Lançamentos: Mobi com motor 3 cilindros

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Subcompacto da Fiat ganha versão Drive, ela é equipada com o novo propulsor Firefly 1.0 três cilindros que entrega 77 cv de potência

Texto: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação


Dia 23/11, em Tuiuti (SP), a FCA-Fiat Chrysler Automóveis apresentou o Mobi Drive. Ele é equipado com o novo propulsor 1.0 de 3 cilindros 6 válvulas Firefly montado em bloco de alumínio. Entrega potência de 72 cv a 6.000 rpm (G)/ 77 cv a 6.250 rpm (E) e torque de 10,4 kgfm (G)/ 10,9 kgfm (E) a 3.250 rpm, o mesmo utilizado no novo Uno.

Motor 1.0 Firefly de três cilindros

Motor 1.0 Firefly de três cilindros


Trata-se de um propulsor global do Grupo FCA- Fiat Chrysler Automóveis, nele a câmara de combustão foi redesenhada. Utiliza taxa de compressão alta (13,2:1), corrente de comando e óleo do motor de baixa viscosidade (0W20).

As válvulas de admissão são responsáveis, em parte, pela aspiração da mistura ar-combustível para dentro dos cilindros, enquanto as válvulas de escape auxiliam a expulsão dos gases resultantes da combustão. A quantidade de válvulas não é a única determinante para o fluxo dos gases. Outros fatores influenciam esta dinâmica, como o desenho e o formato dos dutos de admissão e escapamento e a configuração do comando de válvulas.

O conjunto valvetrain, que consome menos energia por contar com menos elementos, se beneficia do sistema de roller finger. O dispositivo adota um rolamento exatamente na posição de maior atrito do conjunto, ou seja, no ponto de contato com o came (ressalto do eixo de comando). Esta solução reduz a perda de energia e, com menos força para se movimentar internamente, mais potência e torque sobram às rodas do veículo. E isto também se converte em redução de consumo e menos emissões.

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O sistema de ignição Top Coil possui uma bobina por cilindro, elas são dedicadas e operam com energia de 70 mJ. As velas de ignição utilizam eletrodo composto por liga de irídio com eletrodos mais finos e pontiagudos.

A movimentação dos pistões e virabrequim foi otimizada. Tradicionalmente, a linha central dos pistões de um motor fica alinhada com o centro do eixo do virabrequim. Isso faz com que o ângulo entre a biela e a parede do cilindro seja igual, tanto na expansão, quando é aplicada uma grande força na cabeça do pistão depois da queima da mistura ar/combustível, quando esta força é bem menor. Para diminuir o atrito entre pistão e cilindro, ele possui um offset de 10 mm entre o eixo do virabrequim e o centro dos pistões. Este deslocamento reduz o atrito do conjunto, o que resulta em mais energia final.

A bomba de óleo é de deslocamento variável e altera o fluxo de acordo com a necessidade do motor para demandar menos potência e reduzir consumo e emissões.

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O propulsor utiliza comando de válvulas roletado e o CVCP (Continuously Variable Cam Phaser – variador contínuo do comando de válvulas).

A vareta de óleo é integrada à tampa e passa por dentro do motor, o que evita vazamentos de óleo e facilita a manutenção. Além disto, o filtro de óleo é posicionado embaixo do carro, protegido entre o cárter e o suporte do compressor do ar-condicionado para facilitar a troca.

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Mobi Drive, preço sugerido e itens de série
Com preço sugerido de R$ 39.870 ele é equipado de série com direção elétrica, a qual traz a função City, ativada por meio de um botão no painel. Ela reduz a necessidade de esforço durante as manobras de estacionamento e é desativada automaticamente em velocidades maiores.

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No interior, o painel tem tela de LCD de alta resolução junto ao quadro de instrumentos, com diversas funções, como velocímetro digital, econômetro, trip A e B, alerta de lâmpadas queimadas, temperatura e número de horas em funcionamento do motor, entre outras.

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Traz ainda, o ar-condicionado, chave canivete com telecomando, vidros elétricos nas portas dianteiras e trava elétrica nas quatro portas com função one touch e antiesmagamento, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, abertura interna da tampa do tanque de combustível e do porta-malas, volante com regulagem de altura, cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, banco traseiro bipartido, cargo box, lane change, ESS, sinalização de frenagem de emergência, e pneus “superverde” com alta durabilidade e maior aderência.

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Mobi Drive itens opcionais
A Fiat oferece para o subcompacto propulsor 3 cilindros o Live On. Por meio de um exclusivo app, transforma um smartphone comum na central multimídia do veículo, que pode ser acessada pela própria tela do aparelho ou pelo volante multifuncional, via Bluetooth.

Ele oferece navegação intuitiva, incorpora os aplicativos mais usados no smartphone quando o usuário dirigi em um único menu. Tem suporte retrátil no painel do veículo com acabamento em preto brilhante e entrada USB, que pode ser usada para carregar a bateria do smartphone.

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Além de acessar aplicativos de trânsito e de músicas como o Spotify, rádios, fotos, internet e realizar e receber chamadas, traz ainda uma série de aplicativos exclusivos que auxiliam o motorista, como o EcoDrive, que orienta a dirigir o veículo com economia de combustível e redução de emissões, e o Onde Parei?, que informa o último local em que o veículo estacionou, isso facilita a localização.

Há ainda rádio Connect com Bluetooth com entradas USB e auxiliar, retrovisores elétricos com Tilt Down e luz de seta integrada, sensor de estacionamento traseiro, volante multifuncional, faróis de neblina, alarme com telecomando, console de teto com espelho auxiliar e rodas de liga leve 14 polegadas. Bancos com acabamento premium, porta-óculos, porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros, apoio para o pé e detalhes com acabamento em preto brilhante, central multimídia com TV Digital e retrovisor interno com câmera de ré.

A projeção é de que o Mobi Drive represente 20% do total das vendas do subcompacto.