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Mecânico atualizado, oficina lotada

Atualizar O Mecânico

Assim como a Automec é importante para conhecer as novas tecnologias que estão chegando no mercado, O Atualizar complementa com dicas e informações técnicas para ajudar na oficina, conclusão: um profissional mais completo

Carolina Vilanova
Victor Marcondes

O mecânico Getúlio Cardoso de Sá, da Oficina Mecânica Gege, veio sozinho da cidade de Jaíba, em Minas Gerais, com um único propósito: conhecer a Automec. Quando chegou no Pavilhão de Anhembi, resolveu ir mais além, investir em atualização, para adquirir mais conhecimento e atender melhor a sua clientela. Por isso, assistiu a todas as palestras do Projeto Atualizar O Mecânico e teve uma surpresa ainda maior: ganhou no sorteio um scanner automotivo da Alfatest.

Assim, Getúlio volta para Minas como um profissional mais completo: conheceu as novidades da feira, obteve atualização com as palestras e ainda ganhou um equipamento que vai ser muito importante para ajudar nos diagnósticos da sua oficina. “Tô emocionado e muito feliz”, comemorou na hora em que foi anunciado o vencedor. “Agora a minha oferta de serviços vai melhorar muito, pois antes fazia os testes com o multímetro, por isso era limitado, mas com o scann

Essa foi mais uma história com final feliz revelada durante o Projeto Atualizar O Mecânico, que completou sua 10ª edição durante a Automec, em São Paulo. Cerca de 700 mecânicos participaram do ciclo de palestras, que teve como parceiros a ElringKlinger, a Gates do Brasil e a TecFil. Lá, os mecânicos puderam ter mais informações técnicas e mais proximidade com os fabricantes, o que ele precisa para crescer como profissional e obter sucesso no seu negócio.

Atualizar O Mecânico

Outros mecânicos não ganharam scanner, mas saíram satisfeitos com a qualidade das palestras e no que isso vai ajudar na rotina da oficina. “A palestra foi bastante completa, falou sobre os procedimentos de montagem de correia dentada. Para mim as informações foram proveitosas, já que estou voltando para essa área. Ações como esta nos ajuda a realizar o diagnóstico e a manutenção certa. Com o certificado fornecido no final consigo provar que sou mão de obra qualificada, que é o que todo cliente busca na hora de solicitar um serviço”, comemorou Marconi Ferreira, de São Paulo, técnico em injeção eletrônica, que frequentou o curso da Gates e ganhou uma luva no sorteio de brindes.

De mais longe ainda veio Domingos Oliveira Filho, proprietário da F Diesel, de Ubata, estado da Bahia. Ele participou da palestra da Tecfil e ficou impressionado com o resultado. “A minha região fica muito longe e a informação demora para chegar lá. Querendo ou não, a maioria das montadoras estão em São Paulo, mas a Revista O Mecânico tem feito um ótimo trabalho divulgando informações técnicas em todo o Brasil. Esta é a segunda vez que venho a Automec e não perco um Atualizar“, comenta. Ele afirma que o diploma das palestras me garante muita credibilidade perante aos clientes.

Já Gilberto Pin, mecânico independente de São Paulo, também não perde uma chance como essa de se atualizar: “Eu sempre estou atualizado porque recebo a Revista mensalmente em minha casa e aproveito para vir aqui para reforçar o meu conhecimento técnico. O trabalho feita pela Revista é muito importante para nós mecânicos”, finaliza.

O Projeto

Com tradição no meio da reparação e das feiras regionais, o Atualizar O Mecânico transmite as orientações e as dicas técnicas de quem realmente entende do assunto. O projeto nasceu com o objetivo justamente de disseminar essas informações aos profissionais da reparação, para que ele possa prestar cada vez mais serviços com qualidade na sua oficina, garantindo a fidelização dos seus clientes.

“O balanço do Atualizar na Automec 2011 foi um sucesso. Recebemos muitos mecânicos que puderam se beneficiar das informações passadas pelos palestrantes. Vale lembrar que todos os participantes ganham certificados e um ano de assinatura grátis da Revista O Mecânico“, finaliza o diretor comercial da Revista, Fabio Antunes de Figueiredo.

Atualizar O Mecânico

ElringKlinger

Tecnologia das juntas automotivas

O início da apresentação foi divido entre a divulgação dos produtos fabricados pela marca e a parte institucional. Logo em seguida, Luiz Henrique Reis, engenheiro mecânico e assistente técnico da Elring Klinger, passou a palestrar especificamente a respeito do desenvolvimento das juntas de cabeçote.

Ele reforçou que a tecnologia das juntas atuais foi modernizada para atender o mercado de forma adequada. “Os motores estão ficando cada vez mais leves, econômicos e menos poluentes. Com isso as tensões internas aumentam, necessitando de materiais de qualidade que suportem as novas tensões de pressão e temperatura para melhor vedação”, explica Luis.

O profissional também abordou os diferentes minérios que compõe as juntas lançadas pela companhia. “Para os propulsores mais antigos utilizamos a conhecida junta soft. Em veículos flex aplicamos juntas de material metálico com multicamadas. Já os motores diesel da linha eletrônica contam com componentes feitos de metal borracha. São juntas metálicas com vedação de borracha nas passagens de água e óleo”, detalha.

O técnico reforçou durante o curso a importância da troca do parafuso de cabeçote ao abrir o conjunto. “A junta não trabalha sozinha, precisa da força aplicada pelo parafuso de cabeçote. Por isso é preciso o aperto exato no parafuso para se atingir a vedação certa do motor”, observa.

A espessura das juntas de veículos da linha pesada foi outro tópico discutido. “Explicamos que, geralmente, essas juntas existem para compensar algum tipo de retífica que no cabeçote, com o objetivo de manter a taxa de compressão correta”, afirma.

Garantir segurança e confiança para o mecânico que compra os produtos da marca foi o foco da palestra. “Queremos mostrar que as juntas Elring possuem a mesma qualidade que as juntas fornecidas pelas montadoras e implantadas nos veículos comercializados no mercado”, finaliza.

Gates

Correias Automotivas Gates

m sua segunda participação no Projeto Atualizar O Mecânico, a Gates do Brasil enfocou tecnicamente a sua linha de correias, mangueiras e tensionadores, disponíveis para extensa gama de veículos nacionais e importados. O palestrante Gilmar Mattos, coordenador de Vendas da Gates, deixou claro na sua apresentação a diferença entre conhecimento e sabedoria. “Conhecimento é necessário para ele viver melhor e a sabedoria, para ele viver bem, dentro do contexto da oficina. Ou seja, passamos para ele conhecimento técnico para ele aprimorar a vida dele na oficina e na prestação de serviços”, diz.

Na apresentação, Gilmar mostrou aos mecânicos as fábricas da Gates no Brasil, o que cada uma produz e alguns processos tecnológicos de fabricação dos produtos e como são construídos. Além disso, falou da empresa de um modo geral e da comemoração dos 100 anos de Gates no mundo inteiro.

Um ponto muito importante abordado foi a demonstração dos principais problemas que podem ocorrer com os produtos, como diagnosticar corretamente e como soluciona-los. “Entre as principais novidades para o reparador da Gates, está o lançamento do Guia Automotivo Gates e o novo catálogo eletrônico que além da atualização das linhas de correias e tensionadores, incluiu a linha completa de mangueiras da Gates (4.000 aplicações, todas com fotos). O primeiro e único do Brasil”, de acordo com Fabio Murta, coordenador de Marketing da empresa.

A Gates não trouxe novos produtos, pois são lançados constantemente seguindo a aplicação dentro das montadoras. “Nosso grande objetivo é a aproximação com os mecânicos, que é uma das oportunidades do Projeto Atualizar”, finaliza Murta.

Tecfil

Filtros e Sistemas de filtragem

Para atender a indústria automotiva de acordo com o seu crescimento, a Tecfil teve que ampliar o tamanho da sua fábrica em São Paulo para mais de 30 mil m², e este foi exatamente um dos assuntos debatidos pelo técnico Rafael Cardoso, com os reparadores que frequentaram a palestra da empresa.

Comemorando 58 anos de atuação no mercado, a companhia ressaltou os seus produtos como os filtros de óleo lubrificante, filtros de combustível, filtros de cabine e de ar condicionado. “Fornecemos diversas dicas técnicas em relação a estes componentes para que o mecânico possa garantir qualidade de serviço na oficina”, diz Rafael.

Uma das principais recomendações do técnico foi a respeito da troca do filtro do motor a toda substituição do óleo lubrificante, que, segundo ele, evita o desgaste da peça e o acúmulo de resíduos que podem resultar em danos enormes para o motor.

De acordo com Rafael, uma das maiores dúvidas dos reparadores é fazer a correta fixação do filtro no veículo. “Indicamos apertar com as mãos até porque o componente tem instruções para ser aplicado com as mãos. A ferramenta é mais apropriada para retirar o filtro”, avisa.

Outro questionamento corriqueiro é com a relação a possibilidade de encher o componente com óleo. “Muitos perguntam sobre o procedimento de enchimento do filtro com lubrificante antes de instalar no carro. Eu digo que depende da posição da aplicação, mas realmente isso ajuda a evitar a entrada de ar no sistema e a formação de bolhas no óleo”, comenta.

Rafael levou outras informações como a necessidade de trocar os filtros de ar condicionado a cada seis meses para não causar problemas respiratórios aos passageiros. Já sobre os filtros de óleo de moto, o técnico afirmou que podem ser trocados a cada 1 mil km. No caso dos filtros de ar para moto a substituição depende do ambiente de trabalho ou a cada 1 mil km.

Os reparadores também foram atualizados sobre as tendências mundiais em filtros ecológicos. “Este tipo de produto não explora o aço como minério para sua confecção. O filtro é feito de celulose e tampa de plástico”, explica. “Repassar informações para os mecânicos garante credibilidade e ajuda a Tecfil a ampliar os seus horizontes comerciais entre os profissionais.”

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