Lançamento: JAC T5 com câmbio automático

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SUV compacto da JAC Motors quer conquistar mercado pelo custo-benefício: motor 1.5 flex de 127 cv agora tem a companhia de câmbio automático do tipo CVT

Texto: Fernando Lalli
Fotos: Divulgação


A JAC Motors lançou no Brasil em novembro sua grande aposta para 2017: o modelo T5 com câmbio automático. Depois de ter estreado no mercado no mês de março, o SUV compacto agora ganha transmissão CVT, de variação contínua, mas com opção de trocas manuais graças ao modo de simulação de 6 marchas sequenciais.

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Somadas as vendas de todos os modelos desse segmento, a procura por câmbio automático entre os SUVs compactos ultrapassa os 75% do mercado. Por isso, o presidente da JAC Motors do Brasil, Sérgio Habib, durante o lançamento, chegou a apontar para o modelo e declarar: “essa é a nossa vida, agora”. Limitada a vender 4.800 carros por ano devido ao Inovar-Auto, a empresa espera vender pelo menos 300 unidades do T5 CVT por mês. Tanto que a estratégia de lançamento é vender as duas versões, manual e automática, pelo mesmo preço: R$ 69.990.

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De acordo com a fabricante, o ajuste do modelo para o mercado brasileiro demandou 600 mil km rodados em testes, culminando em uma nova calibração da TCU (Transmission Control Unit, ou Unidade de Controle da Transmissão), visando gerar maior agilidade de resposta aos comandos do acelerador, deixando o carro mais ao gosto do público local.

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O T5 CVT possui motor de 1,5 litro, com quatro válvulas por cilindro, comando de admissão variável (VVT) e sistema JetFlex que dispensa o uso do tanquinho de gasolina para as partidas a frio. É capaz de gerar potência máxima de 125 cv (gasolina) e 127 cv (etanol), ambos a 6.000 rpm. O torque máximo é de 152 Nm (gasolina) e 154 Nm (etanol) a 4.000 rpm.

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Câmbio belga
Desenvolvida pela empresa belga Punch Powertrain, a caixa de transmissão CVT que equipa o JAC T5 CVT possui três modos de uso: Drive (modo automático convencional), Sport (modo esportivo, com mudança de relações em rotações do motor mais altas) e Sequencial (com a simulação de seis marchas à frente, comandadas pela alavanca no console central, nas posições identificadas por “+” e “-”). Esta caixa ainda tem a função WIN, que proporciona mais aderência em pisos escorregadios, bloqueando o câmbio numa relação mais longa para evitar que as rodas motrizes patinem nas arrancadas.

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O JAC T5 CVT traz uma lista considerável de itens de segurança e auxílio à direção, como o cruise control (piloto automático acionado por teclas no volante), ESP (controle eletrônico de estabilidade), TCS (controle eletrônico de tração), HSA (assistente de partida em rampas), EBD (distribuidor eletrônico de frenagem), BAS (assistente para frenagens de pânico), BOS (pedal “inteligente” de freio, que anula a aceleração quando os dois pedais são pressionados simultaneamente) e luzes diurnas de LED. A direção possui assistência elétrica e os freios são a disco nas quatro rodas.

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Ainda traz sensor de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS, Tyre Pressure Monitoring System), que identifica quando algum dos pneus está com calibragem 20% abaixo da recomendada. Outros itens de série são o sensor de estacionamento e os faróis com regulagem elétrica de altura.

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Destaque também para o kit multimídia (fornecido pela Foxconn), com mirror link e tela de 8 polegadas, totalmente em português. Possui conexão HDMI e Bluetooth, leitor de MP3, entradas USB e SD Card e oferece a função “Link”, que permite conectar, espelhar e operar todas as funções de alguns modelos de smartphones ou tablets através do touchscreen da tela. O sistema incorpora também a câmera de ré.

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Ficha técnica

JAC T5 CVT
Dimensões
Comp./ Larg. / Alt.(mm): 4.325 × 1.765 × 1.625
Entre eixos (mm): 2.560
Bitola Diant. / Tras. (mm): 1.480 / 1.475
Peso em ordem de marcha (kg): 1.220
Capacidade do porta-malas (L): 600
Capacidade do tanque de combustível (l): 45

Motorização
Versão: 1.5 VVT 16V JetFlex
Tipo de motor: 4 cilindros em linha
Deslocamento volumétrico (cm³): 1.499
Diâmetro (mm): 75
Curso (mm): 84,8
Comando de válvulas: DOHC 16V VVT
Potência Máxima (cv/rpm): 125/6.000 (Gasolina) – 127/6.000 (Etanol)
Torque Máximo (Nm/rpm): 152/4.000 (Gasolina) – 154/4.000 (Etanol)
Taxa de compressão: 10:1

Transmissão
Tipo CVT, com 6 marchas virtuais

Suspensões
Dianteira: Independente, tipo McPherson, com molas helicoidais e barra estabilizadora
Traseira: Semi-independente, eixo de torção, com molas helicoidais e barra estabilizadora

Freios
Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira

Rodas
Pneus: 205/55 R16
Rodas: Em liga de alumínio 16″

Performance
Velocidade máxima: 192 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,3 segundos