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Instalação de sensores e câmera de estacionamento no Celta 2010

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Aprenda, com todos os detalhes, a instalar os sensores de estacioname nto e a câmera de ré no compacto da GM.

 

icone_texto_pFábio Tavares

icone_fotos_pIsabelly Otaviano

 

Estacionar um carro, ou fazer uma baliza, é difícil para quase todos os motoristas, independente de gênero ou tempo de direção. Por mais que o “piloto” tenha prática, uma ajuda tecnológica, como sensores de estacionamento e câmera de ré, é sempre bem-vinda.

 

Além de agregar praticidade aos motoristas, esse tipo de produto pode ser uma grande fonte de renda extra para os reparadores, que podem oferecer esse diferencial junto com uma reparação. Além disso, a instalação é simples, principalmente para o amigo mecânico que está habituado a reparos extremamente complexos para quem não é do ramo.

 

Nesta edição da Revista O Mecânico, mostramos o passo a passo que explica a maneira correta para instalar um kit de sensor e câmera de estacionamento na parte traseira de um Celta VHC E ano 2010. Para essa reportagem, contamos com a ajuda de Fabio Matos, coordenador de Desenvolvimento de Produtos da KX3 Acessórios, e Lucas Escanho, engenheiro de Desenvolvimento.

 

Utilizamos o kit Sensor de Distância com Retrovisor. Na embalagem contém: espelho retrovisor com LCD de 4.3 polegadas e botão liga/desliga do bip. Este retrovisor sobrepõe o original do carro, não precisando alterar nada do veículo. Utilizando apenas o encaixe, ele é de fácil instalação e não faz com que o cliente perca a originalidade do veículo.

Além dessas peças, o produto também acompanha uma câmera colorida para instalar na placa ou no para-choque. Escolhemos a segunda opção para utilizarmos nesta matéria.

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O pacote inclui quatro cápsulas dos sensores de estacionamento para fixar no para-choque, que podem ser pintadas da cor do veículo. O representante afirma que a empresa as disponibiliza em quatro cores: preto, preto fosco para carros sem pintura ou envelopados, branco e prata. Além disso, eles possuem sistema emborrachado para caminhonetes ou SUVs. Nesta reportagem optamos pela cor preta.

A KX3 salienta que o kit possui um sistema de plug rápido para quando for necessária a remoção do para-choque, em caso de alguma manutenção ou troca. Com isso, o amigo mecânico poderá apenas destacar e retirar o componente sem a necessidade de desinstalar todo o sistema de sensor de estacionamento.

Pensando na segurança do instalador, o kit também vem com a broca serra copos para furar o para-choque tanto para o buraco do sensor (18 mm), quanto o da câmera (16,5 mm), além de garantia total de 1 ano.

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Todo produto contém um manual explicativo. Fabio Matos alerta que é de extrema importância a verificação desse guia impresso antes da instalação, pois existem diversos pontos e detalhes que podem gerar dificuldades em caso de erro no processo.

 

Instalação dos sensores

 

Fizemos este procedimento com o carro no elevador, mas para esse tipo de serviço não há a necessidade; pode ser feito com o veículo no chão.

 

1) Meça a altura do solo até o para-choque para definir o alinhamento dos pontos onde serão feitos os furos que alojarão os sensores e a câmera. Pelo padrão da KX3, os orifícios podem ficar entre 50 cm e 80 cm do chão. Neste procedimento, foi desconsiderada a altura do elevador.

Obs: Fabiano orienta que para fazer essa instalação as rodas do veículo não devem estar esterçadas, pois isso pode dar diferença na medida da instalação.

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2) Para não avariar o carro do cliente, marque o ponto de alinhamento usando fita e riscando com uma caneta sobre a fita. Após definir o ângulo de partida de cada lateral do para-choque, defina também o centro, para instalação da câmera. Tome como referência a tranca da fechadura do porta-malas.

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3) Partindo do centro do para-choque, meça o ponto onde ficarão as cápsulas do sensor de estacionamento. As medidas variam de 30 cm a 60 cm, dependendo do veículo.

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4) Após definir o ponto de partida, você terá as marcações para a cápsula traseira direita, cápsula interna traseira direita, câmera embutida na parte central do veículo, cápsula interna traseira esquerda e cápsula traseira esquerda.

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5) Faça o primeiro furo na marcação do local de instalação da câmera. Lembrando que o kit vem com brocas específicas, no caso da câmera, ela possui 16,5 mm.

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6) Repita o processo e fure os locais onde serão instaladas as cápsulas do sensor de ré. Neste caso é usada a outra broca, com 18 mm. Finalize os furos, passando a lima para um melhor acabamento.

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7) Toda cápsula do sensor de ré possui uma letra para identificação de posição. Essa marcação é feita para conectar os fios dos sensores com a central, que também possui essa demarcação (A, B, C e D). Pegue o sensor com a demarcação “D” e insira o fio no furo lateral direito, de fora para dentro.

Obs: Em alguns modelos de veículos é necessária a remoção do para-choque. Neste caso não foi preciso.

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8) Antes de encaixar a cápsula do sensor de estacionamento no para-choque, verifique que na peça há a demarcação de seta e a palavra “Up”, indicando a posição correta, com a seta para cima.

Obs: O sensor possui uma trava de inox, que evita o desgaste ou ferrugem com o tempo.

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9) Encaixe a cápsula no para-choque, tomando cuidado para não forçá-la. Se o buraco estiver muito estreito, dificultando a entrada da peça, use a lima para facilitar o encaixe. Repita o processo para os demais sensores.

Obs: É muito importante ter cuidado com o sensor, devido à sua fragilidade.

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Instalação da câmera e conexão do cabeamento

10) Antes da instalação da câmera, é muito importante que ela ainda não esteja fixada ao orifício do para-choque. Como ela ainda não está ligada, não há como saber se a posição está correta. O encaixe no para-choque deverá ser feito apenas com a câmera já conectada ao monitor de LCD, assim será possível o ajuste de posição do horizonte.

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11) Fique atento às cores dos plugs. O amarelo (vídeo) deve ser conectado ao da mesma cor da central, enquanto o vermelho deve ser conectado ao fio de sinal de ré.

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12) De acordo com o técnico da KX3, um facilitador para a instalação da fiação dos cabos é encontrar um ponto de fiação para fora do carro. Neste caso foi usado o fio da lâmpada de placa, que vem da frente do veículo transmitindo o sinal para fora, na traseira. Ou seja, os fios dos sensores e câmera de ré podem ser passados pelo mesmo lugar onde passa a fiação da luz da placa.

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13) Passe os cabos da central pelo local indicado – neste caso, a abertura para fiação da luz de placa. Conecte com os fios do sensor e da câmera, que irão se encontrar com os da central na parte de baixo do para-choque e encape-os com uma fita para evitar que se desprendam em caso de trepidações do carro.

Obs: Fique atento ao passar a fiação para que ela não encoste no escapamento. Trave os fios em um local apropriado, pois o contato do cabo com o escapamento pode queimá-lo. Neste veículo em específico, existe um parafuso no para-choque próximo ao escapamento. Afaste um pouco e passe a fiação por cima do escapamento.

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14) Com os fios já na parte interna do automóvel, plugue os cabos na central. Lembre-se sempre de seguir as letras indicadoras da fiação e da central (A, B, C e D).

Obs: O técnico recomenda que a central seja fixada dentro do porta-malas, próximo à lanterna do veículo, onde será feita a instalação de sinal do dispositivo.

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15) Para conectar os fios do kit com o chicote original do veículo, primeiramente deve-se jumpear o fio terra (do veículo) com o fio negativo da câmera e também dos sensores.

Obs: As cores dos fios variam conforme a marca dos veículos, verifique no manual quais representam em cada caso.

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16) Seguindo o manual do veículo, localize o fio (12 V) que alimenta a lâmpada de ré e conecte-o com os sinais positivos da câmera e dos sensores. Nunca se esqueça de isolar os fios com uma fita após as conexões.

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17) Com a fiação conectada ao chicote original, coloque uma fita dupla-face na central para fixá-la na parede do porta-malas.

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Conectando o conjunto com o LCD do retrovisor

 

18) Passe o fio que leva o sinal da câmera pela moldura da parte lateral do veículo até chegar ao retrovisor.

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19) Após a passagem da fiação de sinal até a parte de frontal do carro, localize o fio de pós-chave do veículo. Utilize o multímetro para verificar a voltagem correta do pós-chave (aproximadamente 12 V com a ignição ligada).

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20) Ligue o fio do sinal pós-chave com o positivo da câmera e conecte o fio terra ao negativo da câmera. Aproveite as borrachas laterais, próximas às portas do carro para esconder os cabos.

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21) Conecte o cabo amarelo de sinal de vídeo, o conector de sinal do sensor e os fios de sinal positivo e negativo. Lembre-se de fixar a conexão com uma fita isolante para que os fios não soltem com a trepidação do veículo.

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22) Encaixe o retrovisor com LCD sob o retrovisor original do carro. Como foi dito no inicio desta matéria, não há a necessidade de substituição.

Obs: Irá sobrar uma saída de vídeo no retrovisor, que pode ser utilizada futuramente para a conexão de outro tipo de comunicador de vídeo como, receptor de TV, outra câmera de ré etc.

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23) Coloque o cabeamento na parte de cima do forro do carro, para deixar esteticamente adequado.

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24) Com o retrovisor instalado, ligue a ignição para surgir a imagem da câmera. Aproveite para testar os sensores de ré, o botão de liga/desliga do aviso sonoro e para ajustar o horizonte da câmera, além de finalizar o encaixe da mesma no para-choque do veículo.

Obs: A imagem traseira sempre será acionada ao engate da marcha à ré do veículo.

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Mais informações: KX3 Acessórios (11) 4996-3343

7 comentários em “Instalação de sensores e câmera de estacionamento no Celta 2010

  1. Ola José.
    Não indicamos essa prática, pode atrapalhar o sistema do sensor.
    Estamos a disposição!

  2. Boa noite. Para que serve o Buzz? O meu aciona a câmera, mas não emite o sinal sonoro. O meu é o da marca TechOne.

  3. obrigado. o manual e´excelente gostei muito das informaçoes.que DEUS os abensoe no nome de JESUS.

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