Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

IQA alerta para fim do prazo de revenda de peças de direção não certificadas

626-IQA-DIREÇÃO-CERTIFICAÇÃ

O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), organismo de certificação acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro, alerta para o fim do prazo de revenda dos componentes de direção não certificados. Varejistas têm até 28 de maio para zerar os estoques. “Quem vender componentes de direção sem o selo de certificação do Inmetro pode ser autuado e ter os produtos recolhidos”, afirma Joe Tolezano, coordenador técnico do IQA.

Esse prazo respeita a Portaria Inmetro nº 268, de 28 de maio de 2013, que determina a certificação compulsória dos produtos comercializados no mercado de reposição. Fazem parte desta portaria terminais de direção, barras de direção, barras de ligação e terminais axiais que são utilizados em automóveis, camionetas, caminhonetes, veículos comerciais leves, caminhões, caminhões-tratores, ônibus e micro-ônibus, das categorias M e N e das categorias G e O (quando aplicáveis), conforme a norma ABNT NBR 13776.

Estão isentos de certificação os itens utilizados em veículos da categoria L (automotores com menos de quatro rodas), máquinas, implementos e equipamentos agrícolas.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php