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Mais cobertura e precisão

Bosch lança scanner KTS 160, um produto capaz de diagnosticar os sistemas eletrônicos de até 95% dos veículos nacionais de maneira fácil e exata.

Carolina Vilanova

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Uma das maiores dificuldades das oficinas mecânicas é encontrar um aparelho de scanner de diagnoses que seja compatível com as diferentes marcas e modelos veículos que rodam pelas nossas ruas nos dias de hoje. Para suprir esse mercado e facilitar o dia-a-dia dos profissionais da reparação, a Bosch acaba de lançar o KTS 160, um produto nacional desenvolvido para detectar e analisar as falhas de sistemas eletrônicos de até 95% da frota circulante no Brasil.

A família de equipamentos de testes KTS (Kompact Testequipment System) nasceu na Alemanha e teve toda sua tecnologia aplicada na versão nacional, totalmente projetada pela Robert Bosch do Brasil em parceria com grandes fornecedores brasileiros.

Durante a apresentação do scanner, Andreas Hammer, gerente de Vendas, Equipamentos de Testes e Assistência Técnica da Bosch para a América Latina, afirmou que essa é a evolução do mercado atual. “Deixamos de reparar componentes para diagnosticar sistemas”, disse, enfatizando que o papel do papel do mecânico mudou de reparador para mecatrônico, e devem conhecer profundamente os sistemas existentes nos veículos modernos.

De acordo com o gerente, o KTS 160 foi desenvolvido para atender cada cliente conforme as suas necessidades, como se fosse personalizado para encontrar as soluções dos problemas de seu dia-a-dia, para os diferentes tipos de veículos que reparam.

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Essa ferramenta possibilita a verificação de sistemas de injeção eletrônica de motores do ciclo Otto (gasolina, álcool e bicombustível) e Diesel (para os veículos leves e utilitários que circulam no Brasil e na América do Sul). Além disso, o KTS permite fazer o check-up de outros sistemas de eletrônica embarcada, como ABS, air bag, câmbio automático, rede de comunicação CAN, painel eletrônico, climatização, acessórios de conforto e imobilizador, ou seja, acessórios incorporados também em automóveis top de linha.

Os recursos disponíveis dependem do sistema em questão e da montadora que está sendo analisada, são eles: leitura do número da unidade eletrônica de comando, de códigos de falhas passadas e atuais, e de valores de sensores. Além disso, verifica o acionamento dos atuadores, ajuste de parâmetros, impressão dos resultados entre outros.

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Na maleta do KTS o profissional encontra os adaptadores e conectores para diagnóstico preciso de sistemas eletrônicos dos veículos das principais montadoras presentes no País. No pacote Standard estão os sistemas e conectores da Ford, Fiat, General Motors, Volkswagen, Renault, Peugeot e Citroën. Os pacotes opcionais são para os veículos das marcas asiáticas: Honda, Toyota, Mitsubishi, Mazda, Suzuki, Kia, Hyundai e Daewoo; e americanas: Dogde, Chrysler e Jeep.

Características

Robusto, projetado para uso dentro e fora da oficina, o KTS 160 é portátil e conta com design ergonômico, fácil manuseio e navegação. É revestido com uma proteção de borracha e pode ser segurado pelas alças laterais, que facilitam a mobilidade do aparelho em casos, por exemplo, de testes fora da oficina, com o veículo em movimento.

Outra novidade do hardware é a bateria interna recarregável com duração de até 8 horas e porta para USB, que pode ser conectada em computadores mais modernos. O modelo não exige cartuchos ou módulos externos acoplados, como computadores ou notebooks. Os programas estão gravados na memória do hardware e as atualizações são realizadas por meio de CD ROM fornecido pela Bosch e downloads da Internet.

“Esse é um equipamento que o profissional vai poder utilizar por muitos anos, pois a empresa disponibiliza três anos de atualização para os clientes que já possuem produtos da linha de diagnose da marca e dois anos para primeiros clientes. O KTS tem memória e está apto para isso”, comenta.

Por ser grande, o display gráfico proporciona visualização de até 8 parâmetros na mesma tela e análise gráfica de até quatro valores, além dos gráficos de leituras dos sensores visualizados em tempo real. As teclas de funcionamento têm localização simples e rápida. Para visualizar as informações em um computador, o reparador pode utilizar o software Bosh Tech View, fornecido juntamente com o produto.

Além de tecnologia de ponta e análises de qualidade, o KTS 160 tem assistência técnica, garantia, atendimento telefônico para esclarecimentos de dúvidas do tipo hot line, grande cobertura de diagnóstico, atualização rápidas, fácil manuseio e mobilidade na hora da reparação.

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    Atuador do vidro elétrico
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    Sensor de ABS

Como funciona

Colocar o KTS 160 para funcionar não tem muito segredo, pois o próprio aparelho indica o adaptador necessário e onde deve ser conectado para realizar o serviço, depois que o reparador seleciona a marca, modelo e características do veículo no painel de funções do aparelho.

O cabo é acoplado no carro, no local que também foi determinado pelo software, assim como a seleção do conector na própria chave, uma etapa que dispensa um manual técnico impresso do veículo, por exemplo.

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A comunicação é estabelecida com a ignição ligada para que seja feito o reconhecimento.

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Como a seleção do veículo já está armazenada, o aparelho “escaneia” todo sistema eletrônico.

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Ao acessar a memória do sistema eletrônico, o KTS 160 verifica eventuais códigos de falha, armazenados no módulo do carro. O técnico, então, escolhe a função código de defeitos para dar início aos testes.

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O scanner detectou uma falha no primeiro cilindro do motor, que foi simulada pelo técnico da Bosch. O aparelho, então, lê as informações de outras funções e faz teste nos atuadores. O técnico pode operar o scanner enquanto checa o bico injetor que estaria apresentando problemas.
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O teste gráfico da sonda lambda (sensor de oxigênio)permite a interpretação dos parâmetros analisados por meio da visualização gráfica do display.

4 comentários em “Mais cobertura e precisão

  1. adquirimos um kts 160 no ano 2006 pela bosch do Brasil e até hoje não tenho nada a reclamar do aparelho.

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