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Manutenção do sistema de suspensão do Gol G5

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Veja o passo a passo da troca da bandeja, pivô da suspensão, terminal da direção e barra axial da direção do compacto da Volkswagen com motor 1.0, ano 2008/2009

icone_texto_p F. Tavares

icone_fotos_p Isabelly Otaviano

Diferente do que muitos pensam, suspensão de veículos não se resume apenas às molas e amortecedores. O amigo mecânico sabe muito bem que esse importante componente vai além do que se imagina. Uma bandeja de suspensão danificada, por exemplo, pode prejudicar todo o conjunto, fazendo com que o proprietário tenha muita dor de cabeça com gastos, ou pior, comprometer toda a segurança de quem conduz o veículo.

Por isso, a Revista O Mecânico traz para esta edição uma reportagem sobre a troca do sistema de suspensão dianteira de um Volkswagen Gol G5 1.0 Flex, ano 2008/2009, com aproximadamente 200 mil km rodados, quilometragem suficiente para deixar qualquer possante gritando por uma bela revisão e reparação.

O Gol G5 possui suspensão McPherson na dianteira, um dos tipos mais comuns encontrados em veículos leves. O sistema é composto principalmente por bandeja, pivô, manga de eixo e conjunto de amortecedor e mola.

A bandeja de suspensão tem a função de, trabalhando em conjunto com os demais componentes, ligar a roda ao chassi do veículo e contribuir para o melhor funcionamento do sistema, controlando o posicionamento dos componentes para que eles atuem em diversas situações como subir e descer, para frente e para trás, ou para dentro e para fora.

Já os terminais de direção interligam a articulação axial com a roda do veículo, o que possibilita os movimentos angulares. As barras axiais fazem a transmissão dos esforços e movimentos do mecanismo da direção para as rodas direcionais do veículo e atua, em conjunto com a barra, fazendo a ligação da caixa de direção com o terminal de direção.

Os pivôs da suspensão são pinos articulados que prendem o cubo da roda à suspensão e fazem a união entre as partes suspensas (chassi, carroceria) e as partes não suspensas (telescópico, manga de eixo, cubo de roda).

Por tudo isso é importante que o amigo mecânico coloque na cabeça dos clientes que, se uma dessas peças falhar, todo o componente de suspensão pode ser danificado.

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Para este procedimento, contamos com a ajuda de dois profissionais da Perfect, empresa atuante no mercado de peças para reposição há 20 anos. Luiz Augusto, coordenador Técnico e Paloma Queiroz, técnica promotora, fizeram a substituição da bandeja, pivô, terminal da direção e barra axial da direção do veículo.

 

Ausência de barra estabilizadora e bieletas

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Não há uma regra específica da montadora sobre quais Gol G5 1.0 são equipados com barra estabilizadora e bieletas ou não. Existem carros idênticos rodando nas ruas com e sem esses componentes – o mecânico só tem como saber se há barra estabilizadora ou não olhando pessoalmente a suspensão do carro. Preste atenção, porque isso influi inclusive na compra das peças: um amortecedor sem suporte de bieleta não pode ser instalado em um carro com barra estabilizadora. Caso vá fazer a manutenção da suspensão desse modelo, não compre as peças antes de ver o carro do cliente.

 

Procedimento

1) Com o veículo ainda no chão, solte os parafusos da roda, mas não completamente. Esse processo deve ser feito com o carro ainda no piso para a roda não girar em falso. Lembre-se sempre de usar os equipamentos de segurança.

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2) Para manter o balanceamento da roda, faça uma marcação tomando como referência o parafuso mais distante do bico de ar.

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3) Para a remoção da bandeja de suspensão, remova os parafusos que a unem ao pivô de suspensão.

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4) Utilizando um soquete 18 mm ou chave combinada, solte os parafusos que fixam a bandeja ao agregado (4a e 4b).

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5) Verificamos que a bucha da bandeja de suspensão estava com uma ruptura. Esse problema pode gerar instabilidade na direção ao frear ou acelerar o veículo, prejudicando a segurança de condutor e passageiros. Substitua a peça nessas condições.

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6) Após a soltura da bandeja, verifique a situação do pivô. No veículo utilizado nesta reportagem, houve ruptura na coifa, gerando vazamento da graxa no componente. Se isso acontecer, substitua a peça.

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7) Retire o terminal de direção para verificar a barra axial. Para esse procedimento é recomendando o uso de uma chave 19 mm e de um saca-terminal.

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8) Ao remover o terminal de direção, foi verificado um corte no guarda-pó. Assim, o terminal deve ser substituído completo.

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9) Com alicate de corte, retire as fitas elásticas da barra axial de direção. Existe uma fita em cada extremidade da coifa.

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10) Após extrair as fitas elásticas, remova o guarda-pó do terminal axial. Verifique as condições do guarda-pó, se há corte ou ruptura em suas extremidades.

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11) Remova a barra axial e com a ajuda de uma morsa (11a), verifique se há folga nesta peça. Neste caso havia, por isso foi feita a substituição (11b).

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11

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11a

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11b

 

OBS: Antes de remover a porca da barra axial, conte os filetes de rosca para manter a mesma posição aproximada da rosca que irá na barra nova.

 

12) Coloque a nova barra axial e a coifa, que deve ser fixada com uma cinta elástica, ou enforca-gato.

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13) A porca da barra axial deve ficar aproximadamente na mesma posição que ficava a antiga, para manter a geometria do veículo. Por isso, antes de remover a antiga, deve-se contar os filetes de rosca.

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14) Aplique o novo terminal de direção na barra axial e, posteriormente, conecte o terminal na manga de eixo do veículo.

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15) Conecte o pivô de suspensão na manga de eixo do veículo.

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16) Para a instalação da bandeja de suspensão, os parafusos devem ser apenas apontados (sem aperto final) nos locais indicados para depois receberem o torque definitivo.

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17) Para dar o torque final, comece pelo parafuso da parte de trás da bandeja. Depois disso, aplique e apenas encoste o parafuso da frente, pois o aperto final será dado apenas com o veículo apoiado no solo.

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18) Acople a bandeja ao pivô da suspensão e fixe com as porcas, utilizando o torquímetro.

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19) Após a fixação do parafuso final na bandeja de suspensão, realize a calibragem e a geometria do veículo.

 


Mais informações: Perfect peças automotivas 0800 726 4800

6 comentários em “Manutenção do sistema de suspensão do Gol G5

  1. Atenção galera:
    Aquele aviso de ao retirar a roda, marcar a posição para manter o balanceamento, é falso..o balanceamento das rodas independe de posição das mesmas..inclusive pode e deve ser feita o cruzamento das rodas, para ajustar os desgastes dos pneus.
    Balanceamento e alinhamentos, se fazem regularmente para manter o veículo em boas condições de rodagem.

  2. Bom dia Herman, tudo bem?
    De acordo com a Perfect Brasil o torque de aperto é de 60Nm.
    Atenciosamente,
    Victor Piccin

  3. No item 18 utiliza-se o torquímetro para aplicar o torque correto no pivô,qual o torque recomendado?

  4. Tenho um Voyage G5 1.6
    Troquei os 4 amortecedores, e coloquei rodas 225/40/18.
    Mais sinto que as dianteiras batem duras em pisos irregulares, isso vai danificar minha suspensão?
    O que posso fazer pra reforçar ela? Para que possa usar essas rodas sem preocupação?

  5. Eu tenho um gol g6 básico e ele não tem barra estabilizadora se eu quiser por tem jeito

  6. Eu troquei os amortecedores do meu g5 2010 e continua batendo o mecânico disse q quando ele foi trocar os amortecedores não tinha bieletas

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