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Magneti Marelli Cofap dá dicas de revisão do veículo antes das viagens

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A Magneti Marelli Cofap Autopeças, divisão da fabricante de autopeças voltada à reposição, enumera dicas de revisão às quais tanto o motorista quanto o mecânico precisam ficar atentos antes de o veículo pegar a estrada. A empresa recomenda a verificação da suspensão, direção, freios, arrefecimento, sistema elétrico e exaustão.

No caso dos amortecedores, a Magneti Marelli Cofap recomenda que seja feita a revisão a cada 10 mil km. Dependendo da intensidade de uso do veículo, os componentes mais sujeitos a desgaste e fadiga são o tubo de pressão, o pistão, as molas das válvulas e o selo de vedação da haste. Caso sejam verificados amassamento dos tubos, empenamento das hastes ou vazamento de óleo, que são avarias visíveis, recomenda-se a troca imediata, independentemente da quilometragem, afirma a fabricante. Em caso de troca, os amortecedores sempre devem ser substituídos aos pares, ou seja, no mesmo eixo.

Nas molas de suspensão, observe quanto a trincas, batidas de elo e ferrugem. Qualquer um desses sintomas indica fim de vida útil do componente, portanto, providencie a troca.

O sistema de direção, além do alinhamento, deve ter seus componentes avaliados e, se for hidráulico, ter o nível de óleo e mangueiras controlados. As bandejas merecem maior atenção em relação à folga nas buchas e pivôs, que podem causar ruídos e vibrações e, consequentemente, gerar desgaste em outros componentes da suspensão.

Os pneus, além dos desgastes originados pela sua própria função, podem sofrer desgaste adicional por conta de componentes de suspensão eventualmente danificados. Por isso, devem ser verificados frequentemente. A legislação brasileira determina que os sulcos dos pneus tenham no mínimo 1,6 mm de profundidade.

Para maior durabilidade dos pneus e maior eficiência das frenagens, a calibragem deve ser verificada semanalmente. O balanceamento de rodas e pneus também é importante para a segurança, já que esse conjunto, desbalanceado, causa vibrações que podem comprometer a dirigibilidade do veículo e causar desconforto para condutor e até aos passageiros, impactando também na fadiga dos componentes da suspensão.

É importante observar o desgaste das lonas e pastilhas de freio, bem como o nível do fluido de freio, que deve ser substituído anualmente. Outro ponto é o nível de líquido de arrefecimento do motor, que deve ser observado regularmente.

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Faróis devem estar sempre regulados e lâmpadas sempre em ordem para a garantia de um sistema de iluminação eficiente. Atenção para lentes embaçadas por infiltração de água e superfície da lente fosca, que prejudicam o desempenho de faróis e lanternas. Uma simples verificação visual e a correta regulagem da inclinação dos faróis garantem a segurança do condutor e dos outros motoristas. Vale lembrar também que é obrigatório rodar com os faróis baixos acesos, conforme previsto pela Lei do Farol Baixo.

O sistema elétrico, cujos principais componentes são o alternador e a bateria, também deve ser verificado. De acordo com a Magneti Marelli, o alternador é responsável pela geração da energia elétrica consumida pelo veículo, enquanto o motor está em funcionamento, e também para ser acumulada pela bateria, que apresenta uma vida útil média de três anos. Caso esses componentes apresentem defeito, todo o sistema elétrico do carro é comprometido, influenciando no desempenho de bomba de combustível, faróis, lanternas, limpadores de para-brisas e todos os acessórios de conforto e entretenimento.

O sistema de escapamento também deve ser avaliado, pois, avarias nesse sistema podem afetar o conforto dos passageiros e o meio ambiente. Através de análise visual, o mecânico pode verificar a existência de pontos de oxidação e vazamentos, que podem levar à quebra de componentes e causar ruídos acima do permitido, além de eventual piora na emissão de poluentes.

O mecânico também deve orientar o cliente a manter o triângulo, o macaco e a calibragem do estepe em ordem antes de pegar a estrada.

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