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Confira dicas de manutenção dos freios ABS

Confira dicas de manutenção dos freios ABS para evitar o travamento das rodas e manter a dirigibilidade segura numa emergência.

Carolina Vilanova

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A cada dia que passa fica mais fácil encontrar nas oficinas veículos equipados com sistema de freios ABS, Anti-lock Brake System, que significa em português: sistema anti bloqueio dos freios.

Um dos mais importantes componentes de segurança ativa do carro, o ABS evita que as rodas travem em uma situação de frenagem de emergência, permitindo que o motorista corrija a rota e evite um acidente.

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A origem do ABS se deu na Fórmula 1 e desde que começou a ser utilizado em carros de luxo, em 1978, tem se tornado cada vez mais essencial. Na Europa é equipamento obrigatório nos veículos fabricados depois de 2004. Mas o ABS evoluiu muito nesses anos e hoje se tornou uma peça tecnologicamente avançada que exige muito cuidado na hora do reparo, inclusive, dos freios convencionais.

“No Brasil, o ABS teve suas primeiras aplicações no início dos anos 90, com um modelo analógico da Bosch chamado 2S, que contava com os componentes principais: a unidade hidráulica e a de comando (separadas), sensores de rotação e cilindro mestre com válvula central”, explica Daniel Fernando Lovizaro, engenheiro de assistência da Bosch.

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Na sua essência, a unidade hidráulica é formada por uma bomba e quatro solenóides de três estágios, sendo um solenóide para cada roda. Para realizar testes na unidade de comando era necessário que o mecânico tivesse o aparelho próprio, o ABS 2 Led Tester, em conjunto com um multímetro ou osciloscópio. As unidades não tinham reparo, se quebrassem teriam que ser substituídas. Os veículos equipados eram o Chevrolet Omega, Ford Versailles e VW Santana.

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Na maioria dos carros ainda é encontrado o ABS tipo 5.3, como no caso do nosso exemplo, um Fiat Palio ano 2005, 1.0 litro 16 V. Esse modelo de ABS é construído com válvulas de dois estágios com duas posições de trabalho: aberta e fechada. Seu funcionamento, assim como os demais, depende dos sensores de rotação das rodas para trabalhar em conjunto com a unidade de comando, que interpreta a velocidade de roda e a taxa de aceleração medida. Em seguida, o atuador hidráulico faz a atuação quando existe a necessidade de redução da pressão hidráulica no sistema de freios.

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O sistema de freios ABS é formado basicamente pelos seguintes componentes:• Sensores de rotação – indutivo ou passivo. O passivo precisa de indução elétrica para dar impulsos, combinado com a roda fônica e o sensor ativo integrado com a roda fônica, mais moderno, funciona de forma eletrônica com auxílio de um campo magnético.

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• Unidade de comando do ABS, que se comunica com a ECU do carro, pode ser separada ou híbrida. Mais uma vez, as mais modernas são mais compactas e leves. O conjunto é preso por meio de parafusos ao veículo, e só deve ser retirado em caso de substituição.

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• Unidade hidráulica, que serve para regular a pressão hidráulica do sistema de freios. Os mais modernos são integrados na unidade de comando.

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Obs.: A unidade hidráulica não vende separada, mas a unidade eletrônica sim. Para desmontar é só tirar os parafusos com o módulo fora do veículo.

O controle de tração é integrado ao ABS e oferece segurança em certas manobras, evitando que a roda patine durante as acelerações. Por isso utiliza os mesmos sensores de rotação. O controle de tração evita a patinação das rodas, atuando no sistema de freios, acionando a pinça do freio e no sistema de injeção para reduzir a velocidade.
“É muito importante que o mecânico preste atenção ao comprar o componente correto, pedir sempre por aplicação do catálogo dos fabricantes e não pelo modelo do carro”, diz Daniel.

• Cilindro mestre: quando equipado com ABS é específico, contando com uma válvula central que garante o funcionamento do conjunto.
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Obs.: quando o ABS entra em funcionamento, precisa reduzir a pressão hidráulica da roda. A bomba hidráulica, por sua vez, tira a pressão da roda e retorna para o cilindro, que passa através dessa válvula impedindo danos nas gaxetas de vedação do cilindro. É nesse momento que se percebe a trepidação do pedal.
Vale lembrar que o motor hidráulico é lacrado e não pode ser desmontado, aqui desmontamos apenas para visualização.
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Manutenção

Para manter o sistema de freio equipado com ABS em perfeitas condições, o primeiro passo é fazer a troca periódica do fluido de freio, que de acordo com a Bosch, deve ser a cada 10 mil km ou 12 meses. Daniel explica que se esse procedimento não for efetuado, pode ocorrer entupimento das conexões hidráulicas ou a corrosão. “Por isso, é bom que o técnico fique atento, pois entupimentos na unidade hidráulica do ABS podem gerar problemas na frenagem”, avisa.

Numa eventual substituição das pastilhas, recue o êmbolo sem usar alavanca, utilize uma ferramenta adequada. Abra o parafuso sangrador, senão toda sujeira retorna para o ABS e pode entupir a válvula solenóide.
Use uma ferramenta do tipo grampo para bloquear o flexível (A). Isso é necessário pois, quando o fluido retorna, passa pelo módulo e o grampo impede que a sujeira volte para a unidade hidráulica. Por isso, na hora de retornar o êmbolo, bloqueie o flexível e abra o sangrador, em seguida, retorne o embolo da pinça (B).

 

  • 5210
    (A)
  • 5196
    (B)

Por último, o procedimento de sangria merece atenção. De acordo com a Bosch, existe uma sequência que depende de cada modelo de veículo e sistema de freio utilizado, ou seja, circuitos cruzado ou paralelo. “Esses cuidados refletem diretamente na qualidade do serviço”, afirma Daniel.

• Sistema cruzado: traseira direita, dianteira esquerda, traseira esquerda e dianteira direita, ou seja, em X, com ou sem ABS.• Sistema paralelo: traseiro direito, traseiro esquerdo, dianteiro direito e dianteiro esquerdo.• Os veículos equipados com ABS 2E têm esquema de sangria diferente para ser usado: em “Z”, ou seja, dianteiro esquerdo, dianteiro direito, traseiro esquerdo e traseiro direito.

Diagnóstico

Para fazer um diagnóstico correto de possíveis avarias no sistema ABS, o primeiro passo é ter em mãos um scanner automotivo. Assim, pode identificar o código do defeito e fazer o respectivo reparo. Nessa matéria usamos um KTS 570 da Bosch, que também é osciloscópio. Tenha sempre em mãos o esquema elétrico.

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Provavelmente o cliente vai chegar na sua oficina mostrando a luz de avaria acesa, o que quer dizer que alguma falha foi detectada e registrada. Qualquer falha no sistema que impossibilita o funcionamento do ABS, que é desligado por segurança.

1) Agora, o técnico deve escolher a conexão para plugar o cabo, no caso do Palio é do tipo OBD. Conecte o scanner e ligue a ignição. O equipamento será acionado para fazer a leitura do sistema.

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2) O scanner mostra que já identificou as unidades de comando ativas para o ABS e identificou a família a qual pertence, 5.3 unidade. Pronto, está conectado.

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3) O sistema mostra a identificação e a memória de erros. Faz a leitura de valores reais, dos atuadores e testes estáticos.

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4) Foi simulado no veículo uma falha no sensor de rotação, que o scanner verificou.

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5) Depois do reparo, tem que apagar a memória de falha depois de ter resolvido o problema.

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6) Em uma eventual troca do sensor de rotação, solte os parafusos e retire o conjunto com o cabo.

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Quando necessário, faça a limpeza da roda fônica para tirar toda a sujeira.

Importante saber quais componentes podem ser substituídos:
• Sensores de rotação• Unidade hidráulica junto com a de comando

• Somente a unidade de comando

• Fusíveis

• Esquemas elétricos

• Roda fônica, que quando é fixa no eixo vem junto com a homocinética. Mas é uma peça que não tem desgaste, a troca acontece apenas se sofrer um acidente. Em sistemas de freio a tambor, a roda fônica pode sofrer danos, na hora de voltar à regulagem das sapatas.

Tome cuidado.

Não faça a regulagem de freio de estacionamento pelo cabo, pois tem uma alavanca que vai para frente e pode pegar no anel de impulso. A maneira correta é a seguinte: tire a roda, regule a sapata e; depois, ajuste a altura do freio de estacionamento.

Obs.: Preocupação com o sensor ativo na manutenção: em rolamento integrado com a roda fônica, coloque na posição certa e com cuidado.

Para algumas aplicações até a versão 5.3 é possível realizar a diagnose de falhas no sistema através de códigos de piscada. Quando o carro tem conector de três pinos no lugar do OBD, faça a leitura com o auxílio de um Jump, que acionará a função de código de piscada; do multímetro e do esquema elétrico(A).

  • 5204
    A
  • 5203
    B

Coloque o Jump no conector de diagnose, com a ignição desligada. Ligue a ignição e no painel a luz piscando do ABS indica o código, que nesse caso é o 41. O código é repetido três vezes e então, o técnico pode checar na tabela de código de piscadas qual a avaria. Para apagar a memória depois do conserto, ligue e desligue a chave 20 vezes com o Jump desconectado (B).

 

Tecnologia de ponta

Um dos sistemas de ABS mais modernos do Brasil, o 8.0, é encontrado no novo Chevrolet Agile. Mesmo sendo um equipamento moderno, o Agile usa sensor indutivo na dianteira e na traseira. Para fazer o diagnóstico, instale o scanner e siga as instruções.

 

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82 comentários em “Confira dicas de manutenção dos freios ABS

  1. Minha Ecosport ano 2012 está com problema no módulo de freio as luzes acendem no painel indicando o defeito pergunto estou andando com o carro até conseguir um mecânico qualificado para fazer a manutenção posso ficar sem freio se continuar andando com o carro

  2. Tenho um ford fusion Hybrid 2011, o abs queimou, porém o que pode gerar a queima do módulo de ABS? É caro este módulo? Pois paguei 3.800 em um usado,pois não achava novo nem na fábrica! Quero cuidar para não acontecer de novo.

  3. Olá..! Tenho um Fiat ideia 2008 1,8 adventure, troquei as pastilhas de freio,e aproveitei e troquei o fluido de freio,mais algo de errado aconteceu parou de ir fluido de freio para uma das rodas trazeira (obs) não sai liquido deis do ABS.poderia me ajudar?

  4. Olá, gostei da matéria, estou estudando sistemas ABS, pois evou construir uma replica e quero colocar os freios com ABS.
    Ainda tenho algumas duvidas, mas a principal é…
    Eu posso misturar partes de carros diferentes para montar um sistema? Digo se usar um modulo e sensores do Honda CRV? posso usar cilindro mestre e hidrovácuo do New Civic?. Os cubos de rodas serão os traseiros do CRV , tanto na frente como na traseira. O motor deve ser do Accord V6. Pretendo usar os com preço mais em conta e fáceis de se encontrar no mercado.

  5. Boas! Amigo. Minha Ford Transit com Assistente de partida em rampa, funciona os freios normalmente,porém o assistente em rampa não funciona, gostaria que me passa-se informações de como abs sabe que o veículo se encontra em aclive ou declive, OBRIGADO!

  6. Boa tarde tenho um idea adv 10 /11 fui trocar o fluido de freio agora e o mec nao consegue dar sangria diz q e poblema no modulo abs .ja consegui dois no ferro velho mas mantem o mesmo poblema o mesmo carro tem varios códigos na peca impossivel saber qual o certo.nem na conssecionaria achei .

  7. Boa noite gostaria de saber como fazer a sangria do Nissan Versa 2014 pois meu mecânico quis fazer do modo sem abs , como tem abs acredito que seja feito com aparelho scanners.

  8. Boa noite, qdo eu toco no freio de leve o ABS é acionado, já levei em 2 oficinas e não resolveu, passa o scanner e não acusa nada.
    Por favor me dê uma luz.
    27 99999-1539 Pablo

  9. BOA TARDE

    MEU CARRO QUANDO ESTOU NA BR NUMA VELOCIDADE CONSTANTE DE 100 A 120 KM/H NAO É SEMPRE MAIS AS VEZES COMEÇA A VIBRAR O CARRO E QUANDO ACIONO O FREIO VIBRA JUNTO OS PEDAIS, JA FIZ TROCA DE PASTILHA DISCO E CONTINUA A MESMA COISA. ALGUEM JA TEVE ESSE TIPO DE PROBLEMA? PODE SER CENTRAL DE ABS?

  10. Tenho um agile 2014 e o mesmo trepida em freiadas leves, segundo os mecânicos da Chevrolet é por causa do ABS, mas está bem incomodo, parece disco empenado. tem alguma ideia do que possa ser feito para melhorar?

  11. Infelizmente, não dispomos desse material. Recomendamos que você entre em contato com a biblioteca técnica do Sindirepa-SP (0800-554477). Um abraço.

  12. Amigo comprei uma palio weekend 2008-2009 com ABS !!! Tem certos momentos em baixa velocidade ( 20-30 ) eu uso o freio e sinto no pedal d freio e escuto um trec-trec troc-troc !!! Já troquei pastilha d freio rolamentos dianteiros e traseiros fluido d freio tbm !! Porém não parou !! Será q tenho q troca a central do ABS ???

  13. Tenho um Vectra CD 1999 com 75 mil km, estou com problema no ABS,
    O original apresentou um merejamento, então fiz a substituição adquirindo um usado em desmanche, inicialmente quando o ABS entrava em ação, travava as rodas dianteiras, ao bater com a ponta do pé sucessivamente ele soltava, fiz substituição das pinças, burrinho mestre e nada.
    Se o ABS não entrasse em ação, não dava problema.
    De uma hora para outra, a bateria descarregou, ao conectar uma boa, o motor do ABS entrou em ação, insisti e verifiquei que as luzes do ABS e CT no painel ficaram acessas e o carro travado.
    Desliguei o fio do motor do ABS ele parou de girar e consegui movimentar o carro porém menos freado.
    Mais tarde voltei a ligar, agora as luzes do ABS e CT estão acessas.
    Moro em São Fidélis, gostaria de saber se existe alguma oficina especializada que eu pudesse levar onru carro.
    Grato

  14. Boa tarde! Tenho um fiat Punto ano 2012 modelo 2013 o módulo ABS queimou eu troquei, passou 2 meses queimou de novo gostaria de saber porque estar queimando será que é algum defeito da instalação?

  15. Boa tarde. Tenho um Volvo c30 e descobri que as duas saídas traseiras da unidade hidráulica do abs estão entupidas. Existe algum método ou técnica para fazer uma limpeza e poder voltar a funcionar normalmente? Me indicaram o uso de querosene e ar comprimido.

    Muito obrigado.

  16. Meu new fiesta 1.5 S .
    Estar com vazamento no modulo do abs .
    O que pode ser .o fluido foi trocado na 4 revisão com 28 mil km, hoje estar com 59 mil km acho que não foi trocafo o fluido.

  17. Boa noite mim chama lizael ou Leo o meu ABS trava quando eu freio ai eu troquei pelo outro ABS da mesma numeração mais não conecta o ABS porque mim de uma resposta morro em Pernambuco mande a resposta pra este e-mail [email protected]

  18. Tenho uma ranger 97 v6, a luz acendeu, acusou problema no sensor esquerdo, foi testado e esta funcionando, foi apagada a memoria e voltou a acender, só que agora acusa erro nos outros sensores, e estão bons, basta ligar a chave e ja esta acesa, não apaga, o que pode ser, voces possuem o esquema dela ?
    OBRIGADO

  19. Olá bom dia tenho um civic 2014 mas não consigo fazer a sangria na fiz em todas as rodas mas continua pé no fundo só quando da umas bombadas dai funciona sabe que tipo de ABS e este pra ver se estou no procedimento correro

  20. tenho um grande Siena precisei de trocar o rolamento da roda dianteira direita e após a trocar o rolamento ficou com um problema quando posso no freio é como tivesse tudo Souto na roda endorse o pedal e trepida muito forte e parece que não tem o freio ABS

  21. Bombar o freio pode romper o reparo do cilindro-mestre se este for muito usado. Não temos a sequência de sangria. Para essa informação, recomendamos que você entre em contato com a biblioteca técnica do Sindirepa-SP (0800-554477).

  22. Bom dia, tenho uma Ford ranger 3.0 2010 que estava com a luz do abs acesa direto, descobri que o problema era o sensor da roda dianteira direita mau encaixado, encaixei e resolveu, apagou, preciso fazer algum procedimento para ativar o ABS ou o mesmo já foi ativado automaticamente?

  23. Olá, gostei muito da matéria, parabéns.

    Gostaria de saber, hipoteticamente, se eu quisesse colocar um sistema de controle de tração em um carro que já tem ABS, o que eu teria de trocar, qual a diferença em relação a peças de um sistema para outro?
    Eu sei que o assistente de partida em rampa tem giroscópios para saber que o carro esta inclinado.

  24. Sabem me dizer qual a sequencia de sangria do Mitsubishi ASX? Posso fazer a sangria bombando o pedal do freio com era feito nos carros sem ABS? Esse procedimento de bombar o pedal pode prejudicar algo no ABS ou sistema de freio?

  25. Meu audi a4 de nada, acende a luz de abs e piscando a luz vermelha de travão, dizendo que fault in abs brake system.. E não aceita ligar o motor. Mas as vezes aceita ligar o motor e até circular. Mas antes desse problema, para travar o carro eu tinha que pisar muito fundo no pedal de travões. Me ajudem

  26. Olá, td bem?! Estou com um problema em apenas uma das rodas traseira, a pinça de freio não aciona(já revisei se não está travada), verificando todo o sistema, o fluido não sai dá unidade ao acionar o pedal de freio. Não acende a luz do ABS no painel, faz a leitura normalmente. Veículo Astra 2005 Sistema Bosch desde já agradeço

  27. Clelia, recomendamos que o carro seja levado a um mecânico especializado no sistema para examinar o veículo. Um abraço.

  28. Infelizmente, não dispomos desse material. Recomendamos que você entre em contato com a biblioteca técnica do Sindirepa-SP (0800-554477). Um abraço.

  29. PASSAT ALEMAO 99 – Aviso: “ABS” aparece de vez e quando. Procuro mecânico pra olhar este detalhe com entendimento (a explicação acima é perfeita). lem disso vazamento oleo. Meu marido SEMPRE coloxa óleo, pergunto: precisa esperar sinalizar que falta oleo oh tem colocar medindo? Também oleo câmbio, só foi completado! sabe alguma oficina regiao ARARAQUARA E IBITINGA / SP, ou onde q fica sua oficina. Vou pro Paraná preciso arrumar, (apesar que se ñ ficar caro)

  30. Tenho uma Vam Renault máster 2004 motor 2.8 e os fios q sai do módulo abs quebrou, como faço para liga los corretamente? Pq são três fios cda um desses tem dois fios dentro, então queria saber como descobrir qual fio liga né qual? Pois não tem cores , são todos iguais.?

  31. Bom dia,
    Parabéns pelo artigo sobre ABS pois, foi bastante didático.
    Srs., existe uma dúvida; com relação ao ABS para as 4 rodas, se houver problema em uma das rodas, Ex: mal contato no chicote que vai até a roda fônica, as demais rodas perderão a assistência do ABS ou apenas outra roda do mesmo eixo perderá a assistência do ABS?
    Respeitosamente,
    Paulo César

  32. tenho uma blazer DLX 4.3 1998. o sistema ABS nao ta mandando fluido para as rodas trazeiras. isso tem conserto? se sim, poderia me indicar onde? grato.. dimas

  33. boa noite comprei um carro siena ano2014 mais ele foi trocado o eixo trazeiro ele tem abs na frete quem pode dizer oque eu compro pra deixa ele foncinando normalmente na frente ta tudo ligado mais atras eu so achei os comequitores do abs alguem porfavor vcs pode mim ajuda

  34. Débora, a sequência de sangria depende de cada sistema, podendo variar de veículo para veículo, e se possuem ABS ou não. Recomendamos que você consulte o manual de reparação do veículo desejado antes de executar o procedimento. Um abraço.

  35. Crossfox com a luz do abs acesso mandei passar aparelho, está acusando as duas roda do lado esquerdo, oque pode ser?

  36. Nem o sistema Bosch não entra no computador do carro pra poder descobrir qual é a avaria é um Audi a3 oque pode ser?
    Obrigado.

  37. Estou precisando trocar minhas pastilhas de freios do FIAT LINEA 2013 com ABS, a dúvida é, preciso comprar pastilhas com ou sem sensor? no mercado existe as duas e os mecânicos da minha cidade não respondem com propriedade.

  38. tenho um pt cruiser da chraysler e esta acendendo as luzes de abs e um carro derrapando, ja levei em varias oficinas mas ninguem consegue resolver o problema, quando fico muito tempo sem liga-lo ele apaga as luzes mas anda alguns kilometros e ele volta a acender o q faço?

  39. Boa tarde!
    Tenho um vectra elite automático 2.0.
    Como faço a troca do fluido do freio?
    Obrigado!

  40. apos a troca do fluido e necessário a sangria do sistema ABS?se for, essa sangria é feita da mesma forma q o convencional? ou seja usando uma maquina de sangria para puxar o fluido?ou ha uma forma especifica?

    obrigado

  41. ola boa tarde, tenho uma hilux 2008, e estou preocupado na maioria das vezes quando freio faz um barulho na parte do frei, não consigo saber o que esta acontecendo. por isso peço ajuda.troquei as pastilhas,verifiquei o disco de freio,troquei o rolamento e nada feito.

  42. fiz uma limpeza no sistema de freio do palio com abs e ficou sem aciona o freio dianteiro nas duas rodas dianteira

  43. A unidade hidráulica do fiat ideia 2012 tem 4 saídas de óleo que vão para as rodas duas dessas saídas estão entupidas eu consigo desentupir, e como eu faço isso.

  44. Boa tarde, Srs.

    Tenho um omega australiano 99.A luz do abs ficava piscando e agora esta acesa direto. Com um amigo conseguimos verificar o codigo de erro 56- diagnostico- erro de operação. O que devemos verificar para achar onde esta ocasionando este erro. O omega australiano e automatico.

  45. Cara tenho um vectra 2005 elite automático ao ligar a chave do veículo e sair acende luz do TC e se deeliga
    Levei no mecânico aqui aja que é módulo Abs
    Queria saber se pode ser e se os módulos da boch são universal para trocalo ou tem que ser o específico e qual modelo é aplicado nesse veículo 5.3

  46. Bom dia. Tenho um honda fit que está completando agora 3 anos (possui ABS). No manual diz que o fluido de freio dele deve ser trocado a cada 3 anos. Gostaria de saber se somente a concessionária possui a máquina adequada para o procedimento de sangria ou se outras oficinas mecânicas também podem fazer este tipo de serviço? Moro em Campinas. Se tiverem recomendação de locais em minha cidade também agradeço. Grata.

  47. Olá amigo. Há uma certa mística envolvendo a troca de fluido de freios ABS. Liguei em 3 oficinas que dizem não fazer a troca se for em carros com ABS. Então fico na dúvida, se é seguro e trivial mesmo. Obrigado

  48. Qual a relação entre Direção hidráulica e freio ABS ba S10 4X4 diesel cabine dupla Executive ano 2006? A pergunta procede considerando que minha camionete parou de funcionarao mesmo tempo direção e freio. Você pode me orientar?

    Antecipo agradecimento.

    Leovaldo Cassimiro

  49. Freio (ABS) da S10 diesel 4X4 ano 2006 Executive, tem alguma ligação com a direção hidráulica? Pois os dois deixou de funcionar ao mesmo tempo.

  50. caro amigo por favor preciso de uma ajuda uma palio wekeend na 2010 pois bem ao sangar os freios a roda dianteira lado direito e a roda trazeira lado esquerdo não sai o óleo pode ser defeito no modulo do ABS muito obrigado aguardo alguma resposta.AUGUSTO.

  51. Tenho um mercedes de 2005 com motor 220C, a luz do ESP e abs acenderam, o abs por veses desapare-se,que poderà ser ? sobre tudo quando meixo nos fios junto à fixa do sinto de segurança, serà do oleo dos travões que jà não o mudo à muito tempo,,mau contacto da ligação eletrica ?cumprimentos

  52. Gostaria de explicações mais detalhadas sobre qual a sequência certa de sangria do freio nos veículos nacionais e importados

  53. Trabalho com um FM 370 da volvo o sistema de freio e ABS e quando piso no pedal de freio o cavalo treme toda a cabine pra controlar a direção tiro o pé do freio o que está acontecendo?

  54. Comprei os rolamentos dianteiro da minha Ecosport XLT 2009 , 2.0 16v automática. Porém o abs continuo aceso. Levando o carro a um mecânico mais especializado, ele me falou que está sem a roda fônica que é a responsável por fazer a leitura da velocidade e consequentemente a troca de marchas automática. Onde posso encontrar a roda fônica? Na minha cidade não encontrei nem na concessionária da Ford.

  55. Compro os rolamentos dianteiro da minha Ecosport 2.0 16v automática. Porém o o abs continuo acesso. Levando o carro a um mecânico mãos especializado, ele me falou que está sem a roda fônica que é a responsável por fazer a leitura da velocidade e consecutivamente a troca de marchas automática. Onde posso encontrar a roda fônica? Na minha cidade não encontrei nem na concessionária da Ford.

  56. Amigo tenho um bora 2006,troquei as pastilhas traseiras e depois fui tentar sangrar ,do lado esquerdo não sai fluido nenhum nem no bloco de comando do abs oque pode ter ocorrido?

  57. Prezado(a) Neuzeli.
    Um diagnóstico a distância é difícil, por isso, recomendamos que você leve o veículo ao seu mecânico de confiança para uma inspeção geral do sistema.
    O problema pode estar em outro elemento do conjunto.
    Atenciosamente.

  58. Prezado Hudson.
    Um diagnóstico a distância é difícil, por isso, recomendamos que você leve o veículo ao seu mecânico de confiança para uma inspeção geral do sistema. O problema pode estar em outro elemento do conjunto.
    Atenciosamente.

  59. Amigo, tenho uma captiva v6 2008, ultimamente anda travando um pouco as rodas O pedal de freio começa a subir como se estivesse regulando o freio). Após o travamento, acende as luzes de ABS, CONTROLE DE TRAÇÃO e TRAÇÃO 4X4. O que deve estar ocorrendo ??.
    abcs

  60. meu carro e um crossfox, sofre uma batida com ele, e o mecênico, mesmo com o aparelho não conseguiu descobri o problema, quando atinde a vel. de 60 kl/ hs liga a luz do abs. o que pode ser, este defeito pode levar quanto tempo para ser resolvido numa concessionaria?

  61. Um diagnóstico a distância é difícil, por isso, recomendamos que você leve o veículo ao seu mecânico de confiança para uma inspeção geral do sistema. O problema pode estar em outro elemento do conjunto. Atenciosamente.

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