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Luz, Câmera, Personalização!

No programa de “Rides”, veiculado no Discovery Chanel, uma oficina se transforma em estúdio de TV e os mecânicos se tornam os astros do show, cuja proposta é transformar um Corsa Sedan num superesportivo cheio de acessórios e muita tecnologia.

Carolina Vilanova

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Quando os irmãos Daniel e Juliano Silva Barbosa, proprietários da Oficina Dimension, localizada no bairro do Tatuapé, em São Paulo, receberam a visita de um produtor de TV com uma proposta do tipo “missão impossível”, eles sabiam que a oportunidade estava batendo em sua porta e eles não poderiam deixá-la escapar.

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A produção pertencia a um dos programas de TV de maior sucesso nos EUA, o “Rides”, veiculado por aqui no canal de documentários Discovery Chanel. O show é sobre automóveis, ou melhor, sobre personalização de automóveis e os astros em questão são os mecânicos, que não estão ali para interpretar e sim para trabalhar duro e transformar, dentro da própria oficina, carros de rua em verdadeiras supermáquinas tanto no visual quanto na mecânica.

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Essa era a missão impossível dos irmãos Barbosa: construir um carro totalmente diferente e super estilizado a partir de um simples Chevrolet Corsa Sedan. “Há sete anos trabalhamos com tuning e modificações, sendo que tudo começou com uma loja de instalação de som e alarmes automotivos, por isso sentimos a necessidade de assumir o desafio do Rides”, descreveu Juliano, que tem na bagagem cursos de aerografia, pintura e repintura automotiva.

A General Motors do Brasil forneceu o carro mas todas as peças, acessórios, equipamentos e ferramentas utilizadas eram responsabilidades da oficina. O jeito foi preparar um portfólio e sair vendendo. Depois de muita batalha, as parcerias foram seladas: Bosch, Goodyear, WhiteMartins, Norton, Glasurit e Hbuster entraram no projeto com produtos e dinheiro. “Hoje temos o que há de última geração em termos de equipamentos”, comenta

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O irmão Daniel, formado em técnico em eletro-eletrônica e mecânica, contou que foram quatro meses de trabalho, desde o desenho, preparação e desenvolvimento até a finalização do carro. O espaço foi totalmente reformado para acomodar tanto os equipamentos de filmagem quanto os aparelhos e ferramentas necessários para a realização do trabalho.

“Nossa equipe tinha 14 mecânicos, trabalhando 14 horas por dia durante os 35 dias de gravação. O que nos incentiva é a chance de desenvolver projetos desafiadores. Quanto mais difícil mais prazeroso”, disse Daniel.

Ação

A personalização começou por um desenho, onde foram incorporadas as idéias para o projeto, sempre baseado em temas esportivos, desde visual até a parte mecânica. O Corsa Xport, um veículo conversível, de cor azul sólido com desenhos em branco e pérolas azuis, foi criado a partir de um Corsa Sedan Preto, modelo 2006, com motor 1.8 Flexpower.

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O carro foi todo desmontado e montado de novo, com a substituição de algumas peças por novas e a adaptação de outras. “O motor e outros sistemas foram refeitos por especialistas. No caso desse modelo, quem preparou o motor foi a Powerplus, que é especializada em mecânica de Dragsters”, comentou Juliano.

Para as modificações, a equipe contou com equipamentos de última geração. “Esse projeto ajudou a confirmar que no Brasil a gente encontra toda a tecnologia disponível e não deixa a desejar para ninguém”, disse Daniel.

Flex turbinado

O motor original do Corsa, o Flexpower 1.8 litros, com até 120 cavalos de potência, foi totalmente desmontado e reconstruído, sendo que componentes como bielas e pistões foram substituídos por outros, compostos por materiais mais resistentes, para agüentar altas temperaturas e maior potência.

O coletor de escape ganhou acabamento de inox e foram instalados uma turbina e um regulador de pressão, para aumentar a potência do carro para 200 cv. A unidade de injeção eletrônica foi toda remapeada pela Powerplus.

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Devido aos inúmeros acessórios eletrônicos incorporados no carro, a bateria utilizada é a de 90 ampères, que funciona em conjunto com uma fonte elétrica. A embreagem também é especial, feita com um disco de cerâmica e acionada hidraulicamente, enquanto o câmbio teve a substituição de apenas algumas engrenagens. A suspensão a ar é do tipo inteligente, trabalha de acordo com a velocidade do veículo e tem componentes cromados. O sistema de freios conta com discos estriados e ventilados de 13 polegadas nas quatro rodas, pinças de quatro pistões e pastilhas de competições.

No visual, o Corsa Xport é outro carro, afinal passou de sedan para conversível. O chassis também sofreu alterações, para poder acomodar uma prancha de surf. Mudou os batentes do capô e a fechadura, permitindo que abra para o lado, como uma porta, com um taco de golf como suporte. O novo modelo recebeu as lanternas do Vectra e rodas de 17 polegadas, tampa do bocal de combustível igual a de moto e spoilers laterais e traseiro.

O interior do veículo foi todo reformado, com a incorporação de bancos de couro do tipo concha, painel de fibra de vidro, sistema multimedia com 12 telas, sendo que as quatro do painel tem as funções de velocímetro, conta-giros e os dois espelhos retrovisores.

O único carro monobloco conversível com quatro portas do mundo estava em exposição no 2º Salão de Tuning e todo o trabalho poderá ser conferido até o final do ano, provavelmente na Semana da Velocidade, no Discovery Chanel.

Glossário do tuning

– Tuning: modificação ou adaptação estética e mecânica de um carro.

– Hot Rod: personalização de carros antigos fabricados nos anos 30, 40 e 50.

– Custom: personalização de carros antigos fabricados até a década de 70.

– Muscle: personalização de carros antigos de alta performance.

– Dub: personalização de carros de alto luxo com rodas de mais de 20 polegadas.

– Low Rider: carros antigos, das décadas de 50 e 60, com o sistema de suspensão modificado para hidráulica.

– Dragster: carros adaptados de altíssima performance para competições de arrancada. Esses modelos chegam no extremo do extremo, com até 2.800 cavalos de potência.

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