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GM comemora produção de 12 milhões de motores em São José dos Campos

O complexo industrial da GM em São José dos Campos/SP comemora a marca de 12 milhões de motores produzidos. A marca foi conquistada na última sexta-feira (03/02).

 

A unidade industrial do Vale do Paraíba foi inaugurada em 10 de março de 1959, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, de lá saiu o primeiro motor Chevrolet fabricado no Brasil. No Complexo de São José dos Campos, atualmente, é produzido a picape média S10, com motores 2.5 Ecotec e 2.8 Turbodiesel e o utilitário esportivo Trailblazer, com motores 3.6 V6 Gasolina e 2.8 Turbodiesel.

 

O complexo industrial

Nos seus 2,7 milhões de metros quadrados de área total e de 500 mil m2 de área construída, o Complexo Industrial de São José dos Campos é um dos maiores do pais. Abriga seis fábricas: uma de comerciais leves (linha da picape S10 e do utilitário esportivo Trailblazer), duas fábricas de motores, uma de transmissões, uma estamparia, uma linha de injeção e pintura de peças plásticas.

 

O ritmo de produção de motores é intenso, com aproximadamente 100 transmissões e 88 motores, em média, por hora. No total são aproximadamente 2.800 unidades por dia ou 61.600 mil por mês (motores e transmissões). Por ano, a produção supera 618 mil unidades.

 

Sempre comprometida com a preservação do meio ambiente, o Complexo da GM conta com uma avançada estação de tratamento de efluentes e filtros de ar para evitar a poluição. “O Complexo Industrial de São José dos Campos teve significativa importância para a região do Vale do Paraíba, tendo contribuído para seu crescimento econômico, registrando grandes marcas em sua trajetória”, disse Marcos Munhoz, vice-presidente da GM no Brasil.

 

General Motors no Vale do Paraíba

A história da GM na região começou na década de 50 com a procura de um terreno junto à estrada de ferro Central do Brasil às margens da Rodovia Presidente Dutra e no eixo São Paulo—Rio de Janeiro, para a construção da fábrica que iria produzir motores para caminhões, uma demanda que já despontava no país naquela época.

 

Da compra do terreno, em 1953, à inauguração oficial da fábrica, em 1959, foram muitos os desafios. Nos anos de 1956 e 1957 a GMB teve seu primeiro projeto de nacionalização aprovado pelo governo através do GEIA (Grupo Executivo da Indústria Automobilística), formado para controlar a implementação da indústria automobilística nacional. A meta era a fabricação dos caminhões Chevrolet HD-6.503 (médios) e 3.104 (leves). Depois foi lançada a picape Chevrolet, que ficou conhecida como “Marta Rocha”, por ter sua pintura nas cores azul e branco e a famosa composição “saia e blusa”.

 

Foi atendendo a esse projeto de nacionalização que a GMB se instalou em São José dos Campos, onde montou uma fundição de peças para a produção dos motores, processo pioneiro naquela época. O primeiro motor produzido foi o modelo de 261 polegadas cúbicas (4,2 litros) e seis cilindros em linha. A capacidade da fábrica era de 25 mil motores por ano.

 

Atualmente, a GM tem, além do Complexo de São José dos Campos, os Complexos de São Caetano do Sul (SP) e de Gravataí (RS), unidades onde produz veículos. Conta ainda com unidades em Joinville (produção de motores e cabeçotes de alumínio), Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados e uma linha voltada aos produtos de exportação – CKD – Completely Knocked Down), Sorocaba (Centro Logístico Chevrolet) e Indaiatuba (Campo de Provas), todas em SP, além de um Centro Tecnológico, em São Caetano do Sul (SP), com capacidade para desenvolvimento completo de novos veículos.

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