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Lançamento: Chegou o Nissan Kicks

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Modelo traz motor 1.6, transmissão automática CVT, suspensão dianteira independente e traseira com eixo de torção

Texto: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação

Em São Paulo, dia 19/07, a Nissan lançou para a imprensa especializada brasileira o utilitário esportivo compacto Kicks. O modelo chega para disputar mercado com o Ford EcoSport, Honda HR-V, Renault Duster e Chevrolet Tracker.

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O propulsor que equipa o SUV é o HR16DE 1.6 com 16 válvulas de segunda geração. Entrega 114 cv de potência a 5.600 rpm e torque de 15,5 kgfm a 4.000 rpm, abastecido com etanol ou gasolina. A abertura das válvulas é continuamente variável (CVVTCS). Utiliza o sistema Flex Start System (FSS), o qual aquece o combustível no caso de partida a frio, e elimina o reservatório de gasolina (tanquinho).

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Os engenheiros fizeram um novo projeto para o coletor, o que permitiu reduzir a altura total do motor e, com isso, a aerodinâmica foi beneficiada graças à linha de capô mais baixa.

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A tração é dianteira e a transmissão XTRONIC CVT com “D-Step” e modo Sport. Segunda a Nissan, o câmbio é mais leve, produz menos atritos, se comparado com a geração anterior, que equipa outros modelos da marca. A redução ocorreu por causa da diminuição do diâmetro das polias, adoção de uma bomba de óleo mais compacta, que necessita de baixa viscosidade para lubrificação, e da redução das perdas de lubrificante e de pressão.

O eixo de suspensão traseiro (de torção), também é novo, a travessa é de maior rigidez e com nova estrutura de isolamento. Utiliza suspensão dianteira independente do tipo McPherson com barra estabilizadora. A subestrutura é maior, mais robusta e 300% mais rígida se comparada a modelos menores. E os amortecedores são de alta performance.

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Plataforma de nova geração
Segundo Ricardo Abe, gerente de engenharia de produto da Nissan, o Kicks é produzido com a nova geração da plataforma V. “Ele não compartilha peças de reposição como discos, pastilhas, molas, amortecedores, com outros modelos comercializados da empresa, ou seja, é tudo novo”, explica e complementa, “apesar da evolução e mudança de componentes, o carro é fácil de reparar e realizar revisões”.

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No visual, o SUV traz a grade “V-Motion”, teto flutuante, laterais com vincos nas portas, faróis e lanternas em forma de bumerangue que invadem as partes laterais.

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A traseira tem o formato hexagonal, o vidro completa as linhas em harmonia com a tampa do porta-malas.

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No interior, os instrumentos são digitais, o motorista pode navegar entre 12 telas disponíveis, que mostram as informações de funções como o computador de bordo, configurações do sistema de áudio e detalhes sobre economia de combustível, além de comandos para configuração do controle do chassi e dos sistemas de assistência ao motorista. O sistema de navegação por satélite também exibi no display as instruções do percurso.

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A central multimídia conta com tela colorida que oferece informações e entretenimento, navegação por satélite e áudio, pode ser integrado a smartphones, assim como ao Facebook e o buscador Google Online Search. A tela também é utilizada pela câmera de ré 360º e pelo Detector de Objetos em Movimento (Moving Object Detection).

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Abaixo deste display estão posicionados os controles do sistema de aquecimento e ventilação, que conta com ar-condicionado automático de controle da temperatura.

Comercializado na versão SL topo de linha, o Nissan Kicks tem preço sugerido de R$ 89.990. Traz de série, sensor de estacionamento, controles eletrônicos de tração e estabilidade, travamento central automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento (a partir de 24 km/h). Ainda tem abertura e fechamento das portas e vidros dianteiros e traseiros através de controle remoto da chave, fixadores traseiros para cadeiras de crianças (ISOFIX), airbags frontais, laterais e de cortina, retrovisores externos com regulagem elétrica e LED indicador de direção, sistema eletrônico de ignição (botão Push Start), banco traseiro bipartido 60/40 dobrável, acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular), apoios de cabeça dianteiros e traseiros separados e ajustáveis para os 5 ocupantes e ar-condicionado automático digital.

As primeiras unidades importadas do México, começam a ser comercializadas dia 05/08. O planejamento da Nissan é de iniciar a produção no Brasil até o final do primeiro trimestre de 2017.

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Ficha técnica
NISSAN KICKS 2017

MOTOR
Tipo: Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, acelerador eletrônico, bicombustível (gasolina e etanol), sistema de Variação Contínua da Fase de Abertura das Válvulas (CVVTCS)
Cilindrada: 1.598 cm³
Potência: 114 cv @ 5.600 rpm (etanol / gasolina)
Material bloco: Alumínio
Material cabeçote: Alumínio
Relação Peso/Potência: 10 kg/ cv
Torque: 15,5 kgfm @ 4.000 rpm (etanol / gasolina)
Relação Peso/Torque: 73,7 kg / kgfm
Taxa de Compressão: 10,7:1 (+/- 0.2)
Diâmetro e curso: 78 mm x 83,6 mm
Sistema de injeção: Digital / Multiponto / Semi-sequencial / Indireto

TRANSMISSÃO
Tipo: XTRONIC CVT com função Sport

SUSPENSÃO/ FREIOS/ RODAS/ PNEUS
Suspensão dianteira: Independente, McPherson e barra estabilizadora
Suspensão traseira: Eixo de torção
Freios: sistema ABS de 4 canais e 4 sensores com EBD, discos ventilados (F) e tambores (T)
Rodas: Liga leve aro 17
Pneus: 205/55 R17
Marca / Modelo: Continental ContiPowerContact
Bitolas dianteiras: 1,520 mm
Bitolas traseiras: 1,535 mm

Dimensões
Comprimento: 4,295 mm
Largura: 1,760 mm
Altura: 1,590 mm
Distância entre-eixos: 2,610 mm
Ângulo de ataque: 20º
Ângulo de saída: 28º
Altura livre do solo: 200 mm

DIREÇÃO
Tipo: Elétrica com assistência variável
Número de voltas do volante: 3,1
Raio de giro: 10,2 m
Relação da direção: 16,8

CAPACIDADES
Porta-malas: 432 litros
Tanque de combustível: 41 litros
Distribuição do peso frente / traseira: 708 kg / 434 kg (62% / 38%)
Peso em ordem de marcha: 1.142 kg
Capacidade de Carga: 427 kg
Capacidade de Reboque/transposição de Trechos Alagados: 450 mm
Capacidade de Reboque: 350 kg

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