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Jeep Renegade começa a ser vendido em abril com três opções de powertrain

Primeiro carro a sair do complexo industrial da FCA – Fiat Chrysler Automobiles em Goiana/PB, o Jeep Renegade 2016 chega ao mercado no início de abril. O SUV compacto também é o primeiro carro da marca Jeep fabricado no Brasil. Disponível nas versões de acabamento Sport, Longitude e Trailhawk, o veículo possui três opções de powertrain: motor 1.8 16V E.torQ Evo com tecnologia Flex (gasolina/etanol) combinado ao câmbio manual de cinco marchas; o mesmo motor flex combinado com a transmissão automática de seis marchas e, o grande destaque da linha, o propulsor 2.0 MultiJet II turbodiesel somado à transmissão automática de nove marchas e tração integral.

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Motor do Renegade Trailhawk

O motor 2.0 MultiJet II turbo possui 170 cv a 3.750 rpm e 35,7 kgfm a 1.750 rpm, traz a tecnologia MultiJet de segunda geração. Esse sistema common rail (duto único) controla a injeção de combustível em alta pressão (até 1.600 bar). Os injetores do tipo solenoide são capazes de trabalhar múltiplas vezes em cada ciclo de combustão, para diminuir o consumo de diesel, conforme a fabricante.

O propulsor diesel possui turbina VGT, de geometria variável. Além disso, vem com virabrequim de contrapesos desenvolvidos para reduzir as vibrações em giros altos. A Jeep afirma que a eficiência energética do 2.0 MultiJet II turbo, aliada ao tanque com capacidade de 60 litros, permitirá longas viagens.

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Renegade Trailhawk

Na transmissão, o inédito câmbio automático de nove marchas, quando combinada ao motor turbodiesel 2.0 MultiJet II, proporciona acelerações fortes e economia de combustível graças ao extenso escalonamento de velocidades, segundo a fabricante.

Versão flex
O conhecido motor 1.8 16V E.torQ Evo ganhou um cabeçote totalmente novo para equipar o Jeep Renegade. O propulsor flex ainda ganhou novos pistões, nova câmara de combustão, novos coletores de admissão e escape, válvulas maiores, velas de ignição menores e o variador de fase no comando de válvulas. Evoluções que, segundo a empresa, geraram aumento da taxa de compressão do motor (de 11,2:1 para 12,5:1), e curva de torque muito mais plana, na qual 82% da força máxima já está disponível a 1.500 rpm.

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Jeep Renegade Sport

Com isso, a fabricante garante que a força no arranque ficou maior, ao mesmo tempo em que o motor ficou até 5% mais econômico. Com 100% de etanol no tanque, a potência se manteve em 132 cv, mas o torque de 19,1 kgfm agora vem aos 3.750 rpm (antes, era aos 4.500 rpm). Em qualquer opção de combustível, o tanque de combustível do Renegade é de 60 litros.

Suspensão independente
Em todas as versões, o Jeep Renegade 2016 traz suspensão dianteira do tipo McPherson com rigidez para até 17 cm de articulação, otimizada para melhor comportamento em curvas. Um elemento transversal frontal especialmente projetado tem duas funções: fornecer rigidez para maior conforto acústico e integrar uma linha de terceira carga para melhorar a absorção de energia em caso de impacto. Foram adotados amortecedores bipartidos que transmitem as vibrações do piso para a estrutura da carroceria por meio de dois trajetos diferentes, para melhor acústica interna e mais eficiência dos próprios amortecedores.

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Jeep Renegade Longitude

A arquitetura da suspensão traseira também é do tipo McPherson. Com molas helicoidais e amortecedores montados na parte superior, este design permite que o Jeep Renegade maximize a flexibilidade das molas, melhorando o desempenho na estrada e ofereça até 20,5 cm de articulação das rodas traseiras para uso off-road. Nas versões 4×4, há ainda subchassi traseiro que fornece os pontos de fixação para dois elos laterais e semi-eixos. A altura livre do solo do Renegade é de 20 cm.

O sistema de direção é de pinhão e cremalheira com assistência elétrica, com coluna de direção articulada com juntas universais permitindo regulagem de altura e profundidade. O lançamento ainda possui de série airbags dianteiros e freios ABS, controles de tração e de estabilidade, controles anticapotamento e de estabilidade de trailer, além de cinto de três pontos e encosto de cabeça para o passageiro traseiro central, entre outros.

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