Novo visual, acabamento interno, controle de estabilidade e recalibragem das suspensões são algumas das novidades do sedã médio que completa 50 anos
Texto: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação
Dia 17/03, em São Paulo/SP, a Toyota apresentou a linha 2018 de seu produto mais famoso no mundo o Corolla. A fabricante comemora 50 anos de produção do sedã. Esta geração teve o visual renovado, tanto na dianteira como traseira. O conjunto de faróis e grade foram re-estilizados, ficaram mais afilados. Os cantos do para-choque ganharam vincos aprofundados.
Os faróis de halogênio estão nas versões GLi e XEi, os de LED, com nivelamento automático, nas opções XRS e Altis. As lanternas com luzes diurnas (DRL –Daytime Running Lights) estão disponíveis a partir da versão XEi, e todas contam com lanternas dianteiras com luz de posicionamento em LED.
Na traseira, as mudanças se concentram nas lanternas, que agora são de LED em toda a linha e com nova disposição das luzes. As luzes traseira, de freio e de neblina estão na parte inferior, onde aparece uma barra cromada mais fina. As luzes de ré e de seta são em tom escurecido.
A lateral utiliza linha de cintura mais elevada e uniforme. A partir da versão XEi, o Corolla tem antena no estilo shark fin (barbatana de tubarão) e rodas de liga leve de 17”.
Por isso os amortecedores e molas receberam novas cargas o que deixou a suspensão mais macia. Isso significa que não compartilha estas peças com os modelos fabricados anteriormente.
Interior com nova central multimídia
Em todas as versões, o painel do Corolla 2018 mantém o tema horizontal. Desde a versão de entrada GLi, o acabamento tem partes revestidas de couro na cor preta, como no volante e detalhes da manopla de transmissão, e cinza, na parte anterior dos bancos dianteiros e traseiros.
As versões GLi Upper e XEi possuem acabamento em couro na cor cinza. A esportiva XRS, em couro exclusivo na cor preta e a topo de linha Altis, na nova cor linho claro.
A partir da XEi, todas têm acabamento cromado nos difusores do ar-condicionado, que ganharam formato arredondado. Além destes itens, o botão da alavanca do freio de estacionamento e as maçanetas das quatro portas do Corolla Altis também são cromados.
Os dois tipos de painel de instrumentos disponíveis no Corolla receberam alterações gráficas. Na versão GLi, a zona de informação é composta por um grande círculo central que indica a velocidade, ladeado por dois menores: conta-giros à esquerda, e indicador de combustível e temperatura à direita. Um display de cristal líquido, localizado abaixo do mostrador de velocidade, reúne as informações do computador de bordo.
Nas versões XEi, XRS e Altis, o painel de instrumentos mostra dois grandes círculos em suas extremidades: o esquerdo reúne o conta-giros e o termômetro do motor; o direito, o velocímetro e o indicador de combustível. No centro uma tela de TFT de 4,2”, agora colorida, exibe diversas informações sobre a condução, em projeção tridimensional.
O sistema multimídia Toyota Play ganhou tela de LCD de 7” sensível ao toque. A iluminação clear blue é comum a todas as versões, para os indicadores de velocidade e rotação do motor no painel de instrumentos, sistema de áudio, relógio e ar-condicionado, quando o farol está acionado. A intensidade da luz pode ser regulada conforme a preferência do motorista.
No Corolla GLi, os comandos do ar-condicionado são manuais, e o sistema de som, com conexão Bluetooth e entradas auxiliares tipo USB, para iPod e similares.
A versão esportiva XRS tem aerofólio traseiro, saias esportivas (frontal, lateral e traseira), ponteira do escapamento cromado e o emblema XRS no canto inferior direito da tampa do porta-malas.
Mesma motorização e controle de estabilidade
Oferecido com motor 1.8L 144 cv (E)/139 cv (G) a 6000 rpm. O torque máximo é de 18,6 kgfm (E)/17,7 kgfm (G) a 4.800 rpm. E 2.0L com 154cv (E)/143 cv (G) a 5.800 rpm, o qual entrega 20,7 kgfm (E) a 4.800 rpm/19,4 kgfm (G) a 4000 rpm. Ambos utilizam Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas e corrente sincronizadora.
Todas as versões passam a contar com o Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC), Controle Eletrônico de Tração (TRC) e Assistente de Subida (HAC). Além disso, os dois airbags do tipo cortina, antes disponíveis apenas na Altis, tornaram-se itens de série em todas as versões. No total são 7 airbags, dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista.
O câmbio manual de 6 marchas é oferecido na opção 1.8L e o automático CVT que simula 7 marchas nas opções 2.0L.
Os preços sugeridos da linha Corolla 2018 são:
Toyota Corolla 2018 1.8L GLi manual: R$ 69.690,00
Toyota Corolla 2018 1.8L GLi Multi-Drive: R$ 69.990,00
Toyota Corolla 2018 1.8L GLi Upper Multi-Drive: R$ 90.990,00
Toyota Corolla 2018 2.0L XEi Multi-Drive: R$ 99.990,00
Toyota Corolla 2018 2.0L XRS Multi-Drive: R$ 108.990,00
Toyota Corolla 2018 2.0L Altis Multi-Drive: R$ 114.990,00
PORQUE NAO PUSERAM LOGO UM OTIMO TURBO MELHOR QUE MOTOR ASPIRADO TENHO CIVIC 04 COM 199 CV TURBO AUTOMATICO