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Manutenção é a solução

O coordenador do GMA, Antônio Carlos Bento de Souza, fala sobre a importância do mecânico independente na divulgação dos projetos Carro 100% e Caminhão 100% junto aos seus clientes, para conscientizá-los de que a manutenção preventiva, além de proporcionar mais segurança ao veículo, é mais barato no final

 

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O Mecânico: Em primeiro lugar, conte um pouco da história do GMA…Antônio Carlos Bento de Souza: …O GMA (Grupo de Manutenção Automotiva) foi uma evolução do GPE (Grupo de Planejamento Estratégico), criado pelas principais entidades do setor de reposição, Sindipeças, Andap, Sincopeças-SP e Sindirepa-SP, que se uniram para representar a cadeia automotiva na sociedade.

 

O Mecânico: Por que esse grupo foi formado, quais os objetivos?
Bento: Queremos aumentar as oportunidades do setor de reposição, propondo idéias e elaborando projetos, pensando no bem-estar do consumidor. São três principais objetivos: geração de demanda, ou seja, conscientizar o consumidor da importância da manutenção preventiva e aumentar o fluxo de serviços; melhorar a imagem do setor, apagando a imagem do mecânico sujo que usa peças paralelas e sem qualidade; e gestão política, que vai interagir com órgãos governamentais executivos e legislativos em defesa da classe e da regulamentação da inspeção veicular.

 

O Mecânico: O Grupo de Manutenção Preventiva (GMA) lançou há pouco tempo uma campanha para a divulgação da manutenção preventiva, o Carro 100% e o Caminhão 100%. O que é a campanha e para quem é dirigida?
Bento: A campanha Carro 100% foi criada para trabalhar a conscientização do motorista a fim de convencê-lo a realizar a manutenção preventiva no seu veículo, que vai trazer mais segurança para o veículo e no fim sai mais barato do que consertar o carro toda vez que quebra.

 

O Mecânico: Qual é a situação do Brasil em relação à manutenção preventiva hoje?
Bento: É importante lembrar que o brasileiro não tem a manutenção preventiva na sua cultura, então essa questão deve ser muito bem trabalhada. Com a imensa frota que temos hoje, com idade média de 9 anos, apenas 40% dos motoristas levam seus veículos para fazer as revisões, os outros 60% vão à oficina somente quando o carro quebra. E acabam gastando mais.

 

O Mecânico: A falta de manutenção, além de colocar a segurança em risco, causa acidentes e prejudica muito o trânsito….
Bento: … É verdade. Segundo estudo inédito realizado no Brasil, com avaliação técnica de 3.000 veículos que se envolveram em acidentes, 14% dos acidentes que ocorrem nas estradas são causados pela falta de manutenção preventiva, por quebra de peças no carro. Esse número aumenta para 48% nos grandes centros urbanos. Por isso os congestionamentos no trânsito muitas vezes são causados por carros quebrados que interditam as vias. De acordo com dados da CET, 600 veículos são retirados das ruas todos os dias, sendo que a metade apresenta problemas mecânicos – pane elétrica, falha mecânica, pneus furados etc. Em vias monitoradas o socorro chega em 15 minutos, o suficiente para gerar 3,5 km de congestionamento.

 

O Mecânico: A manutenção traz quais benefícios para o veículo e o motorista?
Bento: Uma série de benefícios, começando pela segurança dos ocupantes do carro, a preservação do meio ambiente e valor de venda do veículo em bom estado de conservação, entre outros.

 

O Mecânico: Qual o gasto médio de manutenção preventiva por carro em um ano no Brasil?
Bento: A média é de R$ 890,00, cerca de 4,3 visitas na oficina, incluindo a troca de óleo.

 

O Mecânico: Como o mecânico pode ajudar?
Bento: A participação do mecânico na campanha Carro 100% é de extrema importância, pois ele é quem esclarece ao proprietário do veículo várias dúvidas sobre as condições do seu automóvel ou caminhão. Ele tem que cuidar bem da sua oficina e da sua atualização. Passar uma boa impressão ao cliente, oferecendo qualidade no serviço, peças de boa procedência, garantia, bom atendimento etc. Nós inclusive preparamos um check list, de acordo com as normas da ABNT, que ele pode oferecer ao seu cliente, independente do problema que o levou na oficina. Para ter conseguir os itens, acesse o site www.carro100.com.br.

 

O Mecânico: Diretamente para o público, o que será feito?
Bento: As divulgações estão nos rádios e na mídia impressa, são comerciais bem humorados mas com uma mensagem muito séria. Na verdade, essa divulgação é importante, mas precisamos também pensar em treinamento e capacitação dos mecânicos para receber esses consumidores com qualidade. Então todo tipo de atualização que o mecânico participe vai ser muito bom para o negócio, cursos via TV ou internet, SENAI, palestras técnicas, enfim, tudo que aumente o seu conhecimento.

 

O Mecânico: Em quais cidades a campanha Carro 100% e Caminhão 100% foi implantada?
Bento: Está nas principais capitais do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília e Recife. Queremos que a campanha seja um movimento, como a campanha contra o câncer de mama, na qual todos participam. É um processo de longa duração.

 

O Mecânico: O mecânico vai acabar lucrando com a campanha…
Bento:… Isso mesmo, ele pode ganhar dinheiro com venda de peças e serviços, que muitas vezes o proprietário nem sabia que precisaria fazer preventivamente. Isso representa uma oportunidade de crescimento, mas é muito importante ser ético, isso vai divulgar ainda mais a sua imagem e trazer ainda mais clientes para dentro da sua oficina. Viver na informalidade não leva a lugar nenhum, a campanha também defende isso.

 

* Problemas mecânicos mais freqüentes no trânsito urbano:
Veículos leves Veículos pesados
86 % – Suspensão 86 % – Suspensão
72 % – Freios 97 % – Freios
48 % – Lanternas 77 % – Lanternas
39 % – Direção 93 % – Direção
38 % – Faróis 40 % – Faróis
23 % – Rodas 25 % – Rodas
22 % – Pneus 17 % – Pneus
*dados: Estudo Scaringella Trânsito

 


Legenda:
Sindipeças – Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores
Andap – Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças
Sincopeças-SP – Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo
Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas
CET – Companhia de Engenharia de Trânsito

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