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Lançamento: Fiat Toro motor 2.4 Flex Tigershark

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FCA incluiu no mix de produtos a picape Toro com propulsor 2.4 Tigershark Multiair. A versão Freedom da picape lançada em 2016 ainda conta com a transmissão automática de 9 velocidades e direção com assistência elétrica

Texto: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação


A Fiat mostrou para a imprensa especializada em São Paulo a picape Toro Freedom com motor 2.4 Flex Tigershark Multiair Flex 16v e transmissão automática AT9 com direção de assistência elétrica progressiva. Sua potência é de 186 cv (E)/ 174 cv (G) a 6.400 rpm e torque de 24,9 kgfm (E)/ 23,5 kgfm (G).

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O nome Tigershark é uma homenagem ao Tubarão Tigre e também a um avião caça-bombardeiro americano.

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Apesar de ser um projeto global da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), o propulsor passou por desenvolvimento especifico para o Brasil, por causa do sistema Flex. É inteiramente em alumínio, inclusive o bloco, os quatro pistões de altura reduzida contam com pinos flutuantes, além de revestimento especial (Diamond-Like Carbon).

Estes pistões se ligam a um virabrequim forjado, de maior resistência e durabilidade. Segundo a fabricante, todos os componentes internos deste motor foram especialmente projetados para trabalhar com o Start/Stop que, com múltiplas partidas no trânsito urbano, exige mais das especificações do motor.

Vários outros componentes foram aperfeiçoados, tanto para diminuir consumo como para aumentar rendimento do motor. Utiliza o sistema MultiAir2, responsável por variar o tempo e abertura das válvulas de admissão por um sistema eletro-hidráulico (comandado pelo gerenciamento eletrônico do motor). Ele melhora a eficiência da queima do combustível e reduz as emissões de escape.

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Componentes e tecnologias do motor Tigershark
• Bobinas de ignição aplicadas diretamente nas velas, que tem eletrodos de platina e irídio
• Ventilador do radiador e bomba de combustível, que contam com gerenciamento eletrônico tipo PWM
• Alternador inteligente, que aproveita momentos de desaceleração ou frenagem do veículo para recarregar a bateria com mais intensidade e economizar combustível
• Comando de válvulas acionado por corrente metálica, a qual não necessita de reposição
• Correia de acessórios com tensionador automático
• HCSS (Heated Cold Start System), desenvolvido pela Magnetti Marelli que dispensa o reservatório de gasolina suplementar para partida a frio em um sistema flex.
• Start/Stop que desliga o motor de forma instantânea quando o carro se encontra parado e volta a ligá-lo automaticamente quando o motorista aciona novamente o acelerador
• Tecla Sport localizada no centro do painel, ela muda o mapa de calibração do motor, deixa a picape mais ágil e com um comportamento mais esportivo.

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Suspensões e freios Fiat Toro motor Tigershark
A picape Toro utiliza suspensão dianteira tipo McPherson com rodas independentes, braços oscilantes em aço estampado fixados ao subchassis e barra estabilizadora. Na traseira ela é independente Multi-link com links transversais e longitudinais e barra estabilizadora. Os amortecedores são hidráulicos, telescópicos de duplo efeito e as molas helicoidais.

Os freios são a disco ventilado (Ø de 305 mm) com pinça flutuante na dianteira e a tambor (Ø de 254 mm) com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo na traseira.

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Preço sugerido e itens de série
A picape Fiat Toro Freedom com motor 2.4 Tigershark tem preço sugerido de R$98.730. Entre os itens de série traz:

ASR (Controle de Tração)
Abertura elétrica bocal de abastecimento
Alarme antifurto
Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
Alça de segurança traseira com luz de leitura incorporada
Três apoios de cabeça traseiros
Ar-condicionado
Banco do motorista com regulagem de altura
Bolsa porta-objetos nas portas e porta-copo na lateral traseira
ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade)
Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida)
HSD (High Safety Drive) – Airbag duplo (motorista e passageiro) e Freios ABS com EBD
Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix)
Ganchos para amarração de carga na caçamba
Lanterna traseira a LED
My Car Fiat (personaliza várias funções do carro)
Para-choque dianteiro com pintura parcial na cor do veículo
Para-choque traseiro com soleira cromada
Piloto automático com controlador de velocidade
Porta-escadas
Porta-luvas iluminado
Porta-óculos
Quadro de instrumentos 3,5″ com relógio digital, calendário e indicador de temperatura externa multifuncional em TFT, personalizavel
Radio Connect (RDS, entrada USB/AUX (no console central), Viva-voz Bluetooth e função Audio Streaming)
Retrovisores externos com comando manual
Retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas
Retrovisores externos elétricos com memoria (Tilt down /rebatimento / luz de conforto)
Revestimento de caçamba
Revestimento externo na coluna central das portas
Rodas de aço estampado 6.5 x 16″ (Super Spoke) + Pneus 215/65 R16
Sensor de estacionamento traseiro
Travas elétricas (Travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz interna com temporizador e tampa do combustível)
Vidros climatizados verdes
Vidros elétricos dianterios e traseiros com one touch e antiesmagamento lado mororista
Volante EAS – Energy Absorbing System
Volante com alavancas de seleção das marchas tipo borboleta
dTPMS (Sensor de pressão dos pneus).

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