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Flushing: Prevenindo a Borra

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Especialista da Isotech fala sobre o método de limpeza interna do sistema de lubrificação com flushing: trata-se de um procedimento preventivo, e não corretivo

Texto: Fernando Lalli
Fotos: Isabelly Otaviano

 

Aformação de vernizes e depósitos nas galerias de lubrificação e peças internas do motor é consequência do envelhecimento do óleo, do acúmulo de sujeira que, por uma via ou outra, entrou no motor ou, simplesmente, da negligência do proprietário em não realizar a troca completa do óleo. Todo mecânico mais experiente tem histórias para contar sobre motores que chegaram à sua oficina em estado de “calamidade pública” de tanta borra acumulada em suas entranhas. Motores que não passaram por uma troca de óleo decente em dezenas de milhares de quilômetros – cujos proprietários imploravam por uma solução, de preferência, barata…

 

Só que casos extremos requerem medidas extremas. Um acúmulo excessivo de borra será corrigido completamente apenas com a desmontagem total do motor e uma limpeza minuciosa, com aparelhos e produtos adequados.

 

Há no mercado um produto chamado “flushing”, que tem por objetivo fazer a descontaminação interna do motor. Seu processo de uso é bem menos custoso do que uma limpeza completa, afinal, não requer a desmontagem do motor. Entretanto, o técnico automotivo Helber Ernesto Pasinato, que representa a IsoTech, fabricante do produto, explica que o flushing deve ser utilizado única e tão somente de forma preventiva, e não corretiva.

 

“O objetivo do flushing é fazer o processo de limpeza preventiva, para evitar que esses resíduos venham a formar, a cada troca de óleo, os vernizes que vão se alojando internamente no motor”, declara Helber. Portanto, o próprio fabricante afirma que o flushing não é indicado para casos crônicos de sujeira, mas, sim, para evitar que o acúmulo comece.

 

Utilizando um Chevrolet Celta 1.0 com 18.000 km rodados como exemplo, Helber detalha como o mecânico deve proceder para saber se é possível usar o flushing ou não, e como o produto deve ser aplicado.

 

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Procedimento

1. Abra a tampa de óleo do cabeçote do motor e observar a aparência das peças internas, do comando e da tampa de válvulas, e também a coloração do óleo. Independentemente da quilometragem, o que conta é a avaliação visual. Se você encontrar resíduos maiores e pastosos na tampa de óleo ou no comando, automaticamente descarte a opção do flushing. Neste caso, foi encontrado apenas os vernizes que se formaram em volta da tampa e no comando.

 

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2. Em seguida, observe o aspecto do óleo pela vareta. No caso do Celta, foi constatado que a coloração do óleo estava levemente mais escura e alguma formação de vernizes. Como não foi constatado nenhuma sujeira significativa, o carro pôde passar pelo processo de flushing.

 

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3. Ligue o motor e aguarde que ele atinja a temperatura normal de trabalho. O flushing deve ser adicionado com o motor quente.

 

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4. Desligue o motor e adicione 500 ml do produto (uma garrafa) pela tampa de óleo do motor.

 

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5. Ligue o motor e fi que atento às condições de funcionamento. Se estiver tudo OK, deixe o motor ligado por 30 minutos em marcha lenta..

 

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6. Nesses 30 minutos, permaneça atento à luz de pressão do óleo, que deve ficar desligada. O motor não pode apresentar nenhum ruído anormal de batida de tuchos, mau funcionamento ou trepidação. Caso a luz venha a ligar ou se perceba mudança no ruído do motor, desligue o motor e interrompa o processo. “Se isso acontecer, deve haver alguma deficiência em lubrificação, ou seja, uma galeria entupida”, diz Helber.

 

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7. Após o período de 30 minutos, remova o óleo usado ainda com o motor quente (não se esqueça de utilizar equipamentos de proteção pessoal). O lubrificante estará com uma aparência mais fluida que o normal devido à aplicação do flushing.

 

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8. Aproveitando que o carro ainda está no ar, faça a troca do filtro de óleo, aplicando um pouco de óleo para auxiliar na vedação.

 

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9. Antes de adicionar o óleo novo, observe o resultado do procedimento. No caso do Celta, o verniz sobre o comando foi perceptivelmente removido. Com isso, o óleo novo não será contaminado por vernizes.

 

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10. Reponha o óleo, observando a quantidade e a especificação corretas. No Celta 1.0 2010, o óleo recomendado pela Chevrolet é o 5W30.

 

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15 comentários em “Flushing: Prevenindo a Borra

  1. Não ajudou muito, não sei diferenciar o que vc chama de verniz ou borra, até que ponto e verniz

  2. Procedimento em primeiro comentário desnecessário,visto que os óleos já possuem os aditivos de limpeza. O comércio de venda de produtos faz recomendações desnecessárias principalmente no que tange a aditivos tanto para óleo como para combustível. Em segundo lugar o procedimento com este produto requer que após o escoamento do óleo é necessário efetuar a total remoção deste produto que fica espalhado por todo motor, sendo necessário adicionar óleo novo e girar o motor por um tempo determinado para depois esgotá-lo totalmente, efetuando desta forma a remoção do produto, evitando contaminação do óleo novo que será abastecido no motor. É importante lembrar que só então deve ser removido o filtro antigo e colocar o filtro novo, completando então a quantidade de óleo recomendada pelo fabricante. Girar o motor e após desligá-lo, aguardar algum tempo e verificar o nível na vareta de óleo. Este procedimento de usar produto detergente, como acima foi dito desnecessário, requer o procedimento descrito para evitar a contaminação do óleo com o produto residual. Ao que possa parecer querer comprometer o procedimento do vídeo, desculpas pela necessidade de orientar com responsabilidade e honestidade aos proprietários de veículos, sistematicamente enganados por diversas propagandas enganosas e procedimentos desprovidos de responsabilidade e conhecimento.

  3. Inan, segundo a consultoria técnica da fabricante do produto, se o motor apresentar sinais claros de borra, o produto não deve ser usado. O procedimento de flushing deve ser executado apenas em caso de formação de verniz, prevenindo a formação da borra, como está na reportagem. Mais detalhes podem ser encontrados na matéria em vídeo em nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=mBKxfe9Qmm4
    Um abraço.

  4. Se é para usar o flushing como prevenção, quando é que eu nao devo usá-lo? O que são resíduos maiores, pastoso e assim nao efetuar o processo?Pq nao usar?

  5. Muito obrigado pela informação,foi de grande aproveito,esclareci minhas dúvidas sobre o assunto.
    Muito bem explicado.
    Parabéns.
    Grato.

  6. oi bom dia, tenho uma Nissan xterra 2006.como eu faço para limpar o filtro de cabine.
    muito obrigado!!

  7. Olá gostaria de saber se aplicando o produto flushing acarretará em danos em retentores e juntas, por ser um produto químico?

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