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Viagem Segura: Invista na revisão orientando seu cliente

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Alertar o motorista sobre a importância de uma revisão nos componentes do veículo antes de pegar a estrada tem múltiplas vantagens: aumenta o fluxo de serviços na sua oficina, o faturamento com a venda de peças e, o principal, garante a segurança do seu cliente e de sua família

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As férias estão chegando e só passa uma coisa pela nossa cabeça: viajar! Aproveitar o verão, o delicioso clima tropical que o Brasil nos oferece, e curtir com a família e os amigos nosso merecido descanso depois de um ano de trabalho e estudos. Cada um escolhe o seu destino, o importante é pegar a estrada e acelerar rumo a um tempo diferente, longe da rotina e mais perto das coisas que nos fazem feliz. Não tem coisa melhor…

Importante, porém, é não transformar esse lindo filme de verão em mais um episódio de terror, do tipo “A Hora do Pesadelo”, com a cena trágica do carro do seu cliente quebrado na beira da estrada. Mas você, que é um bom profissional da reparação, tem consciência disso, quem muitas vezes não tem é o motorista, que sempre acha que “não vai acontecer comigo”. Então, previna o seu cliente e prepare ações para que ele vá até sua oficina.

 

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Em primeiro lugar, deixe o seu cliente saber que realizar manutenções preventivas é mais barato e garante a maior segurança para todos os ocupantes do carro. Além disso, ficar parado na estrada não é diversão para ninguém, principalmente, quando você e sua família estão ansiosos por chegar e aproveitar as férias. Um componente quebrado por falta de revisão pode prejudicar outros que trabalhem em conjunto. Aí, serão mais peças a serem trocadas e mais dinheiro saindo do bolso do motorista, sem necessidade.
Na época que precede as férias de final de ano, o empresário da reparação deve manter o seu cliente por perto, justamente para divulgar essas informações. Para isso, faça mala direta, contatos telefônicos, e-mail marketing e a divulgação boca a boca. Mas se você realmente quer atrair os clientes, use de ferramentas como promoções, pacotes fechados de peças serviços, facilidade de pagamento, descontos etc. Pense que se o fluxo aumenta, você pode não ganhar tanto de um só cliente mas terá vários para compensar.

Transparência com o cliente

É importante que você explique ao seu cliente a importância da revisão de férias com argumentos técnicos e bem fundados. Esses esclarecimentos além de mostrar para o seu cliente que na verdade ele poupa com a manutenção preventiva, também mostra transparência no negócio. Listamos os itens mais importantes a se checar antes de pegar a estrada e sugerimos alguns argumentos que podem lhe ajudar a convencer o seu cliente. Para isso, tivemos a ajuda do instrutor do SENAI-Vila Leopoldina, Fernando Landulfo.

” Óleo Lubrificante: É bom que o motorista saiba que o óleo vencido está contaminado com impurezas sólidas (metais e não metais) que desgastam as partes interna do motor e prejudicam o combustível. Impurezas diminuem ainda a viscosidade do lubrificante e, consequentemente, sua capacidade de vedação, proporcionando vazamentos externos e internos, fazendo com que o óleo passe pelos anéis do pistão, sendo queimado na câmara de combustão, aumentando a emissão de poluentes, e prejudicando o catalisador e a sonda lambda.

Impurezas também reduzem a capacidade do óleo de formar e manter o filme de lubrificação, podendo gerar atrito seco. Além disso, o combustível ataca os aditivos do óleo que protegem o motor. Óleo lubrificante que já passou da hora da troca está com seus aditivos exauridos. Logo, sua capacidade de proteção está muito reduzida. Isso sem falar na grande possibilidade de formação de borra, que entope as galerias de lubrificação causando graves danos ao motor, devido à exaustão dos aditivos antioxidantes.
Explique que óleo vencido não mantém a sua viscosidade constante, podendo interferir no funcionamento de tuchos hidráulicos e variadores de fase. Isso pode causar ruídos nas válvulas e perda de rendimento do motor. Veículos que trafegam só em cidade devem adotar o período de troca de óleo prevista para uso severo, devido as condições de trânsito pesado que exigem muito mais do lubrificante (misturas ricas e altas temperaturas). Ou seja, um prejuízo muito maior para o motor se a troca não for feita no prazo.

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” Filtros: É mais fácil esclarecer para o seu cliente como os filtros são fundamentais explicando um por um:

” Filtro de lubrificante do motor: Seu cliente deve saber que quando o filtro de óleo está sujo deixa de reter as impurezas sólidas geradas pelo funcionamento do motor (metálicas e não metálicas). Apesar da válvula de segurança impedir que o fluxo de lubrificante que vai para o motor seja prejudicado, mesmo quando o elemento filtrante se encontra totalmente saturado (entupido), o óleo que circulará não sofrerá filtragem, ficando cada vez mais contaminado. O motorista deve estar atento às condições de uso do seu veículo. Condições severas podem acelerar o desgaste do filtro do óleo, como tempo excessivo do veículo em marcha lenta. Recomenda-se atenção especial em cidades em que os congestionamentos são frequentes.

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” Filtro de combustível: Problemas neste filtro estão relacionados à má qualidade da gasolina, etanol ou óleo diesel. A recomendação é que o seu cliente fique atento à procedência do combustível, abastecendo o carro somente em estabelecimentos de confiança. Quando estão sujos, os filtros impedem o fluxo de combustível que vai para o motor, interferindo bastante no rendimento, além de prejudicar seriamente a bomba de combustível, podendo diminuir drasticamente sua vida útil. Em situações críticas um filtro saturado pode provocar a imobilização do veículo durante o seu uso.

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” Filtro de ar: A finalidade do filtro de ar é separar e eliminar as impurezas contidas no ar aspirado pelo motor e enviado para a câmara de combustão. Além disso, protege componentes internos do motor como camisa, anéis e pistão contra desgastes causados pela contaminação do ar. Esses desgastes fazem o motor consumir mais e queimar óleo lubrificante, emitindo mais fumaça pelo escapamento, e, consequentemente, diminuindo a vida útil do motor. As impurezas sólidas que entram no motor podem ainda contaminar o óleo lubrificante, transformando-o em abrasivo. Com isso, tem-se um aumento do desgaste interno e uma drástica diminuição da vida útil do motor.

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” Filtro de cabine: A qualidade do ar dentro do habitáculo depende muito do filtro de cabine, que separa as partículas por filtragem mecânica e eletrostática e impede também a passagem de odores de gases, melhorando o conforto interno do veículo. A substituição do filtro de cabine também mantém a integridade do sistema do ar condicionado. No caso de problemas com o filtro, pode haver a proliferação de fungos e bactérias que contaminam todo o sistema, gerando a necessidade de uma manutenção de alto custo em todo o sistema, incluindo a desmontagem do painel do veículo em alguns casos. Pode gerar mau cheiro, doenças respiratórias e alergias.

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” Velas e cabos de ignição: Alerte seu cliente que esses itens, se desgastados,provocam falhas de ignição e aumentam o consumo de combustível, a emissão de poluentes, diminuem a vida útil do catalisador e da sonda lambda, além de aumentar a carbonização interna do motor. Em casos extremos, interferem seriamente na dirigibilidade do veículo. Não realizar a manutenção preventiva pode resultar no aumento do custo de manutenção do veículo, pois pode danificar os cabos, bobina e até componentes como catalisador e sensor de oxigênio.

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” Aditivos: Explique ao motorista que são vários os aditivos automotivos que podem beneficiar o seu veículo, podendo ser adicionados no óleo do motor, na água do radiador e no combustível. A função desses aditivos é proporcionar ou realçar propriedades desejadas a fluidos, além de inibir propriedades indesejadas. Por isso, ele deve saber que manter determinados sistemas, como o de arrefecimento, devidamente aditivados, impede a corrosão das partes metálicas (bomba d’água, galerias internas, selos, sensores e válvula termostática), além de aumentar o ponto de ebulição do líquido e prevenir depósitos sobre sensores de temperatura que podem ter seu funcionamento mascarado. Tem-se então uma maior durabilidade dos componentes e proteção do motor. O mesmo ocorre com determinados diferenciais que necessitam de aditivação especial ao seu lubrificante, podendo ser destruídos caso não se faça uso deles.

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” Baterias: A bateria é o depósito de energia elétrica do veículo. Uma bateria ineficiente não permite o correto funcionamento dos sistemas elétricos e eletrônicos do veículo. Com isso podem ocorrer falhas de ignição de injeção (má dirigibilidade, aumento de consumo e emissão de poluentes) e funcionamento dos demais sistemas eletronicamente gerenciados que dependem de uma tensão de alimentação estável. Baterias que não mais acumulam carga forçam o alternador diminuindo a sua vida útil. Em casos extremos, o alternador pode ser seriamente danificado. Baterias que não acumulam carga, prejudicam o funcionamento do motor de partida. Além disso, podem induzir o condutor a fazer o motor pegar no tranco, o que pode tirar uma correia dentada de ponto ou danificar o sistema de transmissão. Da mesma forma, partidas com bateria auxiliar (chupeta), podem danificar o alternador ou o sistema de gerenciamento eletrônico do veículo se não for feita do modo adequando.

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” Sistema de arrefecimento: Se o seu cliente não quer ficar parado na estrada com o motor fervendo, explique que o principal fator que eleva o ponto de ebulição do líquido de arrefecimento, não deixando ferver em condições normais de funcionamento do motor, é a pressão de trabalho. Um sistema de arrefecimento que apresenta vazamentos não consegue manter essas pressões. Logo, o líquido pode ferver a qualquer momento, mesmo estando aditivado. Isso pode imobilizar o veículo e provocar a queima da junta do cabeçote ou maiores danos ao motor, como engripamento de saia do pistão junto ao cilindro. Por isso, mostre ao motorista que a verificação da pressão de trabalho, assim como a estanqueidade do sistema, é extremamente importante. O mesmo pode ser dito com relação à tampa do radiador (reservatório de expansão). Mangueiras ressecadas com o tempo de uso e que não são trocadas preventivamente, podem se romper a qualquer momento, imobilizando o veículo ou causando sérios danos ao motor (queima da junta do cabeçote). Abraçadeiras de mangueiras, cujo aperto não é verificado periodicamente podem se soltar, fazendo com que todo o líquido vaze. Resultado: superaquecimento do motor. Líquido de arrefecimento sujo, contaminado por ferrugem e sem aditiviação, tende a travar a válvula termostática, assim como, prejudicar o funcionamento da bomba d água. Além disso, prejudica a troca de calor do motor com o meio externo. A troca periódica do líquido previne esses contra-tempos.

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” Palhetas: Devemos ressaltar aos proprietários que as palhetas do para-brisas são itens de segurança e se não limpam corretamente, prejudicam imensamente a visibilidade em dias de chuva. Quando extremamente desgastadas, podem arranhar e inutilizar um para-brisa. A troca periódica das palhetas, que se ressecam naturalmente com o tempo, garante o bom funcionamento do sistema e seu cliente precisa saber disso, pois são componentes de baixo custo e alta segurança. Os aditivos de água de limpador de para-brisa ajudam na limpeza e proteção das borrachas das palhetas.

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” Lâmpadas: Também são itens de segurança e garantem a sinalização e a iluminação do veículo. As lâmpadas tendem a enfraquecer com o tempo, diminuindo a sua luminosidade (possuem vida útil). A troca preventiva evita queimas inesperadas. Lâmpadas mais fortes do que as originais podem prejudicar seriamente o sistema elétrico do veículo (fiação, chaves, interruptores e unidades de comando). Existem muitas marcas de lâmpadas no mercado, muitas delas de qualidade duvidosa, principalmente quanto à durabilidade. Por isso, explique para seu cliente que não adianta comprar produtos muito baratos pois não vão ter a durabilidade e a confiabilidade desejada.

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