Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Instalação do diferencial blocante na Ford Ranger

11898

Confira nesta reportagem a instalação de um bloqueio de diferencial da linha ELocker numa picape Ford Ranger turbo diesel 2006 com tração 4×4

11850

 

 

Criada na 2ª Guerra Mundial com o objetivo de levar tropas e soldados a locais de difícil acesso, a prática Off-Road é encarada hoje como um esporte radical entre os adeptos. Por sua natureza desafiadora, a modalidade necessita de equipamentos de proteção, além de um veículo preparado para enfrentar as deformações nos diversos terrenos. E um dos responsáveis pela existência deste exercício está localizado no undercar: o eixo diferencial.

Este sistema foi uma necessidade dos veículos de variar a velocidade entre as duas rodas, interna e externa, durante as curvas. Formado por carcaça, coroa, pinhão, dois semieixos e caixa satélite, o mecanismo tem a função de dividir o torque emitido pelo motor em duas direções, e garantir que cada saída rode de forma diferente. O eixo é encontrado em todos os carros e picapes modernos.

Porém, com o desenvolvimento do conjunto, também foi preciso a fabricação de um bloqueio diferencial, exclusivamente, nos modelos que enfrentam trechos fora de estrada e trajetos com lama e areia. O problema geralmente surge quando uma roda atola e começa a patinar ou fica suspensa no ar, e o diferencial continua a repassar a mesma força para as duas, impossibilitando o automóvel sair da enrascada.

Foi por essa razão que apareceu o bloqueio de diferencial, que pode ser instalado tanto no eixo traseiro, como no dianteiro, ou em ambos. Apesar de existirem várias tecnologias no segmento de blocantes, nesta matéria o destaque será o Eaton ELocker, que equipou originalmente a linha Fiat Palio Adventure Locker, lançada em 2008 pela montadora italiana.

11819

 

11881

 

A Eaton possui três tipos de bloqueio diferencial: Detroit Locker, totalmente automático; ELocker, 100% selecionável; e Detroit Truetrac, 75% deslizante limitado automático. “O Truetrac é parecido com os bloqueios originais nas picapes. Funciona com deslizante automático trabalhando com engrenagem sobre um eixo, influindo no deslizamento automático de cada roda”, explica Fernando Cesar Piton, gerente de vendas da Eaton

“O Detroit Locker é totalmente automático. Depois de instalado no veículo, ele traciona a todo o momento as duas rodas, com exceção das curvas, quando faz o desengate para não haver o arraste de rodas. O ELocker foi fabricado para carros que trafegam em trechos mistos, urbano e off-road. Há um eixo diferencial comum, aberto, e só funciona quando o motorista aciona o botão”, detalha Fernando.

De maneira técnica, o ELocker é um diferencial autoblocante de tração controlada, ligado eletronicamente por meio de um botão alocado no painel, e que pode substituir um diferencial tradicional para ganhar muito mais tração. Durante o uso diário ou dirigindo em estrada, o conjunto opera como um diferencial aberto.

11914

Segundo a Eaton, quando o sistema é acionado, uma bobina eletromagnética é energizada e um torque é gerado em uma placa de arrasto que aciona um mecanismo de rampa. O mecanismo de rampa, por sua vez, transforma força rotacional no movimento axial de um mecanismo de bloqueio.
O sistema engata em fendas ou linguetas na engrenagem planetária do diferencial e bloqueia a rotação da engrenagem planetária em relação à carcaça do diferencial. O resultado é tração quando necessária e um diferencial totalmente bloqueado.

O kit do ELocker vem completo de fábrica, com chicote, botão, tomadas e conexões do chicote e o corrugado, além do manual. “Antes da instalação, indicamos que o mecânico utilize os EPIs, como luvas, óculos e sapatos adequados”, recomenda Anderson José Alberti, analista de serviço de campo e assistência técnica da Eaton

De acordo com ele, o procedimento é relativamente simples, com remoção dos itens que serão reaproveitados do original. “As ferramentas são basicamente as disponíveis em qualquer oficina mecânica, como chave de boca, chave estrela, chave L e torquímetro, para que seja feito o torque indicado pelo fabricante do diferencial. Na remoção do conjunto original é preciso um dispositivo para sacar os rolamentos e uma prensa para colocá-los no novo diferencial”, diz.

O técnico afirma que não é necessária nenhuma adaptação, a não ser a passagem do chicote, que deve ser instalado de forma confortável para o motorista. “Cuidado para não deixar em algum lugar que force o rompimento do chicote nos obstáculos enfrentados pelo conduto.” A manutenção do diferencial é simples, segundo Anderson, basta fazer a troca do óleo, que é indicada a cada 50 mil km ou depois de passar por trechos onde o sistema tenha que submergir.

11822

Instalação do diferencial blocante

1) Desmonte o conjunto antigo completamente, iniciando pela tampa e escoando o óleo. Remova as oito porcas que fazem o travamento das duas pontas. Na sequência, faça o deslocamento das pontas para fora do sistema planetário, de ambos os lados. Por fim, com um relógio comparador, realize a conferência da folga axial do conjunto antigo para manter a folga entre coroa e pinhão na instalação do ELocker.

11912

2) Fixe a coroa no novo componente. Atente-se à sequência de aperto dos parafusos que deve ser feito em cruz, conforme a imagem ao lado. O torque deve ser no mínimo de 115 Nm e no máximo de 122 Nm.

11922

3) Com ajuda de uma prensa, faça a montagem dos calços do conjunto antigo, para manter a folga entre coroa e pinhão, e do rolamento cônico no ELocker. Inicie o procedimento colocando, primeiramente os calços, em seguida o rolamento e por fim o dispositivo de prensa. Faça isso nos dois lados.

11826

Obs: Não se esqueça de fazer as marcas nos lados que o rolamento foi removido.

4) Agora faça a raspagem e limpeza dos resíduos que impregnam na tampa, antes de recolocar o diferencial.

11907

Obs: O técnico recomenda que a retirada de sujeira seja feita com produtos não oleosos, como álcool, para que a cola mantenha sua característica de vedação.
5) Com o auxílio de uma furadeira, faça um furo na parte superior da tampa para que haja a passagem do fio do ELocker.

11872

 

6) Inicie a instalação do bloqueio já montado com rolamento e coroa no diferencial. Coloque as capas dos rolamentos antes da instalação do bloqueio no diferencial.

11901

Obs: Atente-se com relação a direção de instalação. O lado que tiver o ângulo maior deixe para dentro e o menor para o lado de fora. Para orientar a colocação, lembre-se que o chicote deve ficar para o lado de fora.

11844

Obs2: Preste atenção na lingueta que não pode ficar presa na carcaça, a fim de impedir o movimento eletromagnético do blocante.

11832

7) Na sequência, observe a posição das letras “M” nos mancais de fixação do sistema. Lembrando que no lado esquerdo a letra está na posição deitada.

11918

8) Encoste os mancais e com o auxílio de um torquímetro faça o aperto com torque ente 110 Nm e 120 Nm.

11923

9) Com um relógio comparador, faça a aferição da folga axial entre coroa e pinhão, que deve ficar entre 0,20 mm e 0,30 mm. Neste caso, a medida estava dentro do especificado pelo fornecedor do diferencial.

11911

10) Agora faça a montagem das duas pontas do eixo. Faça a guia da estria dentro da planetária e em seguida coloque as porcas e aperte-as com uma chave específica.

11920

11) Em seguida, passe o selante de silicone de cura neutra nas laterais da tampa para que seja feita a vedação.

11866

12) Coloque a tampa começando pela passagem do fio do ELocker e posicione-a no devido lugar. Parafuse a proteção com o torque específico da montadora do veículo.

11839

13) Faça a conexão do conector no chicote do sistema encaixando os plugs na peça preta que vem com o kit.

11921

14) Na passagem da fiação, tome cuidado para deixar o cabo numa região onde não haja contato com o solo, de preferência, acima da longarina. Encaixe o conector.

11823

11849

15) A instalação do componente deve seguir a seguinte ordem: o fio azul deve ser conectado à ignição; o vermelho será ligado na bateria; e o preto será o de aterramento do chassi.

11886

16) Posteriormente, faça a ligação do chicote a dois conectores de fios machos que devem ser apertados logo após a colocação dos fios fêmeas.

11892

17) O botão pode ser instalado em qualquer local do automóvel. Nesta Ford Ranger, a preferência do proprietário foi no console.

11902

18) Por fim, faça o abastecimento do óleo de diferencial especificado. Aguarde a secagem da cola, antes de abastecer o conjunto com o óleo. Limpe o excedente.

 

11927

19) O veículo está pronto para enfrentar situações adversas e sair de qualquer obstáculo com rapidez e segurança.

11935

Mais Informações: Eaton (19) 3881-9331

9 comentários em “Instalação do diferencial blocante na Ford Ranger

  1. Vc teria informação sobre velocímetro da ranger diesel cabine dupla XLT 2001 ou esquema elétrico tem um sensor no diferencial mais não tem nada ligando ?

  2. Tenho uma Ranger 2010 XLT 3.0 diesel.
    Quanto seria para instalar um diferencial blocante?

  3. Boa noite. Gostaria de saber se tem… e qual o valor do sistema para instalar em.uma S10 4×2 2006, 2.4. O valor do equipamento com e sem instalação.
    Aguardo, obrigado!

  4. Boa tarde, Telmo

    Preciso dos dados do seu veiculo como: modelo, ano, motor, câmbio e descrição completa do problema.

    Att.

  5. Achei muito bom quando conheci. Quero sável quanto custa para instálar na Ranger 2013 motor 2.5 16 v Flex

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php