Lançamento: Renault Kwid



Subcompacto com características de SUV é a aposta da Renault para o mercado brasileiro; motor 1.0 de 3 cilindros é uma versão diferente da que equipa Sandero e Logan

Texto: Fernando Lalli
Fotos: Divulgação


O Renault Kwid foi oficialmente lançado no Brasil no dia 2 de agosto, em São Paulo/SP. Construído sobre a nova plataforma CMFA da Aliança Renault-Nissan, o subcompacto de 3,68 metros de comprimento foi originalmente concebido para o mercado indiano. Porém, 80% de suas peças foram redesenhadas para o Brasil. Isso inclui reforços na carroceria, tratamento acústico e eixos dianteiro e traseiro mais robustos, estes visando melhoria de estabilidade.

Os sistemas de suspensão são McPherson na dianteira e eixo rígido em “U” na traseira. Para compensar a ausência da barra estabilizadora, os amortecedores dianteiros ganharam mola contractiva montada dentro dos tubos. A altura elevada do solo (180 mm) e os generosos ângulos de ataque (24°) e saída (40°) são os motivos pelos quais a Renault chama o Kwid de “SUV dos compactos”.



Mecânica eficiente
Seu motor SCe 1.0 de três cilindros não é o mesmo que equipa a linha Sandero/Logan. É uma derivação simplificada (código BR10LS), cuja mudança mais significativa está no cabeçote, que não possui comando variável de válvulas. Com isso, desenvolve 66 (G)/70 cv (E) de potência a 5.500 rpm e 9,4/9,8 kgfm de torque a 4.250 rpm.



O câmbio SG1 é manual de cinco marchas. Todas as versões possuem o indicador de troca de marchas (GSI) no quadro de instrumentos, além de um indicador de estilo de condução abaixo do velocímetro. Por meio de barras com três níveis de cores (verde, amarelo e laranja), mostra se o motorista está dirigindo de forma econômica ou não.

De acordo com o Inmetro, o Kwid entra no ranking de carros mais econômicos do Brasil. Na cidade, faz 14,9 km/l com gasolina e 10,3 km/l com etanol. Na estrada, 15,6 km/l com gasolina e 10,8 km/l com etanol.


Custo/benefício
A fabricante confirmou que, por enquanto, o subcompacto continua com os mesmos preços agressivos da pré-venda. A linha começa na versão básica Life por R$ 29.990, que tem direção mecânica, rodas de aço 14″, airbags frontais e laterais duplos, alerta visual e sonoro de não-utilização do cinto de segurança do motorista, abertura interna do porta-malas, banco traseiro rebatível, desembaçador do vidro traseiro, indicador de estilo de condução e de troca de marcha.

A intermediária Zen, que custa R$ 34.990 (com o rádio fica R$ 35.390), deve corresponder a pelo menos 60% das vendas totais do modelo. Em adição aos equipamentos da versão Life, traz de série direção com assistência elétrica (ao invés de mecânica), ar-condicionado, sensor de estacionamento, rádio com USB e bluetooth, trava elétrica das portas, vidros dianteiros elétricos, alerta sonoro de faróis acesos, limpador do vidro traseiro, retrovisor interno com função dia/noite e revestimento interno do porta malas.

A versão top de linha é a Intense+Pack Connect, por R$ 39.990. Além do sistema multimídia MediaNav com câmera de ré, vem com retrovisores com ajustes elétricos, computador de bordo, roda flexwheel 14″, faróis de neblina, retrovisores pintados, apoio de cabeça traseiro central e chave canivete.



Os preços devem ser mantidos pela Renault até o mês de outubro, quando a versão Life terá a opção de vir com ar-condicionado e direção com assistência elétrica. Já a versão Intense, vendida apenas em sua configuração completa, “perderá” itens como MediaNav com câmera de ré, que se tornarão opcionais.

O Renault Kwid tem três anos de garantia, mais a extensão de dois anos para quem optar pelo financiamento pelo Banco Renault. A fabricante oferece plano de manutenção com preços fixos nas revisões até os 60 mil km: R$ 349 na versão Life e R$ 388 nas versões Zen e Intense.



Ficha Técnica
Renault Kwid



Arquitetura
Carroceria monobloco, monovolume, 5 passageiros, 5 portas

Motor
Quatro tempos, três cilindros em linha, 12 válvulas, injeção multiponto, bicombustível (etanol e/ou gasolina) e refrigeração por circuito de água sob pressão
Potência máxima (ABNT): 66 cv (gasolina) @ 5.500 rpm / 70 cv (etanol) @ 5.500 rpm
Torque máximo (ABNT): 9,4 kgfm @ 4.250 (gasolina) / 9,8 kgfm @ 4.250 (etanol)
Cilindrada: 999 cm³

Pneus/rodas
Roda de aço com calotas
Ppneus 165/70 R14

Suspensão
Dianteira: Tipo MacPherson, triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos e molas helicoidais
Traseira: Suspensão traseira composta por eixo rígido, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais
Freios: Sistema ABS, com discos sólidos na dianteira e freios traseiros com tambores.
Direção: mecânica (versão Life) e com assistência elétrica (Zen e Intense)

Transmissão
Câmbio: Manual de 5 velocidades
Relações de marcha
1ª……… 3,769:1
2ª……… 2,048:1
3ª……….1,290:1
4ª……….0,949:1
5ª……….0,791:1

Dimensões
Tanque de combustível: 38 litros
Porta-malas: 290 litros
Carga útil: 375 Kg
Peso (em ordem de marcha): 780 Kg (Versão Life), 786 Kg (Zen + rádio) e 798 Kg (Intense + Pack Connect)
Entre-eixos: 2.423 mm
Comprimento: 3.680 mm
Altura: 1.474 mm
Largura (sem retrovisores): 1.579 mm
Altura livre do solo: 180 mm
Ângulo de entrada: 24°
Ângulo de saída : 40°

Desempenho (dados de fábrica)
Aceleração: 0 a 100 km/h: 15,5s (gasolina)/ 14,7s (etanol)
Velocidade máxima: 152 km/h (gasolina)/ 156 km/h (etanol)