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Mahle otimiza camisas de cilindro para reduzir consumo de óleo

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A Mahle desenvolveu em seu Centro Tecnológico de Jundiaí/SP camisas de cilindro de motor com revestimento externo de níquel, que promove uma maior aderência metalúrgica (maior área de contato) entre o ferro fundido do cilindro e o bloco de alumínio, e reduz o consumo de óleo lubrificante. O aumento da transferência de temperatura entre a câmara de combustão e os canais de refrigerante do bloco do motor vem de uma maior aderência do cilindro com o bloco, diminuindo sua distorção. Uma grande distorção do cilindro tem como consequência o aumento o consumo de óleo, explica a empresa.

Por meio do uso do Lubrisense (um espectrômetro de massa que tem condição de avaliar em tempo real o consumo de óleo lubrificante de um motor que esteja em processo evolutivo), a Mahle afirma que fez testes a partir de um mesmo motor (moderno e produzido em série por uma montadora, segundo a empresa) e com camisas semelhantes, porém, revestidas e não revestidas de níquel. A redução do consumo de óleo feita pelos métodos usuais de medição existentes no País mostrou um valor médio absoluto de economia da ordem de 35%, mesma grandeza apresentada pelo Lubrisense.

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Porém, conta a Mahle, o consumo de óleo medido em tempo real pelo Lubrisense tem a vantagem de apontar em que condições de utilização do motor ele é mais eficiente. Com o Lubrisense ficou demonstrado que os maiores índices de economia, que chegaram a até 75% nos testes com motor com a nova camisa com revestimento de níquel, ocorriam em altos regimes de giros e de torque – um dado extremamente relevante para a indústria fabricante do motor. Ou seja, além dos valores totais de economia, o Lubrisense tem a capacidade de mostrar, a cada momento, o consumo instantâneo do óleo lubrificante. O equipamento pode produzir um abrangente mapa do dispêndio de óleo do motor em função da variação da rotação e do torque aplicado.

Outra vantagem do uso do Lubrisense na detecção da introdução das novas tecnologias diz respeito ao menor tempo de avaliação que é necessário para se obter essas conclusões, que pode ser até 80% menor em relação aos métodos anteriormente utilizados. Portanto, a nova tecnologia de revestimento do cilindro se mostrou robusta para novas aplicações reduzindo as distorções dos cilindros, o que proporciona combinação de designs de menor atrito ainda mais agressivos, contribuindo também com redução de consumo de combustível.

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