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Lançamento: Ford Fusion chega com evolução nos motores

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Aprimoramentos nos propulsores 2.0 EcoBoost turbo e 2.5 Flex deixaram o carro mais leve e econômico

Texto: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação


A linha 2017 do sedã grande Fusion recebeu motores evoluídos, o EcoBoost 2.0L turbo entrega potência de 248 cv e o torque de 38,04 kgfm a 3.300 rpm. Segundo a empresa, o carro ficou 7% mais econômico. Já o motor Duratec 2.5 Flex ganhou sistema de partida a frio sem tanquinho e novos componentes de atrito no conversor de torque. Ele manteve a potência de 175 cv (E)/ 167 cv (G) a 6.000 rpm e torque de 24,07 kgfm (E)/ 23,25 kgfm (G) a 4.500 rpm. Segundo a Ford, com etanol, ele faz 6,0 km/l na cidade e 8,5 km/l na rodovia e, com gasolina, roda 8,6 km/l na cidade e 12,3 km/l na rodovia.

Motor Duratec 2.5 flex gera 175 cv de potência e 24,07 kgfm de torque, ambos com etanol
Motor Duratec 2.5 flex gera 175 cv de potência e 24,07 kgfm de torque, ambos com etanol

Para melhorar a eficiência do propulsor EcoBoost incluíram um novo turbo pulsativo “twin-scroll” e coletor de escape integrado ao cabeçote com duas câmaras independentes, além de taxa de compressão elevada.

Aprimoraram o sistema de injeção direta e componentes de baixo atrito. O balanceador dinâmico de alumínio é novo, ele contribuiu para reduzir em 2,75 kg no seu peso. Conta também com sistema de desligamento e acionamento automático nas paradas (Auto Start-Stop) para economizar combustível. O equipamento não desliga o motor se o ar-condicionado estiver no máximo ou a bateria apresentar baixa carga e pode ser desativado pelo usuário.

Motor 2.0 Ecoboost gera até 248 cv de potência e 38,04 kgfm de torque
Motor 2.0 EcoBoost gera até 248 cv de potência e 38,04 kgfm de torque

A grade dianteira é nova, recebeu controle ativo para melhorar a eficiência aerodinâmica. Suas aletas abrem ou fecham automaticamente de acordo com a necessidade de refrigeração do motor. Quando a entrada de ar não é exigida, o fechamento ajuda a reduzir o arrasto do vento.

O bloco e cabeçote são de alumínio, com duplo comando de válvulas variável, a Ford divulga consumo de 8,6 km/l na cidade e 11,7 km/l na rodovia.

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Câmbio automático com seletor rotativo

Outra mudança promovida pela Ford na linha 2017 do Fusion foi na transmissão automática de 6 marchas. Tanto no EcoBoost como no Flex o comando ocorre por seletor rotativo E-shifter, ele substitui a alavanca de câmbio no console, que oferece dois novos recursos, na versão 2.5 Flex, conta com a função Low, que ajuda a segurar o carro em declives usando o freio-motor. Na versão 2.0 EcoBoost, ele traz a função Sport, com trocas em rotação mais alta para uma direção esportiva e “paddle shift” para trocas manuais.

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Suspensões e freios

As suspensões são independentes, na dianteira do tipo McPherson e na traseira Control Link. Elas foram recalibradas e levemente elevadas em 12 mm. Essa revisão incluiu também a adoção de novas molas e amortecedores. Os freios são a discos na dianteira e traseira.

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Poucas mudanças visuais

No visual, o Fusion teve a grade dianteira redesenhada, ganhou faróis Full LED, as lanternas traseiras cresceram e as passam a ser de 18 polegadas. O interior recebeu novo acabamento e combinação de cores, com a opção Soft Ceramic, em preto e branco, na versão Titanium AWD.

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Tecnologias semiautônomas

A linha 2017 do Fusion traz soluções tecnológicas como o assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestres. O sistema é operado por radar e sensores que auxiliam a evitar atropelamentos e colisões.

Tem ainda, piloto automático adaptativo com “stop and go”, alerta de colisão com assistência de frenagem autônoma e estacionamento automático de segunda geração. E o novo sistema de conectividade SYNC 3 com tela de 8 polegadas e acesso a Apple CarPlay e Android Auto.

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Equipamentos, preços e versões

O Ford Fusion 2017 versão 2.5 Flex SE tem preço sugerido de R$ 121.500 vem com: chave com sensor de presença, acesso inteligente e partida sem chave (Ford Power), faróis com luz diurna de LED, rodas de liga leve 18”, sensor de monitoramento individual de pressão dos pneus e sistema de conectividade SYNC 3 com 11 alto-falantes, compatível com Apple CarPlay e Android Auto.

Com o motor 2.0 EcoBoost, a linha passa a oferecer a versão SEL. Ela vem equipada também com sistema de desligamento e acionamento automático do motor (Auto Start-Stop), partida remota e novas rodas de liga leve, por R$125.500. O teto solar é opcional, custa R$4.000.

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A versão 2.0 EcoBoost Titanium FWD (tração dianteira) custa R$ 138.000 tem a mais: faróis Full LED, novas rodas de liga leve 18”, sistema de conectividade SYNC 3 com Sony Premium Sound e 12 alto-falantes, sistema de monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, sistema de permanência em faixa, farol alto automático, ajuste elétrico do banco do passageiro em 10 direções, bancos dianteiros aquecidos e refrigerados, sensor de chuva, sistema de personalização da luz ambiente e aerofólio, o teto solar é opcional.

E a topo de linha 2.0 EcoBoost Titanium AWD sai por R$ 154.500, com tração integral inteligente, piloto automático adaptativo com “stop and go”, alerta de colisão com assistente autônomo de frenagem, assistente autônomo de detecção de pedestres, estacionamento automático de segunda geração e teto solar.

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