este ano lançamos filtros com aplicações muito procuradas pelo mercado como: PEL119 – Lubrificante Ecológico – com aplicações em toda a linha E.torQ da Fiat; PSC452 – Filtro de Combustível – com aplicação Mercedes Benz 710 OM364, PEL113 – Lubrificante Ecológico – com aplicação Captiva, ARL1035 – Filtro de Ar – aplicação Honda City e New Fit, ARL9612 – Filtro de Ar – aplicação Ford Fusion, PEL114 e PEL115 – Lubrificante Ecológico – com aplicações Hyundai Azera, Veracruz, Sonata, Kia: Mohave e Sorento, ARL9611 – Filtro de Ar – aplicação Ford Edge, PSC493 – Filtro de Combustível – com aplicação Iveco Daily entre outros. No início do ano sentimos um pouco a retração do mercado, mas estamos otimistas para o fechamento de 2012. As vendas retornaram aos seus patamares, o mercado esta respondendo. Acreditamos num crescimento na casa dos 5%.

O Mecânico: Para a Tecfil, qual a importância do mercado de reposição no Brasil?
Ricardo: O mercado independente é um grande formador de opinião, pois possui uma aproximação maior com o cliente final. São os reparadores desse mercado que levam a nossa marca e a propagam de forma direta. Eles são o elo entre o consumidor final e a nossa marca.

O Mecânico: A empresa investe em desenvolvimento de produtos aqui no Brasil?
Ricardo: Sim, 100% dos nossos produtos são desenvolvidos nas nossas plantas aqui no Brasil.

O Mecânico: Existe diferença na produção de uma peça que vai para a montadora e da que vai para o mercado de reposição? Todos os controles de qualidade se aplicam para ambos os mercados?
Ricardo: Não existe diferença. A partir do momento que foi criado o projeto para atender as montadoras, seguindo todas as especificações exigidas pela mesma, o mesmo desenvolvimento é aplicado no mercado de reposição. A Tecfil zela pela qualidade dos seus produtos e nosso controle é realizado nos dois mercados. Possuímos todas as certificações exigidas pelo mercado: ISO 9001, ISO 14001, ISO/ TS 16949, OHSAS 18001, o que garante a qualidade dos nossos produtos e processos.

O Mecânico: Os produtos da marca têm destaque no segmento de veículos pesados? Estão tanto na montadora quanto na reposição?
Ricardo: Sim, possuímos destaque nesse segmento. O mercado de pesados é mais exigente em relação à qualidade. Atuamos nesses dois mercados, montadoras e reposição. Nossa posição no mercado de pesados vem crescendo consideravelmente, mas objetivamos um posicionamento ainda mais forte nesse segmento. Uma de nossas premissas é investir mais em serviços e divulgação para este público, que atua em frentes diferentes: caminhoneiros, frotistas, transportadoras, usinas, etc. cada público possui suas particularidades e exigências.

O Mecânico: Os produtos Tecfil sofrem com a concorrência de peças falsificadas e má qualidade? Como alertar o mecânico para fugir dessas armadilhas?
Ricardo: Assim como a maioria dos fabricantes, nós também sentimos a concorrência com peças falsificadas. O mecânico deve estar atento em relação à procedência do filtro. Verificar informações como tipo de embalagem, dados do fabricante, etc., são algumas práticas que ajudam a evitar a compra de produtos falsificados. O ponto de venda também tem que ser levado em consideração. O mecânico deve ter atenção ao local onde adquire as peças. Empresas idôneas prezam pela qualidade na venda de peças e não arriscam vender produtos falsificados.

O Mecânico: Como é a política de garantia dos filtros da marca?
Ricardo: Nossa política de garantia funciona da seguinte forma: Caso seja encontrada alguma falha com suspeita de que seja pelo produto Tecfil, a primeira atitude a ser tomada é, caso necessário, desligar o veículo imediatamente e entrar em contato com o nosso SAC. Este contato pode ser feito pelo 0800 11 6964 ou pelo e-mail [email protected]. Nossos técnicos são altamente capacitados para orientar o cliente em qualquer situação relacionada aos filtros. Após os esclarecimentos do ocorrido, a área técnica verificará se a peça será encaminhada para análise, lembrando que muitas das falhas podem ser provenientes da aplicação incorreta. Sempre orientamos os aplicadores a consultarem o manual do fabricante do veículo e nossos catálogos antes de qualquer aplicação. Se for necessário, a peça seguirá para análise e todo o procedimento é realizado em nosso moderno laboratório que, por sua vez, emitirá um laudo conclusivo do produto. Lembramos ainda que a Tecfil garante seu produto contra qualquer defeito de fabricação, desde que seja armazenado corretamente e instalado conforme recomendações do fabricante. Caso exista uma falha, comprovada em nossos laboratórios, o cliente será ressarcido de todos os seus prejuízos. A Tecfil tem um compromisso com a qualidade e com seus clientes. Qualquer dúvida em relação à aplicação, o reparador pode entrar em contato conosco pelo 0800 no horário comercial.

O Mecânico: Como é a relação entre a Tecfil e os mecânicos independentes? Existem programas voltados especialmente para esse público?
Ricardo: Todos os nossos programas abrangem o mercado independente. Nosso Centro de Treinamento é muito utilizado por este público. Nossas palestras e treinamentos realizados por todo o Brasil têm como foco o reparador, seja independente ou não. Participamos das duas edições da EXPOMECÂNICO e do Projeto Atualizar O Mecânico em várias edições. Possuímos em nosso site questionários de capacitação voltados para esse público e estamos iniciando um programa nas redes sociais voltado para os mecânicos. Em breve teremos novidades.

O Mecânico: A marca promove cursos e treinamentos para os mecânicos independentes? Como eles podem participar?
Ricardo: Sim, os mecânicos podem participar dos treinamentos práticos se inscrevendo pelo site www.treinamentotecfil.com.br ou pelo 0800 11 6964. Diversos treinamentos e palestras também são realizados junto às autopeças e distribuidores em diversos estados e são divulgados regionalmente por esses canais.

O Mecânico: Sempre vemos a Tecfil participando das feiras do setor e dando palestras nesses eventos. Por que essa ação é importante para a empresa?
Ricardo: As feiras proporcionam uma aproximação direta com o público e sempre que possível agregamos os treinamentos nesses tipos de eventos. É impressionante como todos os treinamentos ficam lotados. O público reparador vai atrás de atualização e informação, por isso que aproveitamos esses eventos com esse tipo de atividade.

O Mecânico: A Tecfil tem um site bastante dinâmico para os seus clientes. Quais serviços o mecânico encontra na página?
Ricardo: Em nosso site, o mecânico consegue visualizar todas as informações sobre a nossa empresa, certificações, lançamentos, treinamento online (quiz) e consultar nossos produtos no catálogo online. Nosso catálogo é atualizado diariamente e o mecânico ainda consegue realizar o download da versão offline. Estamos investindo cada vez mais nos meios digitais e internet. O público reparador esta antenado nesses canais e sua participação cresce a cada dia.

2 comentários em “Entrevista: Mecânico é o elo entre o consumidor e a marca

  1. oi pessoal , tenho usado no corolla 2000 1.8 16 val . o seu filtro de óleo VOX LB 134 , pois na minha região não tenho encontrado o Tecfil, mas gostaria saber se ele, o VOX ,tem by pass, e sua pressão é adequada ao tipo de óleo 20\50, pois esse é que usamos. att Paulo

  2. Bom dia eu tenho uma s10 2013 disel .saiu da garantia eu posso usar sussegado filtro tecfil até o prazo indicado pelo manual

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php