Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Lançamento: JAC T5

626-jac-t5-01

Novo SUV compacto promete balançar o segmento

Texto: Fernando Naccari
Fotos: Divulgação


A JAC Motors lançou seu mais novo modelo, o SUV T5. Posicionado em faixa de preço de bastante concorrência no mercado, a marca aposta bastante neste veículo para conquistar o consumidor que opta pelas versões mais baratas da EcoSport e Duster, por exemplo. Segundo Sérgio Habib, presidente da JAC Motors, o principal atrativo do utilitário é oferecer uma extensa lista de equipamentos, conforto e economia de combustível, tornando-o bastante atraente ao cliente.

626-jac-t5-00

Primeira impressão
O T5 destaca-se pelo acabamento bastante superior aos demais modelos da marca, além de ter design arrojado e atual. De acordo com Habib, o modelo é o líder de vendas da montadora na China, tornando-o uma excelente porta de entrada para a produção nacional que, segundo o executivo, se iniciará na fábrica da Bahia até o fim de 2016, trazendo inclusive, uma versão com transmissão continuamente variável (CVT).

626-jac-t5-05

O T5 chega com preços entre R$ 59.990 e R$ 68.990 e vem com propulsor 1.5 Flex de 127 cv e transmissão manual de 6 marchas. Com 15,7 mkgf de torque, o desempenho é bastante agradável na cidade, mas fica um pouco aquém na estrada. Em 6ª marcha e a 120 km/h, a rotação fica em torno de 1.800 rpm, privilegiando o consumo, mas se for necessária uma ultrapassagem, prepare-se para reduzir até uma terceira marcha, pois o escalonamento do câmbio é bastante longo. Em teste realizado no dia do lançamento, o T5 apresentou consumo de 8,9 km/l com etanol no tanque.

626-jac-t5-02

A suspensão também é bastante confortável, mas tende a transferir para os ocupantes as imperfeições do solo mais castigado. De acordo com Sérgio Habib, o conjunto passou por um processo de “nacionalização” para deixá-la mais “dura” e ao gosto do brasileiro. O sistema dianteiro é do tipo McPherson, com molas helicoidais e barra estabilizadora. Já o traseiro é semi-independente, com molas helicoidais e barra estabilizadora.

626-jac-t5-04

A direção possui assistência elétrica e oferece boa ergonomia, além de respostas precisas para cada momento da condução.

Na lista de acessórios, as versões de topo destacam-se pelo ar-condicionado automático, computador de bordo, trio elétrico, volante com regulagem em altura, sistema de auxílio à partida em rampas, controle de tração, sistema de monitoração de pressão dos pneus e central multimídia Foxconn com permite espelhamento da tela do celular, incluindo funcionalidade de aplicativos, como o Waze.

626-jac-t5-03

Veredicto
É bom os concorrentes abrirem os olhos: com boa dirigibilidade, conforto e extensa lista de acessórios aos ocupantes. O modelo mantém a robustez dos modelos da marca trazendo a marca cada vez mais para o gosto do brasileiro. Qualidade o veículo tem, agora basta observarmos como será sua presença no mercado.

626-jac-t5-06

FICHA TÉCNICA
Modelo: JAC T5
Versão: 1.5 VVT 16V JetFlex

Mororização
Tipo de motor: 4 cilindros em linha
Deslocamento volumétrico (cm3): 1.499
Diâmetro (mm): 75
Curso (mm): 84,8
Comando de válvulas: DOHC 16V VVT
Potência Máxima (cv/rpm): 125/6.000 (Gasolina) ou 127/6.000 (Etanol)
Torque Máximo (Nm/rpm): 152/4.000 (Gasolina) ou 154/4.000 (Etanol)
Taxa de compressão: 10:1

Transmissão
Manual de 6 Velocidades
Diferencial – 4,056
1ª 3,769
2ª 2,053
3ª 1,393
4ª 1,031
5ª 0,778
6ª 0,681
Ré 3,583

Suspensões
Dianteira: Independente, tipo McPherson, com molas helicoidais e barra estabilizadora
Traseira: emi-independente, eixo de torção, com molas helicoidais e barra estabilizadora

Freios
Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira

Rodas
Pneus: 205/55 R16
Rodas: Em liga de alumínio 16″

Performance
Velocidade máxima: 194 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,8 segundos

Dimensões
Comprimento/ Largura/ Altura (mm): 4.325 × 1.765 × 1.625
Entre eixos (mm): 2.560
Bitola Diant. / Tras. (mm): 1.480 / 1.475
Peso em ordem de marcha (kg): 1.210
Capacidade do porta-malas (L): 600
Capacidade do tanque de combustível (l): 45

3 comentários em “Lançamento: JAC T5

  1. Gildevan, segundo a própria JAC Motors, outras versões do T5 virão em breve, mas não deu detalhes sobre motorização. Um abraço.

  2. Gostei, mas existe a possibilidade de ser instalado motores mais potentes ou turbos?

  3. Falta uma reportagem em revista especifica nacional , esmiuçando tudo após 60000km , como já é feito… Ai sim esse carro vai decolar… ou não!!!

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php