De acordo com o coordenador de Treinamento Técnico da Monroe, Juliano Caretta, marcas não contínuas na região central dos pneus podem significar problemas nos amortecedores. “Esses desgastes localizados, e em formato de ‘concha’, podem indicar que os amortecedores estão com algum tipo de problema ou até mesmo montados de forma errada”, afirma.
O especialista explica ainda que esses sinais ocorrem quando a suspensão funciona de forma inadequada e os pneus passam a dar pequenos pulos, não ficando em contato permanente com o solo. “Esses sinais são mínimos e quase imperceptíveis ao motorista. Por esse motivo, é essencial que se faça a revisão periódica de todas as peças”, alerta.
Juliano comenta que sempre que os pneus apresentarem qualquer tipo de desgaste é preciso investigar a real causa do problema. “É comum que as pessoas os troquem e não verifiquem o que provocou o defeito. Isso pode gerar riscos ao dirigir, já que o componente defeituoso segue sem ser inspecionado. Além disso, a falta de um check-up pode causar gastos excessivos, pois a peça substituída provavelmente vai sofrer desgaste novamente”.
Além das marcas nos pneus, amortecedores desgastados podem causar ruídos na suspensão, derrapagens, aumento da distância de frenagem, inclinação excessiva nas curvas e aquaplanagem. “Caso o motorista note qualquer problema de dirigibilidade no veículo, ele deve procurar imediatamente uma oficina ou centro automotivo para inspecionar os amortecedores”, orienta Juliano Caretta.
A vida útil do amortecedor é proporcional às condições de uso do veículo, frisa a Monroe. A empresa recomenda revisar as condições dos amortecedores quando atingirem aproximadamente 40 mil quilômetros e, após este período, fazer checagens periódicas a cada 10 mil quilômetros, ou conforme a orientação da fabricante do veículo.