Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Lançamento: Nissan Frontier recebe novo motor e câmbio



Propulsor menor com dois turbos, transmissão automática de 7 velocidades e suspensão traseira multilink são algumas das novidades incorporadas a picape média

Texto: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação


Em Tuiuti/SP, dia 17/03, a Nissan mostrou para a imprensa brasileira a nova Frontier 2017. O propulsor movido a diesel passou por processo de downsizing. Deixou a configuração 2.5L e passou para 2.3L, ainda ganhou sistema biturbo. Eles atuam em regimes de rotação diferentes para permitir progressividade a aceleração. A cavalaria continua a mesma 190 cv de potência e 45,9 kgfm de torque. A pressão do óleo é otimizada por conta do controle elétrico, ele reduz possíveis perdas causadas por fricção.



O sincronismo é feito por corrente ao invés de correia. Traz ainda como novidade um botão que permite a regeneração do filtro particulado de diesel (DPF). Ele trabalha com a nova transmissão automática de sete velocidades.

Segundo a fabricante é 10 quilos mais leve e silencioso que o da geração anterior.



Nova suspensão traseira e chassi
O sistema de suspensão é robusto, na dianteira braço duplo com barra estabilizadora. Na parte traseira o feixe de molas foi substituído por braços Multilink, molas helicoidais, eixo rígido e barra estabilizadora. Ele foi elevado em relação a versão anterior.

A fabricante japonesa desenvolveu um novo chassi para a picape média. Segundo divulgado é mais leve e reforçado, de alta resistência, projetado para suportar uso intenso.



Moldado em uma peça de aço reforçado para aumentar a durabilidade, é quatro vezes mais resistente que o da geração anterior graças às mudanças estruturais. Com 8 barras transversais, o chassi conta com um outro sobreposto por dentro com soldas contínuas, solução chamada de “Duplo C”. O processo foi feito para melhorar a rigidez da carroceria e evitar danos causados por fontes externas e deixar mais resistente às tensões de torção normais para veículos deste segmento.



Nissan Frontier com novo visual
A Nissan Frontier 2017 traz design exterior novo, com aparência “musculosa”, as laterais do capô são mais altas. A assinatura da marca aparece em itens como a grade “V Motion” e os faróis em formato de bumerangue. Tem 5,25 m de comprimento, 1,75 m de altura e 1,85 m de largura total.



Interior ampliado e renovado
Em relação à geração anterior da Nissan Frontier, a altura do interior da cabine aumentou (874 milímetros), especialmente na segunda fila de bancos, e o espaço entre a cabeça e o teto cresceu, assim como a largura para os ombros.

Os bancos dianteiros trazem a tecnologia “Gravidade Zero”, desenvolvidos para evitar fadiga em longas distâncias, graças à posição do encosto, que distribui o peso de forma otimizada e equilibrada. Os assentos traseiros são dobráveis, oferece fácil acesso à parte inferior para acomodar ferramentas e o macaco para trocar as rodas. Outro conforto é o aquecimento em dois níveis de intensidade dos bancos de couro do motorista e do passageiro.



O painel de instrumentos com a tecnologia TFT (Thin Film Transitor) traz diversas funções. Além de poder visualizar as informações do tacômetro, por meio dos comandos localizados no volante, o motorista pode navegar entre 9 telas disponíveis, que mostram as informações de funções como computador de bordo, configurações do sistema de áudio e detalhes sobre economia de combustível. Eles também permitem a configuração do controle do chassi e dos sistemas de assistência ao motorista.

São três tomadas de 12V, entradas auxiliares USB, conexão para iPod, Bluetooth, cinco suportes para copos e onze compartimentos para acomodar objetos. Além disso, conta com confortos extras como cinco ajustes elétricos do banco do motorista (para frente, para trás, inclinação, ângulo e altura do assento e lombar) e ar-condicionado digital de duas zonas com saídas traseiras.



O sistema multimídia Nissan Multi-App, traz o conceito dos tablets para dentro do carro, em uma tela de 6,2 polegadas. Opera de forma independente, não necessita do espelhamento de um smartphone para levar os itens do aparelho para o carro.

Oferece a possibilidade de baixar aplicativos e transferir arquivos digitais de música e fotografia por conta dos 2 Gb (8 Gb built-in) de espaço disponíveis.

É possível acessar a internet (por meio da contratação do serviço à parte ou via smartphone como roteador), conectar o celular para atender ligações por viva-voz (via Bluetooth), ouvir música por meio da conexão com iPod, streaming, rádio ou arquivos digitais de mp3, tocar CDs e DVDs, ler arquivos em pendrives, cartão de memória (SD Card), além de visualizar fotos e vídeos, navegador por GPS, mostra as imagens da câmera de ré, rádio AM/FM, entre outras.



Tecnologias de segurança e auxilio ao motorista
A Nissan Frontier 2017 chega com equipamentos como o Controle Inteligente de Descida (HDC) e o Sistema Inteligente de Partida em Rampa (HSA). Ambos atuam automaticamente nos freios do veículo para controlar o carro em descidas íngremes e saídas da imobilidade em aclives. Além disso, a picape vem de série com sensor de estacionamento, luzes diurnas (DRL) nos faróis de LED e luz de freio de LED (CHMSL).

O sistema de ABS com assistência de frenagem (BA) garante a variação da força de frenagem para evitar a falta de aderência dos pneus ao chão, enquanto o controle eletrônico de frenagem (EBD) determina quanta força deve ser aplicada a cada roda para parar o veículo a uma distância segura e sem perder o controle. Além disso, o BA é capaz de detectar quando o motorista enfrenta uma situação de emergência e, se necessário, alcançar a máxima intensidade para garantir a segurança.

Conta ainda com o Vehicle Dinamic Control (VDC), que reúne os controles eletrônicos de estabilidade e de tração, áreas de deformação programada em caso de impacto, airbags frontais, cintos de segurança de três pontos, trava de segurança para crianças nas portas traseiras e alarme com imobilizador.



A tração utiliza sistema Shift On The Fly que evoluiu. Com opções de tração integral e reduzida, é acionado ao girar uma manopla no painel com o carro em movimento até 100 km/h (antes era até 80 km/h), em qualquer tipo de terreno.

A nova Nissan Frontier importada do México tem preço sugerido de R$ 166.700.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php