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Lançamentos

Motoristas têm mais uma opção bicombustível no segmento de veículos médios, o Focus com motor 1.6 Flex

Carolina Vilanova

De acordo com a Ford do Brasil, quem tem um Focus, na hora de trocar o carro, compra outro Focus. Se depender dessa fidelidade, muitos desses proprietários, estarão rodando com carros bicombustíveis nos próximos meses, afinal a marca acaba de disponibilizar a linha Focus 2008, nas versões hatch e sedan, com motorização 1.6 l flex e preços a partir de R$43.490,00 e R$ 48.720,00, respectivamente.

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Em relação ao visual, o Ford Focus 2008 não apresenta mudanças, mas na parte mecânica o modelo contou com alterações significativas, principalmente com a adoção do motor RoCam 1.6 litro flex, o mesmo que equipa o Fiesta, porém, com aprimoramentos que gerou potência e torque mais elevados e a otimização do consumo de combustível.

O resultado dessa equação foi um motor potente e com alto desempenho sem muito esforço, atingindo a potência máxima de 112,6 cv com álcool e 105,2 cv com gasolina, sempre a 5.500 rpm. O torque máximo chega a 15,9 kgfm com álcool e a 15 kgfm com gasolina, ambos a 4.250 rpm, o que representa um ganho de 10% e 5% respectivamente, de acordo com a engenharia da empresa. Além disso, o motor é homologado para uma vida útil de 240.000 km.

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Para conseguir essa performance foram necessárias algumas mudanças, como a elevação da taxa de compressão para 12,3:1, com o objetivo de aumentar a eficiência na conversão de energia em trabalho e favorecer a queima, principalmente do álcool. A câmara de combustão conta agora com pistões de alta turbulência e um sistema de controle da ignição que funciona individualmente em cada um dos cilindros do motor.

Mas a maior novidade desse motor é a válvula termostática eletrônica, um componente exclusivo e patenteado da Ford, que tem a missão de manter a temperatura ideal de trabalho para os dois combustíveis, o que permite maior temperatura e redução de atrito.

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O propulsor conta ainda com um novo sistema de captação de ar frontal com ressonador, desenvolvido para reduzir a temperatura do ar para o motor e diminuir o ruído na cabine. A luz de advertência no painel do nível do reservatório de partida a frio complementa o pacote de novidades para esse modelo.

Para completar o trem de força do modelo, a transmissão manual Ford IB5, de cinco marchas, teve o rescalonamento da segunda marcha para aumentar o torque em baixa rotação. Além disso, a embreagem conta com o disco de fricção maior e o tensionador e a correia do alternador são construídos com nova geometria e materiais mais nobres.

 

 

Volvo lança o compacto de luxo C30

O visual arrojado e esportivo são os atributos mais evidentes no novo veículo lançado pela Volvo no Brasil: o C30, o primeiro modelo hatchback da marca. Considerado um compacto de luxo, o C30 chega ao mercado nas versões 2.0, 2.4i e T5, com preços a partir de R$ 89.933; R$ 113.900 e R$ 133.900, respectivamente. A Volvo oferece aos compradores garantia de dois anos de manutenção gratuita.

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De acordo com a marca, o design do modelo é o que mais chama atenção, principalmente, porque foi desenvolvido conforme as exigências dos clientes, ou seja, jovem e dinâmico. O desenho conta com a tampa do porta malas de vidro, com um toque esportivo e urbano, que nasceu do Volvo SCC (Safety Concept Car) apresentado em 2001.

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Quanto ao desempenho, o C30 entrega 145 cavalos de potência e torque de 18,9 kgfm na versão de 2 litros e 4 cilindros; já no modelo 2,4 litros de 5 cilindros, a potência máxima alcançada é de 170 cv e o torque é de 23 kgfm a 4.400 rpm. O top de linha com propulsor de 2,5 litros conta com 5 cilindros e turbocompressor de baixa pressão, além do duplo comando de válvulas variável no cabeçote, o que lhe confere a potência de 220 cv a 5.000 rpm e o torque de 32 kgfm a 1.500 rpm.

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Em relação à transmissão, duas opções estão disponíveis, a manual de cinco velocidades e a automática com opção Geartronic nos modelos mais requintados. A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson e a traseira é independente com multibraço. O sistema de freios é a disco nas quatro rodas e conta com ABS (antitravamento) e EBA (auxílio a frenagem emergencial).

Peugeot 206: popular com câmbio automático

Privilégio dos carrões de luxo, a transmissão automática sempre foi um opcional que nunca atraiu a atenção dos motoristas mais jovens. Mas essa filosofia vem mudando aos poucos, prova disso é a oferta de carros compactos que oferecem a conveniência e conforto do conjunto. A Peugeot, apostando nessa tendência, lançou o seu modelo popular 206 na versão automática, o Automatic Flex, equipado com câmbio seqüencial Tiptronic, já conhecido dos proprietários de 307 e 407.

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A versão combina a praticidade da transmissão automática com a versatilidade do motor 1.6 Flex e preços a partir de R$ 48.800 na versão Hatchback e R$ 53.000 no modelo Station Wagon, ambos baseados na configuração top de linha Feline. A versão ficou mais esportiva com o novo painel de instrumentos, alavanca e o console da transmissão cromados, rodas de liga leve etc.

A caixa automática do Peugeot 206, denominada AL4 (veja matéria na pág. 25 e no site O Mecâniconline), tem quatro marchas e conta com um sistema eletrônico que se adapta ao estilo de direção do motorista e três programas de condução: “Drive” (D), “Esportiva” que permite uma condição mais esportiva, e “Antipatinação” que garante mais segurança e estabilidade em piso de pouca aderência. Além disso, permite a troca de marchas no modo seqüencial Tiptronic.

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A caixa conta com a atuação do conversor de torque pilotado, que possibilita a ação do freio motor, mantendo o funcionamento do sistema ideal entre a velocidade do veículo e a rotação do motor. O lubrificante específico dispensa troca, deve somente ser inspecionado a cada 60 mil Km.

O motor 1.6 Flex de 16V consegue entregar até 113 cv de potência com álcool e 110 cv com gasolina, ambos a 5.600 rpm; e o torque máximo alcançado é de de 15,5 mkgf quando abastecido 100% com álcool e de 14,2 kgfm, sempre a 4.000 rpm.

Ford Courier: boa, barata e flex

Com um novo motor 1.6 flex, calibrado para otimizar o torque a partir de baixas rotações a fim de atender plenamente aos anseios de seus fiéis e exigentes consumidores. Assim, a Ford apresentou a linha 2008 da picape Courier, um veículo voltado para o trabalho, que é prático e barato, com preço sugerido de R$ 29.600,00.

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O motor é o mesmo do Fiesta e do Focus Flex: RoCam1.6 litro bicombustível com sistema de injeção eletrônica desenvolvido pela Visteon. Entre os diferenciais, a taxa de compressão elevada de 12,3:1 é o mais marcante e, combinada com o novo desenho da câmara e do pistão que privilegia alta turbulência. Essa fórmula otimiza o torque sem prejudicar o consumo de combustível.

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Em termos de potência, a nova Courier entrega 96 cv a 5.250 rpm com gasolina e 107 cv a 5.500 rpm com uso exclusivo de álcool. O torque máximo conseguido é de 145 Nm com gasolina e 153 Nm com álcool, ambos a 4.250 rpm, sendo que 90% desse torque é atingido a partir de 1.500 rpm.

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Assim como no Focus, o motor conta com a válvula termostática eletrônica, que permite a operação na temperatura ideal de acordo com cada combustível. O regulador de pressão também foi melhorado e agora trabalha com pressão 30% maior, aumentando a vazão e otimiza a queima. A Ford garante que o motor RoCam Flex tem durabilidade de no mínimo 240.000 km e que as manutenções preventivas demandam apenas a troca de óleo e das velas.

A Ford Courier 2008 está disponível nas versões: L, XL, Van e Ambulância, nas cores sólidas preto Ebony, branco ártico e vermelho Bari e a metálica prata Geada.

C3 XTR e Exclusive com motor 1.4 Flex

O compacto premium mais popular da Citroën, o nacional C3, ganha a partir de agora mais uma opção de motorização, a 1.4 litro Flex. As versões oferecidas com o novo motor são a XTR 1.4i Flex, que tem preço a partir de R$ 42.990,00; e Exclusive 1.4i Flex, com valor de venda sugerido de R$ 41.560,00.

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O motor 1.4i Flex adotado nas duas versões top de linha do C3 conta com bloco e cabeçote construídos em alumínio e sistema de injeção bicombustível Bosch. Quanto ao desempenho, o motor entrega 80 cv de potência máxima quando abastecido com gasolina e 82 cv com uso exclusivo de álcool, sempre a 5.250 rpm. O torque máximo alcançado é de 12,6 kgfm tanto com gasolina quanto com álcool, ambos a 3.250 rpm.

Pajero 2008 mostra robustez e um novo V6

A Mitsubishi renovou o visual e o acabamento da linha 2008 do utilitário esportivo Pajero Full, mas é o novo motor MIVEC V6 a gasolina o grande destaque de evolução da quarta geração do modelo. As características como robustez e esportividade foram mantidas no design com linhas marcantes e mais modernas. O veículo está disponível nas versões 3 e de 5 portas com os níveis de acabamento GLS e HPE, além de contar com equipamentos de segurança e acessórios eletrônicos de última geração.

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O motor é um V6 de 3,8 litros, preparado para atingir a potência de até 250 cavalos e torque máximo de 38,1 kgfm a 2.000 rpm. O sistema MIVEC (Mitsubishi Innovative Valve timing Electronic Control system) controla eletronicamente os tempos de abertura e fechamento das válvulas de admissão, que combinado com o controle de entrada de ar “Dual-Mode”, otimiza o desempenho em diferentes faixas de rotação.


Fiat Stilo em versão ainda mais esportiva

Esportividade e diversos acessórios são as características mais marcantes na nova versão do Fiat Stilo, batizada de Stilo Sporting. Além dos atributos estéticos, o modelo sofreu mudanças técnicas para obter um desempenho mais esportivo, como o diferencial mais curto, para otimizar a aceleração e a retomada.

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O motor adotado é o 1.8 Flex, que entrega 112 cv de potência máxima quando abastecido somente com gasolina e 114 cv com uso exclusivo de álcool, sempre a 5.500 rpm. Entre os equipamentos de série destacam-se o piloto automático, a direção elétrica dual drive, computador de bordo, CD com MP3, My Car Fiat, volante com regulagem de altura e profundidade, banco do motorista com regulagem de altura e espelhos retrovisores, travas e vidros dianteiros elétricos. O novo Stilo Sporting está disponível na rede de concessionárias da marca a partir de R$ 58.200,00.

Novo BMW X5 chega ao Brasil

Bonita e imponente, a segunda geração do utilitário esportivo BMW X5 começa a ser disponibilizada nas concessionárias do País. O modelo sofreu algumas mudanças, mas manteve as características e as qualidades originais da BMW, como segurança, conforto, requinte, luxo e robustez.

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As alterações mais significativas privilegiaram a potência e a eficiência dos motores, além da aerodinâmica da carroçaria. São três opções de motorização: a gasolina de 4 litros e 8 válvulas em V, que entrega a potência máxima de 355 hp; a gasolina 3.0 l com seis cilindros em linha capaz de gerar 272 hp; e o diesel de seis cilindros em linha de 3.0 litros, com potência máxima de 231 hp.

Para completar o trem de força, a transmissão de seis velocidades com mudança de marcha mais rápida como padrão, além de um seletor de marchas eletrônico. No pacote de equipamentos eletrônicos estão a condução BMW xDrive, a Direção Ativa de controle de velocidade e a Condução Adaptável, com estabilização antiderrapante e amortecedores adaptáveis ao desempenho esportivo. Os pneus são do tipo RFT (Run Flat Tire) para toda a linha.

Novo Audi TT Coupé: objeto de desejo

Desfilando muita beleza, esportividade e requinte o novo Audi TT Coupé chega ao Brasil para aguçar o desejo dos consumidores. O modelo está maior, o que garante mais conforto aos ocupantes, além de apresentar linhas arredondadas, marcantes e harmoniosas. A grade do radiador se destaca e as largas entradas de ar refletem o desempenho do modelo, enquanto os faróis marcam ainda mais a esportividade.

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O motor do TT Coupé é um 2.0 Turbocharged TSFI de quatro cilindros, com sistema de injeção direta de gasolina FSI, que lhe confere a potência máxima de 200 cv e torque máximo de 280 Nm de 1.800 rpm até 5.000 rpm. O carro acelera de 0 a 100 Km em apenas 6,4 segundos, atinge velocidade máxima de 240 km/h e tem consumo médio de 12,9 km/litro em percurso misto. Para aumentar a propulsão, ao alcançar 120 km/h, um spoiler emerge da tampa do porta-malas. Quando a velocidade cai para menos de 80 km/h, o spoiler automaticamente é recolhido.

Outra característica mecânica de ponta é o câmbio do tipo “S tronic”, que trabalha num sistema que combina as vantagens de uma caixa de câmbio manual com uma automática, priorizando sempre a esportividade. O modelo tem 10 opções de cores metálicas ou peroladas e três sólidas, com preços a partir de R$ 219.000,00.

Toyota também adota tecnologia flex

A Toyota do Brasil acaba de lançar a linha Corolla 2008 com opção de motor bicombustível, tanto na versão sedan quanto na station wagon Fielder. O propulsor é o 1.8 litros de 16V VVT-i Flex, capaz de entregar 136 cv de potência máxima, com qualquer um dos combustíveis, o torque é de 17,5 kgfm a 4.200 rpm e a taxa de compressão foi mantida em 10:1.

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Entre as inovações do motor destacadas pela Toyota estão o acréscimo de resina protetora contra corrosão nos pistões, novos anéis de pistão e o ajuste do comando de válvulas. O sistema VVT-i de acionamento contínuo de abertura e fechamento das válvulas de admissão proporciona torque elevado em todas as faixas de rotação. Os preços sugeridos começam em R$ 56.565,00 para o Corolla e R$ 67.144,00 para o Fielder.

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