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Lançamentos

Ford apresenta a linha 2008 totalmente reestilizada, com destaque para o desenho mais bonito e elegante, além de um conjunto interno com novo acabamento, mais prático e confortável.

Carolina Vilanova

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Um dos veículos responsáveis pela virada da Ford no Brasil, o Novo Fiesta, chega ao mercado na versão 2008 exibindo novas formas no desenho externo e um novo interior, que priorizam priorizando o conforto e a praticidade dentro do habitáculo. A mudança acontece em toda a linha 2008 do Fiesta, ou seja, Hatch e Sedan, nas versões First ou Trend, com motorização 1.0 L Flex e 1.6 L Flex. Todo o conjunto mecânico, inclusive o motor, permaneceram inalterados.

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O design do Novo Fiesta foi totalmente remodelado de acordo com a linguagem “Kinetic” (Cinético) adotada pela Ford, sempre seguindo o DNA dos seus automóveis. As linhas fluidas e dinâmicas começam na parte dianteira, com o novas formas para o pára-choque e o capô alto, além do novo farol com dupla parábola, que realçam a esportividade e a robustez do modelo. A grade do tipo colméia ganhou formato retangular e integração com o pára-choque. A parte traseira também apresenta alterações com as lanternas do Hatch em lentes transparentes de policarbonato e o pára-choque mais encorpado e esportivo.

A prioridade no desenvolvimento do novo interior do carro foi o conforto, para isso um novo acabamento com textura diferenciada e cores mais escuras e mais sofisticadas foram incorporados. Com 23 porta-trecos, o Novo Fiesta se mostra bem prático no dia-a-dia, com o painel em dois tons de cinzae com novas saídas de ar. O painel de instrumentos privilegia a visibilidade e esportividade, com marcadores analógicos e cores de acordo com a versão.

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Mais conforto foi garantido com a adoção de um novo pacote de isolamento acústico, aplicados estrategicamente na carroceria com o objetivo de reduzir o nível de ruído no interior do habitáculo. Além disso, o Novo Fiesta ganhou um tanque de combustível maior, com capacidade para 54 litros.

O Novo Fiesta 2008 chega com os seguintes preços de lista, nas versões básicas: Hatch 1.0 L, R$29.990,00; Hatch 1.6 L, R$34.090,00; Sedan 1.0 L, R$31.880,00; Sedan 1.6 L, R$36.020,00.

 

Picapes ganham potência com motor flex

 

Além do propulsor 2.4 litros Flexpower, as linhas S10 e Blazer apresentam alterações mecânicas que proporcionaram o aumento de quase 20 cv de potência. Todas as linhas da Chevrolet contam agora com opção bicombustível.

Carolina Vilanova

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A chegada das versões Flexpower da picape Chevrolet S10 e do esportivo utilitário Chevrolet Blazer veio completar a gama de veículos bicombustíveis produzidos pela General Motors no Brasil. Com muitas modificações na parte mecânica, os modelos estão mais potentes e o consumo de combustível foi otimizado.

O novo motor que impulsiona a linha é o 2.4 Flexpower, totalmente desenvolvido pela GM Powertrain para rodar com gasolina, álcool ou qualquer mistura dos dois combustíveis. O conjunto passou ainda por muitas alterações e o resultado foi o ganho de 20 cavalos na potência dos veículos, já que o modelo gasolina entregava 128 cv e os novos motores geram 147 cv quando abastecido com álcool e 141 cv se for utilizada a gasolina.

Entre as alterações mecânicas do propulsor estão o novo coletor de admissão construído em plástico com uma galeria específica de injeção de combustível para a partida a frio “Cold Start Rail”. Para otimizar a utilização do álcool, a taxa de compressão aumentou de 9,6:1 para 11,5:1, um dos motivos que possibilitou o ganho de 20% no desempenho das picapes.

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A potência máxima acontece com 5.200 rotações por minuto enquanto o torque máximo é de 21,9 kgfm tanto para gasolina quanto para álcool, sendo na faixa de 2.400 a 3.200 rpm com gasolina e entre 2.400 a 4.400 rpm com o uso exclusivo do álcool.

O sistema de injeção eletrônica com controle seqüencial adotado nos modelos é o Bosch Motronic ME 7.9.9 e uma nova calibração foi desenvolvida para otimizar o consumo e os níveis de emissões. O conversor catalítico está situado agora próximo do coletor de escapamento, diminuindo o tempo de aquecimento do catalisador.

O sistema “Drive by Wire”, de aceledor eletrônico, ou seja, sem cabos, acentua, além das características de redução de consumo e de emissões, a dirigibilidade, com acelerações mais homogêneas e respostas mais precisas, de acordo com a marca. O tanque de combustível ganhou novo filtro com maior área de captação e maior resistência ao álcool.

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A suspensão funciona com o sistema ‘Trac-Lock’ de controle anti-deslizante das rodas traseiras, antes exclusivo nos modelos diesel. Trata-se de um sistema de tração positiva, que otimiza a capacidade de tração do eixo traseiro e melhora a aderência em terrenos irregulares, e a dirigibilidade em curvas, pavimentos irregulares e condições de solo com baixo atrito.

Considerada uma das picapes mais vendidas do Brasil, a S10 teve seu design externo inalterado e está sendo comercializada nas versões de acabamento Advantage (cabine dupla) e Colina (cabine simples), com tração 4×2, sendo que as versões diesel permaneceram no mercado. Os preços sugeridos pela marca começam em R$ 53.800,00.

Novo Palio fica ainda mais Novo

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Fiat lança versão 2008 do Novo Palio, o modelo mais vendido da marca, com visual realmente reestilizado, apesar de manter as mesmas características mecânicas do antecessor.

Carolina Vilanova

A última plástica do Fiat Palio foi em 2003, quando o veículo foi rebatizado de Novo Palio. Em pleno início de 2007, mais uma cirurgia e o resultado foi um carro realmente remodelado, com um visual quase completamente novo, sem perder a jovialidade: o Novo Palio 2008. Impressões e gostos a parte, o modelo ficou, no mínimo, mais moderno e diferente do seu antecessor, apesar de ter mantido as mesmas características mecânicas e de motorização.

Muitos realmente consideraram o Novo Fiat Palio 2008 mais bonito e esportivo, outros acreditam que o veículo já tinha esses atributos e estavam satisfeitos. Mas de acordo com a Fiat, foi feita a vontade dos clientes, que apontaram quais melhorias faltavam no modelo. Além do desenho, o carro ganhou novos equipamentos incorporados de série, como faróis de neblina, brake-light, volante com regulagem de altura, porta-óculos, rodas e pneus maiores.

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As alterações no exterior começam na parte dianteira, onde foram desenhadas novas formas para o capô e modelos renovados de faróis, faróis de neblina, pára-choque com grade e entrada de ar integradas. As laterais também apresentam linhas redesenhadas e janelas maiores nos modelos de duas portas. Já a parte de trás ficou mais arredondada e ganhou nova tampa do porta-malas e lanternas translúcidas, com formato mais retangular que invadem as laterais.

Por dentro, um toque de sofisticação priorizando o conforto dos ocupantes, com novos tecidos para o acabamento e painel de contornos arredondados. Em termos de fucionalidade, o modelo oferece vários porta-objetos de fácil manuseio e leitura fácil e clara do quadro de instrumentos. Sem contar, o My Car Fiat, um sistema que permite personalizar várias funções do veículo.

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Em relação a parte mecânica, a Fiat manteve para o modelo as três motorizações já familiares do consumidor, todas bicombustíveis, são elas: motor Fire 1.0 Flex, que entrega 65 cv de potência com gasolina e 66 com álcool; o Fire 1.4 Flex, cujo desempenho é de 80 cv de potência com gasolina e 81 cv com álcool; e o 1.8 Flex, que privilegia a esportividade gerando a potência de 113 cv quando abastecido com gasolina e de 113 cv com uso exclusivo de álcool.

O Novo Palio 2008 chega ao mercado nas seguintes versões: ELX 1.0 duas e quatro portas; ELX 1.4 quatro portas; e 1.8R duas e quatro portas. Os preços da versão 1.0 começam em R$ 28.700, da versão 1.4 em R$ 31.980 e do modelo esportivo em R$ 40.300.

Civic Si chega despejando potência

A Honda acaba de apresentar aos consumidores brasileiros a versão esportiva Civic Si, uma supermáquina capaz de gerar 192 cv de potência. O motor que equipa o modelo é o i-VTEC 2.0l DOHC, com transmissão manual de seis velocidades dotada de diferencial com deslizamento limitado LSD (Limited Slip Differential), que, de acordo com a marca, distribui melhor o torque do propulsor tanto em curvas como em arrancadas.

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Montado com bloco, cabeçote e cárter de alumínio, o motor do New Civic Si tem 4 cilindros em linha e 1.998 cm3 de capacidade. O cabeçote é do tipo i-VTEC DOHC (Double Overhead Camshaft) de 16 válvulas, com duplo comando de válvulas tanto no eixo da admissão quanto no do escape. O resultado dessa equação é uma potência de 192 cv a 7.800 rpm e torque de 19,2 kgfm a 6.100 rpm, enquanto a taxa de compressão sobre para 11:1.

A esportividade está expressa na performance e também nas características visuais do carro, como a grade frontal com o emblema Si, bancos do tipo “concha”, painel com iluminação em vermelho, manopla revestida em couro, pedais em alumínio, aerofólio traseiro aerodinâmico, ponteira do escapamento cromada, rodas de liga leve de 17″ e suspensão com calibragem esportiva.

Entre outros atributos tecnológicos estão os sistemas VSA (Vehicle Stability Assist), que auxilia no controle da estabilidade, o EPS (Electric Power Steering) de direção eletricamente assistida; o shift light que indica o momento ideal para a troca de marchas de forma esportiva, e sistemas Os freios com ABS (Anti-lock Braking System) e EBD (Electronic Brake Distribution), que distribui a frenagem eletronicamente.

O New Civic Si está disponível nas cores Vermelho Rally Sólido e Preto Nighthawk Perolizado, e em breve na cor Prata Global Metálico. O preço público sugerido começa em R$ 99.500,00.

Sentra apresenta câmbio de última geração

O novo Nissan Sentra chega ao País em sua sexta geração com um grande diferencial para o consumidor brasileiro: o câmbio XTRONIC® CVT, de transmissão continuamente variável.

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Atração do Salão em outubro passado, o modelo vem nas versões 2.0 l, 2.0 S e 2.0 SL, todas equipadas com propulsor de alumínio de quatro cilindros 16V, com sistema CVVTCS (Continuously Variable Valve Timing Control System) – controle de abertura e fechamento de válvulas continuamente variável.

Em termos de potência, o sedan desenvolve 142 cv a 5.500 rpm e torque e 20,3 kgfm a 4.800 rpm. Além do câmbio automático, também é oferecido a transmissão manual de seis marchas, com função overdrive e sincronizadores de cone triplo para a 1ª e 2ª marchas.

Novo Golf: mais esportivo do que nunca

A Volkswagen acaba de lançar o Novo Golf totalmente remodelado com visual muito mais esportivo e jovial. O modelo está disponível em quatro opções de acabamento, são elas: Golf 1.6 e Golf 2.0, Golf 1.6 Sportline, Golf 2.0 Comfortline e Golf GTI.

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Com relação ao motor, a opção de entrada é o do tipo 1.6 litro 8V Total Flex, capaz de desenvolver a potência de 101 cv (gasolina) e 103 cv (álcool), enquanto o torques máximo é de 140 Nm (gasolina) ou 142 Nm (álcool).

A segunda opção é o propulsor 2.0 litros 8V a gasolina, que entrega a potência máxima de 116 cv e o torque máximo de 170 Nm. A versão esportiva GTI conta com o 1.8 Turbo 20 V a gasolina, que teve nova programação do módulo eletrônico, entrega a potência de 193 cv e o torque de 250 Nm, chegando a alcançar a velocidade máxima de 231 km/h.

São quatro alternativas de transmissão: as manuais MQ200 (motor 1.6) e MQ 250 (motores 2.0 e 1.8 turbo), de cinco velocidades; a automática que equipa o motor 2.0, de 4 velocidades; e a Tiptronic (motor 1.8 turbo), de 5 velocidades.

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