Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Lançamento: Camaro 2017 com novo motor e câmbio

626-camaro-2017-fifty
O Muscle Car da Chevrolet ganhou trem de força mais potente, uma nova arquitetura, ficou mais leve e recebeu novo visual

Texto: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação

“O mais potente Camaro SS de todos os tempos”, assim a General Motors define a 6ª geração do Chevrolet Camaro que chega ao Brasil. O modelo foi apresentado para a imprensa especializada, dia 26/10 na cidade de Mogi Guaçu/SP.

Ele é equipado com o novo motor V8 6.2L, o mesmo do Corvette Stingray, porém, cerca de 20% dos componentes foram desenvolvidos para atender às especificações do Muscle Car, o que inclui um sistema de escapamento tubular em forma de “Y”.

626-camaro-2017-00

Camaro com motor mais potente e econômico

Segundo divulgado pela GM, este propulsor está até 20% mais econômico, isso graças as tecnologias avançadas, como a nova geração do sistema AFM (Active Fuel Management), a qual desliga automaticamente os cilindros. Em velocidades de cruzeiro, como em uma viagem tranquila por uma rodovia, o sistema de gerenciamento do motor desativa metade dos cilindros para poupar combustível.

626-camaro-2017-00-motyor

Ainda traz sistema de injeção direta de combustível e comando de válvulas continuamente variável.
Comparado ao modelo de geração anterior, a linha 2017 do superesportivo recebeu mais 55 cavalos de potência e 7 kgfm de torque. Ao todo são 461 cv a 6.000 rpm e 62,9 kgfm a 4.400 rpm. A tração é traseira, como em carros de competição.

626-camaro-2017-fifty-cambi

Nova transmissão automática de 8 marchas

Não foi só o motor que recebeu evoluções. A transmissão automática também é nova. Traz agora 8 marchas, de relações curtas para oferecer trocas rápidas e fluídas. O motorista pode optar por fazer a troca manualmente, por meio de aletas atrás do volante.

O Camaro ainda traz um sistema de ressonadores que intensifica o ronco do som do motor dentro da cabine em giros mais altos.

626-camaro-2017-01

Suspensões independentes na dianteira e traseira

A suspensão dianteira é independe do tipo McPherson com barra estabilizadora. Na traseira, também independente, o sistema é Multi-link.

626-camaro-2017-freios

Freios para carros de competição

Para segurar a cavalaria, freios Brembo antiblocante (ABS) com EBD, a discos ventilados de alta performance com 4 pistões nas 4 rodas.

Os pneus são mais largos atrás, as medidas são 245/40 ZR20 (D) e 275/35 ZR20 (T). Por serem do tipo Run Flat, podem rodar emergencialmente mesmo furados por uma determinada quilometragem. As rodas são de alumínio aro 20 polegadas.

626-camaro-2017-03

Visual renovado segue o desenho global da Chevrolet

A nova geração do Camaro tem faróis retangulares ressaltados por DRL na parte inferior. A grade está mais fina e os spoilers dianteiros maiores.

Nas laterais os vincos foram acentuados para reforçar a musculatura do carro.

A traseira manteve as lanternas horizontais de dois elementos, além do novo desenho, recebeu efeito dos LEDs. O aerofólio é exclusivo do modelo SS passa a ser do tipo suspenso, sustentando por três pilares. A empresa declara que o novo formato da peça ajudou a elevar em 50% o “downforce” traseiro.

O para-choque posterior foi redesenhado e ganhou vincos nas extremidades. Na parte inferior, um aplique escuro para agrupar a dupla saída de escape e a luz de ré na parte central.

626-camaro-2017-02

Desenho interior do Camaro preserva visual retrô

No interior, o quadro de instrumentos com o “canhão” do conta-giros à esquerda e o do velocímetro à direita, ambos analógicos foram preservados.

626-camaro-2017-painel-pres

A novidade é uma tela de alta definição, de oito polegadas, entre os dois mostradores. Configurável, a tela pode exibir informações adicionais de performance, navegação, do multimídia e do computador de bordo.

– Informações gerais do veículo: velocidade instantânea; odômetro parcial; consumo médio; velocidade média para duas viagens; autonomia; consumo instantâneo; vida útil do óleo; monitoramento de pressão dos pneus; média e melhor consumo nos últimos 50, 100 e 650 km; cronômetro; horas do motor; horas marcha lenta do veículo

– Informações de performance: indicador de força-g; cronômetro de desempenho; cronômetro de volta; temperatura do óleo; pressão do óleo; temperatura do fluído de transmissão; indicador de temperatura dos pneus

– Informações do áudio: navegação pelas músicas, entre estações favoritas e seleção da fonte de áudio

– Informações do telefone: realização de chamadas telefônicas; visualização dos contatos; indicador da bateria e sinal do celular pareado

– Informações de navegação: informações de rota ativa no navegador do Chevrolet MyLink

– Opções: função de aviso de velocidade; seleção das telas a serem exibidas em Informações Gerais do Veículo e Informações de Performance, por exemplo

626-camaro-2017-painel-modo

Outra tela, de 8 polegadas, posicionada na parte central do painel e sensível ao toque, exibe as funções do multimídia MyLink, com Android Auto e Apple CarPlay, comando de voz e sistema de navegação com mapas em 3D.

No console central os comandos do sistema de ar-condicionado (dual zone) foram incorporados às molduras das saídas de ventilação e o freio de estacionamento passa a ter acionamento elétrico.

626-camaro-2017-lcd-central

O Novo Camaro permite ainda a customização da iluminação dos LEDs internos que contornam o multimídia, os painéis de porta e o porta-copos central. São 24 opções de cores disponíveis.

A cor ambiente também muda quando o motorista troca os modos de condução. Na posição “Passeio”, indicado para uma condução mais tranquila, a iluminação fica azul clara. No modo “Pista”, que deixa o comportamento do carro completamente arisco, a iluminação fica vermelha.

626-camaro-2017-painel

Os bancos dianteiros estão mais anatômicos e confortáveis, receberam sistema de ventilação interno e ajuste elétrico com três opções de memória, válidas também para os retrovisores externos. O volante foi redesenhado traz base reta.

Ainda tem partida remota pela chave ou por botão no painel, sistema de destravamento das portas por aproximação (keyless), carregador de celular wireless, sistema de som Bose, 8 airbags, alerta de movimentação traseira, alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina e alerta de pressão e temperatura dos pneus, entre outros.

O acabamento interno é premium, com maior atenção às partes em que os ocupantes têm contato, como os apoios de braço, bancos, console central e inserto do painel. Há superfícies soft touch e costuras pespontadas em cor de destaque, elas contrastam com o revestimento predominantemente escuro do habitáculo.

A alavanca do câmbio conta com aplique em alumínio fosco e a assinatura Camaro no topo e na base.

626-camaro-2017-fifty-45

Camaro edição comemorativa 50 anos

O superesportivo da Chevrolet comemora cinco décadas de produção. Para isso, a marca da gravata dourada preparou 500 unidades numeradas, das quais 100 são comercializadas no Brasil.

626-camaro-2017-fifty-lado
Ofertada apenas na carroceria cupê, a série especial comemorativa ao cinquentenário do Camaro tem preço sugerido de R$ 297.000 traz itens específicos:

Exterior
– Pintura Cinza Graphite
– Faixas decorativas no capô e na tampa traseira
– Grade versão “50th” com detalhes cromados
– Defletor dianteiro na cor do veículo
– Emblemas decorativos “Fifty” nas laterais do veículo
– Roda de alumínio aro 20″ com design especial e calota personalizada “50th”
– Pinça de freio laranja

Interior
– Acabamento em dois tons: preto e cinza escuro
– Bancos e detalhes com costura laranja e emblema “Fifty”
– Painel dianteiro com acabamento customizado
– Soleiras iluminadas com emblema comemorativo “50th”

626-camaro-2017-fifty-frent

Os compradores receberão uma identificação com a numeração de cada veículo. Em 2017, a GM do Brasil passa a comercializar os modelos cupê SS e conversível.

Comentário em “Lançamento: Camaro 2017 com novo motor e câmbio

  1. tinha já suas qualidades de ser robusto ronco do motor forte buscaram em um v 8 moderno tudo aquilo que tinha nos clássicos antigos só que com requinte potencia e economia muito legal isso faz a gente voltar ao passado onde tinha motores de verdade .

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php