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Lançamentos

Bonita, arrojada e potente, o novo SUV da Chevrolet chega com bom preço e vai mexer com com os concorrentes do segmento

Carolina Vilanova

 

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Um veículo esportivo utilitário que já chega completo para agradar o gosto do brasileiro, com características bem marcantes de design, segurança, conforto e desempenho. Assim, a General Motors do Brasil define a nova Captiva Sport, um modelo global, vendido em diferentes países com pouquíssimas diferenças de arquitetura e configurações, que entra no mercado brasileiro para ganhar espaço num nicho muito particular que cresce a cada dia de maneira muito significativa.

 

A expectativa da montadora para o nosso mercado é audaciosa: vender de 1300 a 1500 unidades da Captiva Sport por mês, um número que será motivado pelo preço competitivo e uma grande oferta de equipamentos de série. “Um SUV completo com muita tecnologia avançada”, afirma o diretor de Marketing da montadora, Samuel Russell. Serão apenas duas versões de acabamento: 4×4 e 4×2, que custarão R$ 92.990,00 e R$ 99.990,00, respectivamente. Ambas equipadas com transmissão automática de seis velocidades, com opção Active Select seqüencial.

 

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O motor é o 3.6 litros V6 Alloytec, de 24 válvulas, que desenvolve a potência de 261 cv a 6.500 rpm e torque de 32,95 kgfm a 2.100 rpm, o mesmo que equipa o Chevrolet Omega, importado da Austrália. Construído com cabeçote, pistões e bloco de alumínio, o propulsor ganha em desempenho, torque forte em todas as faixas de rotação, economia de combustível e baixo nível de emissões de poluentes, de acordo com a montadora. Para conseguir esse resultado, a engenharia da montadora apostou num motor com coletor de admissão variável de duplo estágio, comando de válvula variável e corrente de sincronismo no lugar da correia.

 

Em termos de design, o Captiva vai brigar no segmento com categoria, muita beleza, robustez, esportividade e funcionalidade. A “gravata” dourada da Chevrolet no centro da grande frontal combina com os faróis de neblina redondos embutidos na parte inferior do pára-choque dianteiro. Outro detalhe é a saída de ar lateral com as luzes de seta e as maçanetas cromadas. A lanterna traseira tem desenho geométrico e arrojado.

 

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Outro ponto forte que será grande argumento de venda é o conforto interno do veículo, recheado com tecnologia avançada. Acabamento é primoroso, com assentos dianteiros anatômicos com acionamento elétrico, rebatíveis. Além disso, conta com vários porta-objetos e um painel de instrumentos funcional e moderno. O volante revestido de couro tem comandos de várias funções que facilitam a vida do motorista.
Colocando a segurança em primeiro lugar, a GM oferece como item de série no Captiva o sistema de freios ABS (sistema de freio anti-bloqueio), o ESP (programa de estabilidade eletrônico inteligente), o TCS (Sistema de controle de tração), e seis air bags.

 

Estão disponíveis na rede de concessionárias da marca as cores prata Tarnished, cinza Techno, azul Imperial e preto Onix. A garantia é de três anos.
Ford Focus: o que era bom ficou melhor

 

Com objetivo de popularizar a transmissão automática, a Ford coloca no mercado um carro totalmente reestilizado para brigar, principalmente, entre os sedãs do mercado nacional

Carolina Vilanova

 

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Dirigir um Ford Focus nunca foi uma tarefa árdua. É um carro confortável, potente, silencioso, econômico, estável e com um nível de fidelidade extremamente alto entre os proprietários. Mas sempre tem o que melhorar, principalmente, aos olhos da indústria automotiva, que vive uma competição acirrada para ver quem mostra mais evolução em menor tempo.

 

E a Ford, mais uma vez, acertou com o projeto do Novo Focus, seguindo a tendência global da marca, batizada de Kinetic Design, tanto em relação ao desenho externo quando aos atributos de conforto e tecnologia dentro do habitáculo do carro. Mexeu nas medidas, aumentou o espaço interno e melhorou a vida a bordo. A dirigibilidade ficou ainda mais agradável, com o motor Duratec 2.0 L a gasolina, de 145 cv, e a opção de câmbio automático seqüencial de 4 velocidades, que a montadora quer popularizar.

 

O modelo oferece as carrocerias sedã, que vem para embolar ainda mais o segmento, e a esportiva hatchback, nas versões GLX e GHIA. O design de ambos os modelos ficou muito mais moderno e requintado. Na dianteira, as lanternas ganharam novo formato enquanto a grande frontal inferior ficou maior e mais imponente. A traseira do hatch ficou mais esportiva e as lanternas também foram modificadas.

 

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Dirigibilidade é prioridade da montadora americana, por isso equipou o carro com o motor Duratec HE 2.0 L a gasolina, capaz de gerar potência de 145 cv a 6.000 rpm, tanto na versão com transmissão manual como na automática seqüencial. Entre os avanços desse propulsor destacam-se o bloco, o cabeçote e os mancais de alumínio; pistões revestidos de teflon; duplo comando de válvulas acionados por corrente e sistema de admissão variável. O torque máximo alcançado é de 185 kgfm a 4.500 rpm.

 

O sistema de suspensão é independente na dianteira e na traseira com buchas hidráulicas e amortecedores , e usa um novo sistema de isolação do chassi que reduz vibrações e ruídos. Os freios contam com o auxílio do ABS de última geração como item de série, com distribuição eletrônica de frenagem e um sistema de controle de frenagem em curvas. A direção é do tipo eletro-hidráulica, muito suave e precisa nas manobras.

 

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Muitos recursos tecnológicos facilitam a vida do motorista: o Ford Power, um dispositivo que permite a partida sem chave; o ar-condicionado automático e digital com controle individual de temperatura para o motorista e o passageiro; o computador de bordo com múltiplas funções; o sensor de estacionamento traseiro; o sistema de som Sony com MP3, entrada auxiliar, USB, conexão para iPod e Bluetooth, entre outros.

 

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O Novo Ford Focus é produzido na Argentina e tem três anos de garantia. Os preços da versão hatch começam em R$ 58.190,00 para as versões manuais e R$ 62.690,00 para os modelos com transmissão automática. Na carroceria sedã, o valor do carro parte de R$ 59.390,00 no modelo manual e R$ 64.190,00 nos equipados com câmbio automático.

 

Fiat chega atropelando com o Línea

 

Novo sedã vem para competir com muita beleza, conforto e bom preço. Seus principais atributos são os recursos tecnológicos e os motores 1.9 16V Flex e 1.4 Turbo

Carolina Vilanova

 

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Todo o bom gosto das grifes italianas devem realmente inspirar a turma da Fiat, que com muita classe trouxe para o mercado nacional um sedan acima das expectativas. O Fiat Linea definitivamente não é o Punto sedã, é muito mais, é um carro que chega por cima no segmento super acirrado dos sedãs médios no Brasil. O segmento que certamente tem o público mais exigente de todos.

 

A começar pelo desenho, a Fiat caprichou em todos os detalhes do Linea, o resultado foi um carro muito bonito, moderno, requintado e tecnológico, tendo a performance, o conforto e a segurança como atributos essenciais.

 

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O Fiat Linea está disponível nas seguintes versões: 1.9 16V com câmbio mecânico, 1.9 16V com câmbio Dualogic, 1.9 16V Absolute Dualogic, e T-Jet, que usa um motor 1.4 turbo a gasolina e é oferecida somente com transmissão mecânica. O preço começa em R$ 60.900,00.

 

Vale lembrar que mesmo o modelo de entrada, o Linea vem com equipamentos de série como ABS, air bag duplo, CD player com MP3, ar-condicionado, direção hidráulica e por aí vai. Conforme a versão fica mais top, os equipamentos vão ficando cada vez mais tecnológicos, inclusive com o sistema Blue&MeTM NAV, um navegador GPS integrado.

 

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Debaixo do capô, o Fiat Linea também traz inovações para o nosso mercado. O motor 1.9 16V, que resulta em desempenho e economia, sem falar na baixa emissão de poluentes. Sua configuração permite que o veículo atinja potência de 130 cavalos com gasolina e 132 quando usa exclusivamente o álcool. O torque máximo chega a 18,1 kgfm a 4.500 rpm com gasolina e 18,6 kgfm a 4.500 rpm quando abastecido com álcool. A maior inovação é o quinto bico injetor, que faz parte do novo sistema de partida a frio.

 

Já o propulsor 1.4 16V Turbo a gasolina apresenta o conceito “downsizing”, ou seja, motores menores com alto desempenho: chega a 152 cv e torque de 21,1 kgfm em uma faixa de 2.250 a 4.500 rpm. Também conta com inovações como câmara de combustão compacta, válvulas de descarga feitas de liga de níquel e cromo Nimonic, e sede de válvulas antidesgaste, entre outros.

 

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O sistema de suspensão também chegou com muitas modificações, que priorizam o conforto e a estabilidade, diminuindo principalmente o nível de vibrações e ruídos em qualquer piso. O moderno conjunto de freios com discos na dianteira e na traseira traz o ABS como item de série, com EBD (distribuição eletrônica de frenagem).

 

Fiat Strada tem novo visual e sistema Locker

 

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Muito prática e confortável, a picape Fiat Strada acaba de ganhar nova roupagem, para acompanhar o conceito do restante da gama Palio, que ainda traz na bagagem novos recursos tecnológicos que são inovadores nessa categoria.

 

O veículo tem versões para todos os gostos, do lazer ao trabalho. Ao todo são seis modelos: duas carrocerias (cabine simples e estendida), duas versões de acabamento (Trekking e Adventure) e duas versões com a carroceria antiga, que vai continuar no mercado, com preço mais acessível.

 

O desenho da nova picape na parte dianteira segue o visual e as novas linhas da gama, com faróis polielípticos, ovalados com dupla parábola. A traseira ganhou nova caçamba com tampa removível e com chave. As lanternas ficaram maiores e mais quadradas. O efeito final foi um visual mais jovem e moderno, principalmente, nas versões Adventure, que ficaram ainda mais robustas.

 

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Como opção de motorização, a Fiat disponibilizou os motores Fire 1.4 Flex e 1.8 Flex. O primeiro modelo recebeu aprimoramentos e agora é capaz de gerar 85 cv com gasolina e 86 cv com álcool, sempre a 5.750 rpm. Em relação ao torque, a Strada 1.4 atinge 12,4 kgfm na gasolina e 12,5 kgfm no álcool, ambos a 3.500 giros por minuto.

 

Já o motor 1.8 Flex entrega potência máxima de 112 cv quando abastecido com gasolina e 114 cv com uso exclusivo de álcool, sempre a 5.500 rpm. O torque máximo é de 17,8 kgmf (gasolina) e 18,5 Kgmf (álcool), sempre a 2.800 rpm.

 

A mais atrativa novidade da Strada, no entanto, está no modelo Adventure: o diferencial blocante Locker, que já equipa outros veículos da gama. Esse sistema permite que o carro saia de situações onde uma das rodas gira em falso, como subidas íngremes, pisos molhados, terreno arenoso ou barrento. A versão ganha também uma suspensão recalibrada com amortecedores “Powershock”, projetado pela Magneti Marelli Cofap, com molas internas anti-roll.

 

Entre os dispositivos tecnológicos, estão o computador de bordo, o HSD (High Safety Drive) que inclui o ABS, o My CAr Fiat, além do sistema de Radio Connects e sensores de estacionamento, crepuscular e de chuva, entre outros.

 

Mille Economy: o mais econômico do Brasil

 

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As mudanças que a Fiat adotou no novo Uno Mille Economy 2009 vão refletir muito mais no bolso do motorista do que no visual do carro. Um dos modelos mais vendidos do Brasil, o popular Uno Mille tem tudo para vender ainda mais nessa nova configuração, com previsão de rodar numa estrada até 22 km/l quando abastecido com gasolina e 15 km/l com uso exclusivo de álcool. E o melhor de tudo, com preço a partir de R$ 23.240,00.

 

Para esse projeto, a Fiat investiu numa nova tecnologia para redução de consumo e de emissão de poluentes. Isso é possível com a ajuda do novo motor Fire Economy 1.0 Flex e algumas inovações que reduziram em 10% a economia de combustível, de acordo com a montadora. São quatro versões: Mille Fire Economy e Mille Way Economy, disponíveis em duas e quatro portas.

 

O motor Fire Economy 1.0 Flex foi desenvolvido com o principal objetivo de reduzir o consumo de combustível, recebeu um novo coletor de escapamento tubular com a fluidodinâmica otimizada, um catalisador com maior volume, revisão do comando de válvulas, com tuchos, pastilhas de regulagem, pratos de mola e válvulas mais leves.

 

Outros componentes tiveram seus pesos reduzidos, como as bielas, além disso, o volume de combustível injetado na partida foi minimizado, com a injeção de um cilindro por vez. A marcha lenta passou de 850 para 750 rpm e os mapas de mistura para o consumo e o controle da sonda lambda para as emissões foram recalculados.

 

O resultado é a potência de 65 cv com gasolina e 66 cv com álcool. A Fiat instalou no painel de instrumentos um indicador de consumo instantâneo chamado Econômetro, que avisa o motorista a forma mais econômica de dirigir.

 

A aposta da Fiat é que o modelo ganhe ainda mais mercado, com economia, ótima relação custo/benefício, baixo custo de manutenção e durabilidade. O carro está disponível em toda rede de concessionárias da marca. A garantia é de um ano com assistência 24 horas em todo o Brasil

 

Meriva ganha nova cara e motor 1.4 Econo.Flex

 

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A versão reestilizada da minivan Chevrolet Meriva acaba de chegar ao mercado sem muitas modificações estéticas, mas com uma vantagem que vai agradar muito os consumidores: o motor 1.4 Econo.Flex. Econômico e potente, com capacidade para gerar 105 cv no ácool, o propulsor já é utilizado em vários modelos da gama, como o Corsa, o Prisma e a Montana. O modelo, muito apreciado por mulheres e bastante encontrado na praça dos taxistas, ganhou nova grade frontal, faróis escurecidos e a gravata dourada da Chevrolet já na versão 2009, maior e sem o aro em volta. Na traseira, a Meriva ganhou um visual mais esportivo com a barra cromada embaixo da tampa do porta-malas.

 

Serão disponibilizadas cinco versões, Joy e Maxx, com motor 1.4 litro Econo.Flex e transmissão manual de cinco marchas; Expression, Premium e SS, todas com motor 1.8 litro Flexpower e transmissão automatizada Easytronic.

 

O motor 1.4 litro Econo.Flex, além de ser mais econômico, é capaz de entregar potência de 105 cv, com álcool e 99 cv, com gasolina, sempre a 6.000 rpm. O torque é de 13,4 kgfm e 13,2 kgfm, ambos a 2.800 rpm, com álcool e gasolina respectivamente.

 

Já o propulsor 1.8 Flex, que vem com o Easytronic de série, gera potência máxima de 114 cv quando abastecido com álcool e 112 cv com uso exclusivo da gasolina, a 5.600 rpm. O torque máximo alcançado é de 17,7 kgfm a 2.800 rpm, tanto com álcool quanto com gasolina.

 

O interior do carro também foi aprimorado, recebeu novos grafismos no painel de instrumentos e novos tecidos nos bancos, sem perder as características de conforto e praticidade. O porta-malas tem 390 litros de capacidade e os bancos podem ser rebatidos.

 

O carro oferece vários itens de segurança, entre os quais se destacam os airbags frontais duplos e sistema de freios com ABS. Outros acessórios disponíveis são: CD Player com Bluetooth integrado, entrada para dispositivo USB, entre outros.

 

Os preços da nova Meriva 2009 começam em R$45.790,00 para a versão mais básica e chega a R$51.840,00 para o modelo mais esportivo.

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